O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Um passeio virtual pela Case Study House #13 (Alpha House) de Richard Neutra

Um passeio virtual pela Case Study House #13 (Alpha House) de Richard Neutra

Um passeio virtual pela Case Study House #13 (Alpha House) de Richard Neutra
Um passeio virtual pela Case Study House #13 (Alpha House) de Richard Neutra, Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

Das quatro casas projetadas por Richard Neutra para o programa Case Study Houses, apenas uma foi construída. Na vila imaginária composta pelas muitas casas não construídas do programa está a casa # 13, chamada Alpha House. O modelo 3D da Archilogic nos dá uma oportunidade de conhecer melhor este projeto de Neutra, que se localiza virtualmente ao lado da Omega House.

Cada um dos projetos de Neutra foi concebido para uma família de cinco pessoas e exprime sua abordagem psicanalítica em relação à arquitetura, em que a própria casa é uma parte íntima das relações familiares, tão importante quanto as personalidades envolvidas (Neutra conhecia pessoalmente Freud e era um seguidor de Otto Rank). Sublinhando esta visão freudiana, seus clientes imaginários [da casa Alpha e Omega], não são apenas vizinhos, mas parentes; a Senhora Alpha é irmã da Senhora Omega. 

Na apresentação da casa Alpha, a revista Arts & Architecture publicou: "Juntas, essas pessoas haviam estabelecido um esquema mais favorável para se instalarem lado a lado" - o que, obviamente, dá ao arquiteto uma desculpa para projetar duas casas como um par íntimo, mas pode causar estranhamento se considerarmos o estado psicológico das mulheres adultas insistindo em criar suas famílias nesta condição geminada. Neutra, conhecido por empregar truques psicanalíticos em seus clientes para convencê-los de suas ideias, certamente se encantou com esta fantasia.

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

Tal como acontece com a casa Omega, e adequadamente para o ambiente do sul da Califórnia, o subtítulo (hipotético) enfatiza a vida ao ar livre, e em particular a necessidade de espaço para acomodar um grande grupo de crianças - os dois grupos familiares misturados e indo de pátio a pátio. Amplas portas de correr atendem a essa necessidade de fácil acesso, contrastando esta transparência com a área sugestivamente oculta e libidinosa proporcionada pela casa de madeira "coberta de videiras".

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

Mais sugestões vem à luz com a exigência de que as dependências de hóspedes devem estar longe dos quartos da família e seu "comportamento negligente". Eles não são "puritanos", estes Alphas, e, de fato, a maioria das famílias pode ficar desconfortável com sua noção prática de ter um banheiro no quarto do filho mais velho para, aparentemente, trazer companhias noturnas.  

Assim como a casa Omega, a casa Alpha tem uma cobertura inclinada, mas neste caso se inclina para baixo em direção à cozinha e garagem.

Cortesia de Archilogic
Cortesia de Archilogic

As características compartilhadas das duas casas - tetos inclinados, acessórios, acabamentos e materiais de revestimento idênticos - são um manifesto sobre o planejamento de bairro. Estas casas não se destinam a ficar isoladas, mas a fazer parte de uma comunidade (embora talvez menos íntima do que os quase incestuoso Alphas e Omegas). 

Reveja outros modelos das Case Study Houses da Archilogic publicados no ArchDaily Brasil, aqui.

.

Sobre este autor
Cita: Weldon, Robynn. "Um passeio virtual pela Case Study House #13 (Alpha House) de Richard Neutra" [A Virtual Look Into Richard Neutra's Unbuilt Case Study House #13, The Alpha House] 12 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801139/um-passeio-virtual-pela-case-study-house-number-13-alpha-house-de-richard-neutra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.