Clássicos da Arquitetura: Centro esportivo Llobregat / Álvaro Siza Vieira

O Centro Esportivo Llobregat em Cornella, nos arredores de Barcelona, foi projetado por Álvaro Siza, com 40.000 m², sendo parte do desenvolvimento de um parque esportivo, que incluirá um novo estádio para o outro clube de futebol de Barcelona, o Espanyol. O terreno era um retângulo plano vazio entre as densas ruas do bairro construído no pós-guerra, ao norte, e o anel viário de Barcelona, ao sul. As vias de acesso o separam de uma escola a oeste e os campos de jogos para o leste.

© Usuário do Flickr: Jose Carlos Melo Dias

O edifício implanta-se por trás da borda urbana construída e é formado por grandes volumes de concreto branco entrelaçados que expressam os programas no interior: uma caixa retangular para a quadra principal com 2.500 assentos, um cilindro ovalado para a piscina e uma barra longa para as instalações auxiliares. Desde longe, as cristas das colinas que mantêm os extensos subúrbios de Barcelona pressionados contra o mar e dão à cidade grande parte de seu caráter topográfico, emergem por sobre os edifícios. O perfil limpo de concreto do pavilhão esportivo ajusta-se facilmente para enquadrar a linha do topo das árvores no horizonte.

Cortesia de Álvaro Siza

Duas rampas, cada uma do tamanho de uma praça urbana, erguem-se desde o estacionamento e unem-se em uma entrada a 4 metros sobre o nível do solo. As curvas e a materialidade monolítica do pavilhão esportivo o dissociam de outros grandes volumes na região, e evocam imagens de relevo topográfico, enquanto as rampas implicam que é preciso subir um terreno pré-existente antes de adentrar no edifício. Estes gestos começam a destacar-se da realidade do entorno pobre do edifício, um processo que continua no interior para converter-se à principal força de ordenação da edificação.

Cortesia de Álvaro Siza
  • Arquitetos: Álvaro Siza Vieira; Álvaro Siza Vieira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2005

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Gutiérrez, Catalina. "Clássicos da Arquitetura: Centro esportivo Llobregat / Álvaro Siza Vieira" [AD Classics: Referente: Centro deportivo Llobregat / Álvaro Siza Vieira] 16 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787506/classicos-da-arquitetura-centro-esportivo-llobregat-alvaro-siza-vieira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.