O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Clássicos da Arquitetura: Parque Güell / Antoni Gaudí

Clássicos da Arquitetura: Parque Güell / Antoni Gaudí

Clássicos da Arquitetura: Parque Güell / Antoni Gaudí
Clássicos da Arquitetura: Parque Güell / Antoni Gaudí, © Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

O Parque Güell foi projetado por Antoni Gaudí a pedido do conde Eusebi Güell, que almejava construir um parque elegante para os aristocratas de Barcelona. O conde havia previsto a construção de um empreendimento habitacional que tiraria proveito das vistas da área e do ar fresco. No entanto, apenas duas casas foram concluídas. O próprio Gaudí habitava uma delas, projetada pelo arquiteto Francesc Berenguer em 1904, e que agora funciona como um museu exibindo alguns dos trabalhos de Gaudí. O parque é uma atração turística em Barcelona, conhecido por seu famoso terraço e sua entrada icônica, ladeada por dois edifícios de Gaudí.

© Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig + 6

O projeto carrega algumas semelhanças com a Igreja Colônia Güell, nunca terminada, localizada próxima, nos subúrbios de Barcelona. Nos caminhos Gaudí emprega sistemas estruturais e materiais semelhantes à cripta da Colônia Güell. São utilizadas colunas curvadas de pedra, bem como tijolos locais e pedras para preservar o sentimento natural da paisagem. Mais importante, Gaudí mescla seu estilo extravagante à natureza para conseguir estruturas que se erguem do chão como árvores, mas ainda assim são identificáveis como elementos construídos. A simultânea adaptação e respeito pela natureza é uma das mais belas qualidades desse projeto, onde Gaudí realizou brincadeiras visuais, experimentando com a relação entre natureza e arquitetura.

© Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

A maior atração do Parque Güell é o terraço com vista à cidade de Barcelona e o banco curvo fluindo em torno dele, que apesar de ser rígido, apresenta um conforto notável. Mosaicos, cacos de cerâmica e balaustradas de ferro são utilizados para criar este espaço. Durante todo o projeto foram utilizadas cerâmicas coloridas, assim como mosaicos e tratamentos de superfície. A arquitetura elegantemente acomoda as qualidades da paisagem existente, tornando-se uma extensão dela própria.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Antoni Gaudí
Escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Parque Güell / Antoni Gaudí" [AD Classics: Parc Güell / Antoni Gaudí] 06 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784944/classicos-da-arquitetura-parque-guell-antoni-gaudi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.