O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Passeio virtual pela Case Study House #10 de Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr

Passeio virtual pela Case Study House #10 de Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr

  • 15:00 - 11 Fevereiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Passeio virtual pela Case Study House #10 de Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr
Este artigo de Realidad Virtual é patrocinado por:
A Saint-Gobain não se responsabiliza por, e se isenta expressamente da responsabilidade por danos de qualquer tipo decorrentes do uso, referente a ou dependente de qualquer informação contida neste local. A Saint-Gobain não garante que a informação estará correta, completa ou atualizada ou que não irá infringir qualquer direito autoral ou qualquer outra propriedade de direito intelectual e a Saint-Gobain não endossa qualquer tipo de informação contida neste local. Ainda que o ArchDaily forneça links com outros recursos da internet, incluindo páginas de internet, a Saint-Gobain não se responsabiliza pela precisão ou pelo conteúdo da informação contida nestes locais. Os links do ArchDaily com terceiros não representam uma aprovação da Saint-Gobain destas partes ou de seus produtos ou serviços.

A décima Case Study House na verdade não foi concebida para o Programa da revista Arts & Architecture. Foi adicionada em sua conclusão em 1947, para preencher a lista, já que muitas casas permaneceram não construídas. Claramente, o projeto de Nomland fez por merecer seu lugar na lista, tendo muitas características em comum com outras casas Case Study e, principalmente, cumprindo os objetivos de economia, simplicidade, uso de novos materiais e técnicas e integração interior/exterior. O diferente ponto de partida, no entanto, pode ser observado no layout. Enquanto as casas Case Study foram projetadas principalmente para famílias, esta é para "uma família de adultos" - isto é, um casal sem filhos.

Este conceito — incomum neste contexto — resulta num arranjo diferente, com o luxo de possuir mais espaço, permitindo incluir uma área de estar e de trabalho no quarto principal, bem como um escritório separado. Há também um quarto de hóspedes e um estúdio, os quais poderiam ter sido concebidos para acomodar crianças, mas não: esta é uma revigorante casa para adultos. Enquanto muitas casas Case Study trabalharam para criar uma clara divisão entre a área social e a área privada — criando efetivamente uma transição para a área ocupada por crianças, potencialmente ruidosa e desordenada — aqui, seja qual for a direção que você tome a partir da entrada principal, tudo é espaço de estar.

A casa está localizada em um terreno em declive cheio de eucaliptos, e (novamente, como é típico nas casas Case Study), o projeto funciona em harmonia com essa paisagem. A planta foi distribuída em três níveis descendo a encosta da montanha, com um telhado shed paralelo à encosta. No nível da rua, a casa apresenta uma frente quase sólida, interrompida apenas por algumas janelas altas, uma parede de vidro perpendicular à rua e painéis de vidro ao lado da porta da frente. Entre a relativa falta de janelas e os altos eucaliptos em frente à casa, a impressão resultante é fortemente privada.

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

Ao entrar, no entanto, o sentimento muda. Esta não é uma caixa fechada, mas uma casa cheia de luz e em paz com seu entorno. Cada cômodo recebe ampla iluminação a partir de painéis de correr de vidro em todo o comprimento, além de acesso direto a terraços externos sombreados por generosos beirais e grandes árvores. Os acabamentos naturais (bétula, mogno e forros de madeira pintados de branco) contribuem para a conexão com o exterior, assim como as peças de piso de concreto sólido que se estendem de cada ambiente para o terraço e a área verde interna/externa compartilhada no hall de entrada. Uma longa parede de vidro ondulado separa a sala de estar das áreas mais privadas sem impedir o fluxo de luz.

À esquerda da entrada, seja entrando pela porta da frente ou pela entrada do lado da garagem, alguns degraus levam do espaço entre o quarto de hóspedes e o banheiro até o estúdio, que juntamente com a garagem forma todo o primeiro nível da casa, saliente na fachada. Este quarto iluminado e claro, mas ainda privado, desfruta de luz vindo de três lados, com painéis de vidro que vão do piso ao teto voltados para a entrada e para a garagem; janelas altas voltadas para a rua; e portas de vidro de correr que se abrem para um pequeno terraço, protegido da vista pela topografia natural no nível térreo, bem como o ângulo agudo dessa parede de vidro.

Passeio virtual pela Case Study House #10 de Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr, Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

O quarto de hóspedes fica logo abaixo deste terraço, no nível intermediário. Isso transforma as portas de correr em enormes janelas, e permite que os sofás-cama se encaixem sob elas, dando uma maior flexibilidade no uso desta sala. O banheiro de hóspedes não tem banheira — nem o banheiro principal — outro indício de que esta casa não foi construída para crianças.

À esquerda do quarto de hóspedes está aquele espaço luxuosamente longo, inundado pela luz do sol e projetado para que os donos de casa o desfrutem durante todo o dia. O lado voltado para a rua é ocupado pelo banheiro e pelo closet, na frente dos quais está uma sala de estar privada, com estantes de livros embutidas e espaço para uma mesa e um sofá. A frente deste "ambiente de dormir e estar" abre para um terraço visível da sala de estar - mas não é integrado a ele, pois, assim como o nível do quarto de hóspedes está abaixo do terraço do estúdio, este ambiente também está em um nível mais baixo.

Este cômodo mais baixo é, sem dúvida, a estrela do show. Um amplo espaço aberto inclui salas de estar e de jantar, divididas apenas pela lareira de tijolos e com uma vista ininterrupta para o terraço principal e o jardim. Abrir as portas de correr atrás da lareira permite que a sala de jantar seja estendida para a área de lazer e também permite o acesso direto da cozinha ao terraço.

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

A cozinha é pequena (embora com locais para armazenamento cuidadosamente pensados), refletindo novamente as necessidades de uma casa sem filhos. Mas há também uma bancada fechada em vidro em seus três lados, criando uma bolha encantadora "para planejamento de refeições, telefonemas ou lanches", de acordo com os arquitetos.

Depois de construída, esta casa sofreu muitas mudanças ao longo das décadas, com a adição de novos quartos (e alguns retirados novamente), acessórios de banheiro e cozinha e revestimentos atualizados, para não mencionar a adição de uma piscina e uma casa de piscina. Foi recentemente colocada à venda no ano passado, depois de uma grande renovação, que procurou restaurar muito do projeto original. O que você preferiria: o conceito original, totalmente para adultos ou com o espaço familiar adicional?

Não perca os outros modelos da Archilogic das Case Study Houses e projetos seminais compartilhados no ArchDaily — clique aqui para vê-los todos!

Cita: Weldon, Robynn. "Passeio virtual pela Case Study House #10 de Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr" [A Virtual Look Inside Case Study House #10 by Kemper Nomland & Kemper Nomland Jr] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888600/passeio-virtual-pela-case-study-house-number-10-de-kemper-nomland-and-kemper-nomland-jr> ISSN 0719-8906