Um passeio virtual pela Case Study House #21 (Bailey House) de Pierre Koenig

A Case Study House 21 (Bailey House) de Pierre Koenig representa um ícone no programa Case Study, projeto visionário que reinventa o estilo de vida moderno desenvolvido por John Entenza para a revista Arts & Architecture. Ao ser concluída em 1959, a Arts & Architecture aplaudiu-a como "uma das ideias mais limpas e genuínas no desenvolvimento da pequena casa contemporânea", e continua sendo uma residência unifamiliar muito influente para arquitetos em todo o mundo. Agora o Archilogic modelou este ícone em 3D, para que você possa explorá-lo sozinho.

Cortesia de Archilogic

Koenig trabalhou durante vários anos na casa protótipo feita de aço. O desafio era encontrar um meio de usar o aço que foi padronizado o suficiente para ser econômico e, ao mesmo tempo, confere qualidade e acabamento que seria desejável em uma residência unifamiliar de luxo. A Bailey House representa o culminar desta pesquisa. A partir da geometria enganosamente simples e o perfeito detalhamento das articulações, a casa era uma espécie de manifesto da vida moderna.

© Pierre Koenig, CSH 21, 1958

Entenza identificou o talento de Koenig logo no início, e vinha procurando um cliente ideal para o jovem arquiteto quando os Baileys apareceram. Foi a combinação perfeita. O casal era rico e educado. Walter Bailey era um psicólogo proeminente, e juntamente com Maria, sua esposa, queria uma inovadora residência de mais ou menos 100 m2 em um terreno situado no Canyon Hollywood. O casal, sem filhos, animou-se com a possibilidade de uma concepção espacial aberta e fluida.

Cortesia de Archilogic

O ambiente da casa é definido pela água, que a rodeia de forma discreta e não como um  fosso defensivo. O projeto de Koenig introduz um novo conceito para a água tanto como um elemento estrutural quanto como uma paisagem, que conecta a casa ao entorno ao invés de separá-los. A água reflete e amplifica as linhas limpas da estrutura, acrescentando serenidade e beleza estética. Como Entenza anunciou "A qualidade de espelho da água está sujeita a mudanças contínuas de humor e caráter", da mesma forma que a luz atingiu toda a sua superfície, sobrepondo as reflexões da natureza e da arquitetura. Por causa do verão quente de LA, a água também ajuda a resfriar a casa. Koenig estava à frente de seu tempo ao considerar a ventilação natural como uma preocupação primordial em todas as suas casas. Não menos inovador foi a colocação das instalações sanitárias em um pátio aberto no centro da residência. Este posicionamento inteligente inundou o banheiro com luz e ar, mas também eliminou a necessidade de pequenas janelas do banheiro sobre as paredes exteriores, ajudando a manter a discrição elegante do exterior.

Cortesia de Archilogic

Em 1969, depois de dez anos de vida em casa, Walter Bailey relutantemente mudou-se para a Costa Leste. Durante os próximos trinta anos a casa foi praticamente vandalizada pelos proprietários que não valorizavam seu projeto. Foi adicionada uma lareira e a cozinha original foi demolida para ser substituída por uma ilha elegante. Ao visitar a casa muitos anos depois, o arquiteto Pierre Koenig disse, "mesmo sabendo o que estava acontecendo com esta casa foi um grande choque para mim vê-la. Minhas casas são como filhos para mim".

Cortesia de Archilogic

Em 1997, no entanto, a história se encontrou com a Bailey House. Um ambicioso jovem produtor de cinema e fã do modernismo de meados do século, Dan Cracchiolo, ficou fascinado com a casa após vê-la em fotografias de Julius Shulman. Ao encontrar a residência original em condições precárias, ele fez uma oferta irresistível aos proprietários, de 1,5 milhões de dólares, e em seguida, contratou Pierre Koenig para a tarefa de "ressuscitar" o projeto original. A restauração foi um trabalho de amor que duraria quase o dobro da duração da construção original e um projeto de pesquisa quase tão difícil quanto o original. Koenig falou da dificuldade de "encontrar as peças." Os mosaicos que cobriam as paredes do pátio interior e um dos traços mais brilhantes do desenho original foram particularmente difíceis de se encontrar. Os produtos brancos originais não eram mais fabricados, de modo que Koenig, o perfeccionista, modificou três peças sob o balcão das geladeiras Sub-Zero, invertendo suas posições, para que pudessem estar em conformidade com o plano original. Ele também re-equipou a casa com aquecimento de água. Koenig descreveu "uma sensação de déjà vu estranha ao trabalhar na mesma edificação, quarenta anos depois que eu a construí pela primeira vez", mas confessa "um sentimento maravilhoso ao começá-la novamente."

© Pierre Koenig, CSH 21, 1958

A energia e entusiasmo de Cracchiolo foi o complemento perfeito para a atenção de Koenig aos detalhes. Com toda a habilidade persuasiva de sua profissão, Cracchiolo foi além da arquitetura para persuadir fabricantes de móveis para re-fazer o mobiliário original , como o gabinete de entrada de Jerry McCabe. Em julho de 1999, a Architectural Digest comemorou a restauração e Koenig recebeu o prêmio City of Los Angeles Historic Preservation 2000 of Excellence.

© Pierre Koenig, CSH 21, 1958

O modelo de Archilogic permite que você veja a obra de Koenig em toda a sua pureza. Você pode mobiliar a casa no estilo dos Baileys ou experimentar com a criação de um ambiente para a sua família. Você decide. Clique nos colchetes na parte inferior direita para ir à tela cheia. Construa paredes de armários para separar o quarto da sala de estar ou improvise um parque de campismo sofisticado no terraço. O Archilogic permite que você interaja com o modelo, ao invés de apenas ficar de boca aberta admirando-o, então vá em frente e projete seu próprio céu ou inferno.

Para todos os especialistas em 3D, qualquer modelo personalizado pode ser carregado na plataforma do Archilogic. Confira os tutoriais, inscreva-se como artista 3D e faça upload dos seus melhores modelos.

Não perca o Passeio Virtual do Archilogic pela House #8 de Charles e Ray Eames, pela Casa Farnsworth de Mies van der Rohe e pelo Pavilhão de Barcelona.

Sobre este autor
Cita: David Tran and Pascal Babey, Archilogic. "Um passeio virtual pela Case Study House #21 (Bailey House) de Pierre Koenig" [A Virtual Look Into Pierre Koenig's Case Study House #21, The Bailey House] 14 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776740/um-passeio-virtual-pela-case-study-house-number-21-ou-bailey-house-de-pierre-koenig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.