Casa Amarela / Alejandro Soffia

Casa Amarela / Alejandro Soffia - Mais Imagens+ 35

Pucon, Chile
  • Colaboradores: Francesco Borghi, Sebastian Worm, Gerardo Bambach
  • Engenheiro Estrutural: Jorge Acuña
  • Esquemas: Alejandro Soffia, Francesco Borghi, Sebastian Worm,Matias Miranda, Martí Campabadal
  • Maquete: Alejandro Soffia
  • Sistema Construtivo: Paneles SIP
  • Orçamento: UF 29/ m2
  • Cidade: Pucon
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Mathias Jacobs

Descrição enviada pela equipe de projeto. A população humana está aumentando em quase 2% ao ano. A necessidade de abrigo para desenvolver nossas atividades diárias resultam nos ambientes construídos, que devem proporcionar boas condições de vida, como espaço confortável, luz natural, boa acústica, etc. Mas o ambiente construído também força um diálogo com o ambiente natural, um relacionamento que deve ser sustentável. No âmbito deste projeto, portanto, a arquitetura enfrenta dois desafios humanos principais. Primeiro, busca diminuir seu impacto no equilíbrio com a natureza e, segundo, procura construir metros quadrados de boa qualidade para a população atual e futura.

© Juan Durán Sierralta
Implantação
© Mathias Jacobs

A escolha pela pré-fabricação parte da necessidade de integrar um bom desenho com o sistema construtivo. Pode-se afirmar que os interesses contemporâneos parecem evitar esses pontos, e portanto, trabalhar com essas premissas em projeto é sempre desafiador.

© Juan Durán Sierralta

Parte-se da ideia de que a criação de um sistema pré-fabricado que tenha um bom projeto arquitetônico, pode reproduzir essa qualidade quantas vezes forem necessárias. Seja como séries curtas ligadas a uma produção doméstica pessoal, ou séries longas para populações programadas. E se a produção industrial em série de edifícios se tornar entediante, também é possível personalizar a forma e as funções deste sistema. Isso são virtudes que se somam aos benefícios clássicos da pré-fabricação, como acelerar o processo de construção, ter mais controle sobre a qualidade dos elementos de construção e controle da redução de custos.

© Mathias Jacobs
Corte Perspectivado
© Juan Durán Sierralta

Casa Amarilla -  Casa Amarela em tradução livre, é o terceiro nome desta casa. Primeiro foi a Casa de Prata, devido à cor das árvores ao redor durante o inverno. Depois veio o nome da Casa Desafasada, que está relacionado ao movimento dos planos verticais da composição volumétrica do projeto. Mas quando a casa ficou amarela, na decisão sobre a cobertura externa, a cor era muito poderosa para conquistar o nome final da casa.

Axonométrica de Painéis 1

Neste projeto, o sistema pré-fabricado não é usado apenas no aspecto de construção da casa, mas também na maneira como é projetado. Então, no começo eu escolho um painel de laje, como a unidade dimensional no plano. Este painel pode ter 122 x 244 cm, 122 x 366 cm ou 122 x 488 cm. Então eu transformo essas placas em um volume adicionando paredes modulares (244 cm de altura) e teto.

© Mathias Jacobs

O resultado é um módulo espacial definido por duas paredes e duas lajes. As dimensões de cada ambiente são então organizadas a partir dessa lógica. Assim, a multiplicação desses módulos cria cada sala ou, em outras palavras, módulos programáticos. O projeto conceitual ordena todos os módulos programáticos primeiro por seus relacionamentos internos, depois pelo contexto físico e, finalmente, pelo espaço e pela forma resultantes.

© Juan Durán Sierralta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Amarela / Alejandro Soffia" [Yellow House / Alejandro Soffia] 29 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917478/casa-amarela-alejandro-soffia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.