MARS Case: o protótipo habitacional que nos levará de volta para o futuro

Durante a ultima edição da China House Vision 2018, a OPEN Architecture em colaboração com a gigante chinesa de eletrônicos Xiaomi, revelaram o seu mais novo protótipo habitacional chamado de "MARS Case". Implantado nos arredores do Estádio Nacional do Ninho de Pássaro em Pequim, o protótipo foi desenvolvido como parte de um projeto de pesquisa e inovação conhecido como House Vision. Sua feira anual explora o conceito de “casa” para questionar nossos tradicionais hábitos de vida assim como a maneira de pensar os nossos espaços urbanos para o futuro.

MARS Case: o protótipo habitacional que nos levará de volta para o futuro - Mais Imagens+ 8

MARS Case. Imagem © WU Qingshan
MARS Case. Imagem © WU Qingshan

Com o projeto da MARS Case, a OPEN Architecture está desafiando os limites dos espaços habitáveis mais convencionais, propondo novas possibilidades para o futuro. A concepção do projeto partiu da ideia utópica do momento no qual, a humanidade se vê forçada a colonizar o planeta vermelho. Independente dos recursos naturais não mais disponíveis, seus habitantes devem ser ainda mais conscientes dos seus hábitos de consumo além de reduzir ao máximo aquilo que podem carregar consigo. A reciclagem passa a ser essencial à sobrevivência do homem. MARS Case é a ideia de uma casa, a qual combina com perfeição tecnologia, design de produto e arquitetura. Eletrodomésticos sem fio e conectados à smartphones preenchem este espaço minimalista, todos eles produzidos pela Xiaomi e atualmente disponíveis no mercado. Com este pequeno projeto, os arquitetos da OPEN Architecture estão dando um grande passo para o futuro da arquitetura, integrando distintos equipamentos eletrônicos em um só produto, o MARS Case.

MARS Case. Imagem via Xiaomi
MARS Case. Imagem © WU Qingshan

A MARS Case foi concebida como uma casa auto-suficiente em energia e desperdício zero. Reaproveitando o calor, a exaustão, a condensação e outros subprodutos gerados por cada dispositivo eletrônico, a casa se retroalimenta em energia, ar e água, construindo um ecossistema próprio, minimizando o consumo de recursos naturais. Um módulo leve e extremamente compacto, com 2,40 x 2,40 x 2,00 metros, acolhe todos os componentes necessários para a vida moderna, podendo ser dobrados e armazenados, facilitando o seu transporte. Um produto industrial de outro planeta, adequado às necessidades e ambientes da vida real de todos os usuários, para os quatro cantos do mundo. E além do mais, uma casa ideal para encarar as infinitas possibilidades do futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MARS Case: o protótipo habitacional que nos levará de volta para o futuro" [OPEN Architecture and Xiaomi Unveil MARS Case Housing Prototype at China House Vision 2018] 10 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903489/mars-case-o-prototipo-habitacional-que-nos-levara-de-volta-para-o-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.