Casa de Madeira / Estudio Borrachia

Casa de Madeira / Estudio Borrachia - Mais Imagens+ 49

Exaltación de la Cruz, Argentina
  • Autores: Alejandro H. Borrachia, Oscar A. Borrachia
  • Colaborador: Matias Carloni
  • Cidade: Exaltación de la Cruz
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Schapochnik

"Casa de Madeira" é uma habitação de fim de semana, pensada para uma família de quatro integrantes, um casal jovem com dois filhos pequenos, com a possibilidade de crescer até incluir um espaço para hóspedes ou estudos.

© Fernando Schapochnik

É desenvolvida no térreo e possui a particularidade de estar construída totalmente em madeira. Na sua cobertura verde crescem plantas silvestres que não exigem muita manutenção, obtendo um novo espaço natural que se integra com o entorno.

© Fernando Schapochnik
Planta
© Fernando Schapochnik

Este é um projeto que se insere numa série de residências desenvolvidas pelo estúdio que chamamos de "viviendas habitat" (1), pela lógica com a qual entende sua relação com o entorno e tudo o que isto gera para o ambiente.

© Fernando Schapochnik

Cada uma das decisões de índole projetual tomada neste sentido tem a ver com a máxima eficiência dos espaços concebidos e a exacerbação da vida ao ar livre e em contato com a natureza.

Diagrama

A separação da casa do solo, a busca pela melhor orientação, vistas e ventilações cruzadas, a cobertura verde e os espaços de sombra que rodeiam a casa, possuem suas bases em decisões que possibilitam esse contato e a economia energética e de recursos.

© Fernando Schapochnik
© Fernando Schapochnik

Concebida de maneira modular e em consonância com as possibilidades tecnológicas que a construção em madeira permite, esta obra foi construída em cinco meses e permitiu manter seu entorno imediato em estado natural sem alterar o ecossistema. Inclusive pode ser desmontada em questão de dias, se necessário.

© Fernando Schapochnik

Entendemos a madeira utilizada como estrutura, acabamento, divisórias e cobertura, protagonizando a lógica material desta casa e ao mesmo tempo como um motor de busca por novas alternativas construtivas, baseadas em sistemas de origem autóctone, com materiais de fácil manufatura e manipulação, existentes em todo o território nacional e adaptável a diferentes geografias e condições climáticas.

Esta casa não propõe apenas a resposta ao problema pontual e específico de seu projeto e construção, mas também é para o estudo da verificação de uma série de pesquisas que estamos realizando há alguns anos sobre a implementação de sistemas pré-fabricados de baixo custo e rápida materialização.

© Fernando Schapochnik

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Madeira / Estudio Borrachia" [Casa de Madera / Estudio Borrachia] 08 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801131/casa-de-madeira-estudio-borrachia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.