Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, EscadaAviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, MadeiraAviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, MadeiraAviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira, EscadaAviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: DRAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Camus
  • Equipe De Projeto: Nicolas del Rio e Felipe Camus
  • Engenharia: Enzo Valladares
  • Paisagismo: Martín del Río, Del Río Sur Proyectos de Paisaje
  • Consultores: Timber S.A.
  • Colaboradores: Magdalena Besomi e Linda Lanzavecchia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Felipe Camus

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do pequeno aviário e do estábulo do parque zoológico de Los Lagos, no Chile, foi desenvolvido a partir de um plano diretor específico concebido pelo próprio escritório de arquitetura DRRA em parceria com o paisagista Martín del Río.

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Escada
© Felipe Camus
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Imagem 20 de 27
Situação
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Felipe Camus

O plano diretor foi concebido com o principal intuito de definir uma rede de percursos acessíveis ao longo do parque, definindo a localização das estruturas de apoio aos animais e o desenvolvimento de uma série de pequenos projetos voltados ao bem estar dos animais, como áreas de isolamento, uma maternidade e refúgios além de áreas de interação com os visitantes e plataformas de observação, alimentação e acompanhamento veterinário.

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Felipe Camus
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Imagem 23 de 27
Aviário - corte
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Jardim
© Felipe Camus

Para os projetos de arquitetura buscamos desenvolver uma linguagem comum, algo que amarrasse as estruturas não através de suas soluções formais, mas principalmente devido a um sistema construtivo universal. Devido à distância do parque para o centro urbano mais próximo, e a dificuldade de encontrar mão de obra especializada na região de Los Lagos, optamos por utilizar um sistema pré-fabricado em madeira. A pesquisa formal que suporta esta solução nasce de um  extensa revisão do levantamiento fotográfico sobre a arquitetura vernacular da região, um compendio realizado por Berndt e Hilla Becher, especialmente interessados por complexos sistemas treliçados e estruturas espaciais de madeira. Nossa solução surge da desfasagem de seus elementos (vigas, pilares, diagonais) do nó de travamento da estrutura através do uso de calços, os quais chamamos de uma solução de “encaixe defasado”.

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felipe Camus
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Imagem 26 de 27
Estábulo - planta
Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Felipe Camus

Assim projetamos os aviários, um mirante e uma ponte, um estábulo entre outras obras de proteção e fechamento que podem ser ampliados e transportados conforme as necessidades dos animais. As primeiras obras já inauguradas no novo parque de Los Lagos são:

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Madeira, Jardim
© Felipe Camus

- Um pequeno aviário para aves de pequeno porte, o qual se constitui por um prisma de base 10 x 4 e 7 metros de altura edificado sobre uma plataforma de concreto que serve para estabilizar a estrutura de madeira em balanço. O principal desafio estrutural foi subdividir a altura do volume em duas partes conforme a estrutura periférica de madeira, permitindo liberar parte do perímetro para criar um acesso de serviço ao nível do chão, e outro onde a passarela de visitação atravessa a estrutura do aviário.

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior
© Felipe Camus

- O estábulo marca o volume de acesso do parque, ele contém além da bilheteira, um sala de equipamentos para cuidado dos animais e o estábulo e o cocho para a alimentação dos veados do parque. A localização estratégica do volume de acesso serve ainda para dividir o parque em dois setores independentes, os quais seguem os programas solicitados por cada um dos animais.
Estruturalmente, o volume foi resolvido de modo similar ao aviário, com uma longa fachada em estrutura de encaixe defasado, incorporando além das esquadrias e sistemas de ventilação natural e uma cobertura em duas águas.


Todo o  processo de montagem da estrutura de madeira foi realizado por uma equipe de apenas duas pessoas supervisionadas por um engenheiro ao longo de dez dias. Como resultado disso, o tempo de montagem in loco foi reduzido além de resultar em um desperdício zero e sem causar nenhum dano considerável ao terreno e aos animais do parque.

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA - Fotografia de Exterior, Jardim
© Felipe Camus

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lago Rupanco, Los Lagos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA" [Aviario y pesebrera Parque El Encanto / DRAA] 03 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938201/aviario-e-estabulo-no-parque-el-encanto-draa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.