Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses

Entre 1945 e 1966, o programa Case Study Houses, similar à exposição Weißenhof-siedlung, abordou o estudo de habitações econômicas de fácil construção, supervisionando o projeto de 36 protótipos para construir em face do desenvolvimento residencial do pós-guerra. A iniciativa do editor John Entenza, da revista Arts & Architecture, reuniu e centralizou em Los Angeles figuras arquitetônicas renomadas para esse fim, onde foram encontrados talentos como Richard Neutra, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig e Eero Saarinen, entre outros.

O programa experimental não só definiu o lar moderno de uma maneira diferente, exercendo forte influência sobre a arquitetura internacional até hoje, mas também promoveu a aplicação de novos sistemas de construção e materiais na arquitetura residencial. Analise detalhadamente algumas das suas características mais emblemáticas em conjunto com recomendações para enfrentar situações contemporâneas, abaixo.

Habitação Moderna: adaptar-se a novas atividades, necessidades e modos de viver

"O que é uma casa?" Eames se perguntou e respondeu com um desenho que destacava as novas atividades que começavam a se manifestar na casa do momento: ouvir música, exibir filmes, o entretenimento e descanso. As funções da moradia foram introduzidas em muitos casos com plantas abertas e salas de usos múltiplos, zoneadas em espaços públicos e privados, que rapidamente se tornaram uma característica predominante.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses - Imagem 5 de 9
Case Study House 8. Imagem via Wikipedia user: Gunnar Klack Licensed Under CC BY-SA 4.0

Nesse sentido, as casas também foram destacadas por detalhes criativos que passaram a unir os espaços interiores entre si e eles com as áreas externas, estimulando o uso de espaços ao ar livre. Portas deslizantes, móveis e outros elementos de separação pareciam dar um passo à frente na personalização dos ambientes- tentando enfrentar os desejos desconhecidos dos futuros habitantes - permitindo abordar a privacidade e a segurança da mesma forma.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses - Imagem 6 de 9
Case Study House 8. Imagem via Flickr User: edward stojakovic Licensed under CC BY 2.0

Porém, outro fator interessante foi uma atenção importante para aos espaços de armazenamento, como armários, prateleiras e estantes embutidas, especialmente na área de cozinha, salas e serviços. Nesse sentido, como observado nas filmagens de "House: after five years of living", realizado por Eames em 1955, os objetos pessoais dos usuários, e onde estão expostos, têm um papel importante na humanização da moradia.

Habitação Econômica: entender os novos materiais industriais e reduza os custos de energia

Evidente em vários exemplos, materiais de baixo custo, como blocos de concreto, painéis de compensado e vidro industrial foram propostos, o que reduziria drasticamente o custo do trabalho. Ao mesmo tempo, a resistência do metal foi incorporada, permitindo reduzir as dimensões dos pilares e vigas, estabelecendo estruturas mínimas para delimitar o espaço. A despesa de manutenção se tornou mais baixa. Os elementos poderiam facilmente ser substituídos por novas peças em caso de quebra ou simplesmente expostos a um acabamento cru ou com pintura fina.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses - Imagem 7 de 9
Case Study House 21. Imagem via Wikipedia user: NielsBE Licensed Under CC BY-SA 3.0

Mas isso foi reforçado com várias práticas que permitiram reduzir as despesas associadas ao aquecimento e iluminação. Em vários exemplos, grandes pedaços de vidro foram colocados do chão ao teto, permitindo a entrada de mais luz solar, e elementos deslizantes nos compartimentos permitiram criação das correntes de ar. Além disso, a extensa incorporação de vegetação permitiu reduzir a temperatura e resfriar a casa.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses - Imagem 4 de 9
Case Study House 1. Imagem via Wikipedia user: Junkyardsparkle Licensed under CC0 1.0

Moradia de fácil construção: abordar sistemas construtivos mais eficientes

Um aspecto interessante que é visível em muitas casas foi a construção modular - propondo uma geometria simples - que não só permitiu padronizar os processos construtivos, mas também abordar a pré-fabricação para reduzir o tempo de trabalho.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses - Imagem 9 de 9
Case Study House No. 9. (1950) / Julius Shulman Photography Archive. Imagem © J. Paul Getty Trust. Getty Research Institute, Los Angeles (2004.R.10)

Os sistemas secos pré-fabricados reduziram o trabalho e, de alguma forma, apresentavam uma resposta acessível, especialmente para a mistura inteligente de materiais - como estruturas de alumínio e madeira - e, acima de tudo: replicável. Embora o último objetivo não foi alcançado em vários exemplos, propondo uma referência no modelo de desenvolvimento de pesquisa e construção tecnológica em projetos residenciais.

Outra proposta pertinente é como se desenvolve a ideia de "núcleo de serviços pré-fabricados", que abriga as instalações de encanamento e aquecimento, cercado pela cozinha e pelo banheiro, centralizando um dos maiores custos na construção da moradia.

Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses - Imagem 2 de 9
Case Study House No. 9. (1950) / Julius Shulman Photography Archive. Imagem © J. Paul Getty Trust. Getty Research Institute, Los Angeles (2004.R.10)

Para isso, recomendamos os seguintes passeios virtuais, onde você pode entender a espacialidade das casas na primeira pessoa e conhecer perfeitamente a sua distribuição espacial em planta.

Confira mais artigos que investigam a situação da moradia contemporânea nos seguintes links:

Nota do editor: este artigo foi publicado originalmente em 25 de março de 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Habitação moderna, acessível e fácil de construir: lições das Case Study Houses" [Vivienda moderna económica de fácil construcción: lecciones de Case Study Houses] 16 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913761/habitacao-moderna-acessivel-e-facil-de-construir-licoes-das-case-study-houses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.