O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 5 Projetos que ilustram o potencial de pré-fabricados

5 Projetos que ilustram o potencial de pré-fabricados

5 Projetos que ilustram o potencial de pré-fabricados
5 Projetos que ilustram o potencial de pré-fabricados

O uso de materiais pré-fabricados torna a obra mais sustentável, barata e eficiente. Para isso, o projeto deve definir o processo e etapas de construção, respeitando a solução arquitetônica e integrando toda a estrutura com as instalações do edifício. Logo, a obra é realizada em curto prazo, o custo da mão de obra e manutenção é reduzido, assim como o desperdício de materiais.

Selecionamos cinco projetos que adotam materiais pré-fabricados e demonstram os benefícios desta escolha aliados à uma criativa estratégia projetual. Veja todos, a seguir.

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

"Em geral os materiais foram escolhidos visando uma obra rápida, seja pelo fato de serem pré-fabricados, seja por não necessitarem de acabamento posterior, a exemplo das já citadas placas de policarbonato, das placas cimentícias também usadas na fachada e do forro da área expositiva principal, executado em módulos pré-fabricados de chapa de aço expandido."

#48 Zero Energia / Skilpod + UAU Collective

© Geert Van Hertum
© Geert Van Hertum

"(...) Foram imediatamente capturados pela ideia de construir casas móveis sem perder as qualidades de uma casa regular, bem construída.

Depois de construir inúmeros protótipos (estruturas de aço, madeira, EPS, estrutura mista de aço a madeira, etc.) eles descobriram os benefícios do CLT (cross laminated timber em inglês), madeira leve, laminada e colada com suas lâminas cruzadas. CLT não é barato, mas para a nossa aplicação este foi um ótimo método de construção, com ótimas propriedades, extremamente forte, com bom isolamento térmico, produção rápida, de fácil transporte, construção estável (como elevação com guindastes) e já possui em ótimo acabamento no interior (assim não há necessidade de aplicar gesso, que facilmente sofre rachaduras)."

Refúgio em Finca Aguy / MAPA

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

"A pré-fabricação gera um modo de produção eficiente, com uma sede onde os trabalhos ocorrem. A casa é produzida em um ambiente controlado e confeccionada minuciosamente. O passo seguinte é levá-la ao seu destino final."

Casa de Madeira / Estudio Borrachia

© Fernando Schapochnik
© Fernando Schapochnik

"Esta casa não propõe apenas a resposta ao problema pontual e específico de seu projeto e construção, mas também é para o estudo da verificação de uma série de pesquisas que estamos realizando há alguns anos sobre a implementação de sistemas pré-fabricados de baixo custo e rápida materialização."

Estúdio Madalena / Apiacás Arquitetos

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

"A construção teve o orçamento disponível como premissa principal. Para tanto, seguiu-se o método construtivo de uma obra recente do escritório no mesmo bairro: o Bar Mundial foi construído em estrutura metálica e painéis de concreto pré-fabricados, o que acelerou o tempo de execução da obra. Esse sistema de pré-fabricação com elementos de concreto foi desenvolvido pelo escritório com o intuito de subverter o uso de um material largamente empregado no Brasil. Frequentemente utilizados para a concretagem de lajes maciças, os painéis são aqui utilizados na vedação do edifício, em duplas que dão forma a paredes ocas executadas em tiras de 25 cm de largura com altura variável."

Ainda não sabe qual material utilizar em sua obra? Clique aqui e conheça diversas opções.

Cita: Victor Delaqua. "5 Projetos que ilustram o potencial de pré-fabricados" 06 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868578/5-projetos-que-ilustram-o-potencial-de-pre-fabricados> ISSN 0719-8906