Um passeio virtual pela Case Study House #23A de Killingsworth, Brady & Smith

Apenas três das Case Study Houses foram construídas fora de Los Angeles, todas elas projetadas sob um mesmo conceito. Este trio de residências construídas em La Jolla, um subúrbio à beira-mar de San Diego, embora projetadas para atender a diferentes demandas, compartilham o mesmo vocabulário projetual, com uma única via de acesso e um pátio central em torno do qual o programa se organiza.

De acordo com as premissas das Case Study Houses, as três casas foram projetada com planta livre, materiais modernos e acessíveis (como alumínio, concreto e paredes de wood frame) além de muito vidro, promovendo um caráter fresco e aberto. A ênfase se encontra nas formas geométricas puras, detalhes primorosos, linhas horizontais (com coberturas perfeitamente planas) e - por estarem localizadas no litoral californiano - vistas surpreendentes e espaço de convívio ao ar livre, ampliando a percepção da amplitude dos espaços interiores.

Umas das características mais marcantes destes projetos são as piscinas como espelhos d'água e o exuberante paisagismo em seus acessos, servindo tanto para suavizar as rígidas fachadas retangulares quanto para favorecer a notável paisagem local - que permitem vistas paras as outras casas. A casa "A", a maior e mais formal delas, também possui a maior piscina, que ocupa o espaço central entre as duas alas da casa em forma de "U". As pedras de concreto branco conduzem o visitante em meio ao espelho d'água até a porta de entrada, proporcionando uma experiência marcante para cada nova ocasião.

© Flickr user kid_pro_quo licensed under CC BY 2.0

Chegando até a porta de entrada, o mesmo piso de concreto branco pré-moldado está flanqueado por dois pequenos espelhos d'água e paredes de vidro, ampliando esta experiência ao ar livre no hall de entrada. Atrás de uma parede vazada (feita de retalhos de madeira vermelha, para combinar com o revestimento exterior), encontra-se a sala de estar que oferece vistas espectaculares para o mar. A parede, afastada da fachada de vidro do piso ao teto, é interrompida apenas pelo pilar de concreto branco da lareira; e além disso, a fachada de vidro continua de um lado e se abre para um terraço semi fechado que está orientado para acolher também o acesso ao quarto principal.

A partir deste terraço, é possível olhar diretamente através do quarto e do banheiro (que também possui fachadas de vidro), para um pátio interno. Este banheiro principal com sua parede espessa de vidro, dramática, se configura como uma banheira rebaixada - com exclusivos azulejos brilhantes em alto relevo, que refletem padrões na superfície d'água - e armários de madeira suspensos em uma parede de espelhos.

Cortesia de Archilogic

A ala direita é composta pela área íntima: uma cozinha que leva a uma despojada sala de jantar e três quartos para as crianças, os quais compartilham um único banheiro (compartimentado e privativo), e estão voltados para a área externa de lazer. Esta ampliação dos espaços internos para o exterior, não só visualmente mas também no uso cotidiano da casa, é característico também em muitos outros projetos das Case Study Houses e até agora, sinônimo deste moderno estilo californiano.

Cortesia de Archilogic

Todas estas três casas se caracterizam por suas esbeltas coberturas planas e pelo uso extensivo das fachadas de vidro e portas de correr, com acabamentos requintados que proporcionam uma sensação de suntuosidade. Mais do que qualquer um desses pequenos detalhes, a circulação interior-exterior é ainda mais interessante, permitindo a entrada de luz (e vistas incríveis!). Isso fez estas casas tão ambiciosas, e que, juntamente com os outros projetos das Case Study Houses, se tornassem uma influência tão profunda no design de meados do século XX. Agora você pode explorar através do modelo 3D (inspirado em maquetes físicas de papelão) da Archilogic - este ainda é a maneira como desejamos viver: um estilo descontraído e um glamour que parece proporcionar tempo suficiente para desfrutar dos prazeres da vida.

Não perca os outros modelos das Case Study Houses da Archilogic e outros projetos incríveis compartilhados no ArchDaily—clique aqui e veja todos eles!

Sobre este autor
Cita: Weldon, Robynn. "Um passeio virtual pela Case Study House #23A de Killingsworth, Brady & Smith" [A Virtual Look Inside the Case Study House #23A by Killingsworth, Brady & Smith] 16 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879194/um-passeio-virtual-pela-case-study-house-number-23a-de-killingsworth-brady-and-smith> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.