As Serpentine Galleries, o Google Arts & Culture e o arquiteto e curador David Adjaye lançaram uma chamada para instalações com realidade aumentada que serão apresentadas juntamente com o Serpentine Pavilion 2019. Os candidatos são convidados a propor "espaços imaginários da cidade e especulações sobre o ambiente construído" a serem desenvolvidos e experimentados através de realidade aumentada (RA).
A Architectural League de Nova Iorque anunciou os vencedores do Emerging Voices 2019, um prêmio concedido anualmente a oito indivíduos ou escritórios com sede nos EUA, Canadá ou México. O programa Emerging Voices, que está em sua 37ª edição, procura destacar o trabalho de jovens em ascensão que tem potencial para influenciar o campo da arquitetura.
O programa Emerging Voices é considerado um dos prêmios mais prestigiados da arquitetura norte-americana. Grande parte dos 250 escritórios já premiados passou a ser internacionalmente reconhecida.
https://www.archdaily.com.br/br/910980/architectural-league-de-nova-iorque-anuncia-vencedores-do-programa-emerging-voices-2019Katherine Allen
Ainda que possamos reconhecer a sua enorme influência histórica, a Itália, enquanto país unificado, possui uma história surpreendentemente jovem. Durante séculos e séculos, a região esteve dividida entre cidades-estados extremamente poderosas e independentes (e conflitantes na maioria dos casos). Cada reino possuía sua própria identidade, cultura e influência regional. Alguns períodos históricos ficaram marcados eternamente na historia da humanidade. Roma é berço da história e da cultura ocidental e o coração de uma religião; Florença é o berço do renascimento e sinônimo de arte e arquitetura; e a agitada Milão é um dos principais centros de moda e design do mundo contemporâneo.
A história de Turim talvez seja um pouco menos romântica. A pequena cidade de Rivoli, na região metropolitana de Turim, não muito longe da fronteira entre a Itália e a França, estabeleceu-se como uma potência industrial. É onde nasceu a Fabrica Italiana Automobile Torino ou simplesmente, a FIAT. Turim é a casa de algumas das melhores e mais reconhecidas universidades da Itália; suas ruas estão repletas de obras de Pier Luigi Nervi, Mario Botta e Aldo Rossi. Mas, apesar de toda a glória de sua arquitetura moderna, talvez seja o Castello di Rivoli um de seus mais importantes exemplares.
Certificados e prêmios de sustentabilidade são outorgados todos os dias à novos edifícios que prometem um futuro livre de carbono e impacto zero. Entretanto, a maioria dos esforços que empreendemos para construir edifícios cada vez mais "sustentáveis", acaba no dia de suas inaugurações. O custo energético global da arquitetura tem muito mais a ver com a vida útil de um edifício do que com a sua construção. Embora pareça não haver saída para este atual modelo de sucesso, cabe a nós arquitetos, repensar o significado de arquitetura sustentável nos dias de hoje. Talvez devemos parar de aplaudir e exaltar cegamente os novos edifícios e voltar a nossa atenção para os edifícios que já existem. Este artigo foi originalmente publicado no <em
Durante a primeira conferencia mundial do meio ambiente, realizada na cidade do Rio de Janeiro e chamada de Eco-1992, três alarmantes fatos vieram à tona: a temperatura da Terra está aumentando continuamente; a utilização de combustíveis fósseis é a principal causa deste fenômeno; precisamos, com urgência, adaptar o nosso ambiente construído considerando esta nova realidade. Naquele ano, publiquei um ensaio no Journal of Architectural Education intitulado “Architecture for a Contingent Environment”, sugerindo que arquitetos, naturalistas e preservacionistas deveriam se unir para discutir e enfrentar essa nova realidade.
https://www.archdaily.com.br/br/910021/por-que-o-reuso-de-edificios-existentes-pode-e-deve-ser-o-principal-foco-dos-arquitetosMark Alan Hewitt
A primeira vista, projetar um edifício em Harvard parece algo tão sério quanto a própria estrutura desta instituição, uma das mais importantes e renomadas universidades do mundo. Por outro lado, o programa para o novo Museu de Arte de Harvard era tão simples quanto inovador, o tipo de encargo que todo arquiteto sonha um dia receber. Mas, apesar de toda a liberdade e disponibilidade de recursos, o processo de projeto foi muito mais complexo do que poderia parecer em um primeiro momento - foram mais de seis anos até que a obra fosse finalmente concluída.
Encarar as inúmeras responsabilidades, entregas e posicionamentos a serem assumidos durante um semestre acadêmico é, por vezes, um desafio. Para muitos estudantes, torna-se um tormento, onde a crise de estresse pode tomar conta. No entanto, como futuras arquitetas e arquitetos, é imprescindível que a constante busca por melhores resultados e soluções projetuais conciliadas ao orquestrar as inúmeras tarefas auxiliem no treinamento da futura carreira profissional.
Com a difícil tarefa de apresentar uma gama de projetos de maneira convincente somado a poucas horas de sono, várias xícaras de café e em alguns casos, a rotina como estagiário, o fim do semestre pode parecer a luz no fim do túnel, onde o cansaço e a oportunidade para colocar os projetos pessoais em dia se encontram. Para ajudar aqueles mais esforçados e aqueles na busca por tarefas desintoxicantes da relação mais direta com a arquitetura, compilamos dez tarefas que ajudarão ocupar sua rotina de férias após o fim do semestre acadêmico.
Aninhada nos íngremes desfiladeiros e vales fluviais da província de Tokushima, no Japão, fica Kamikatsu - uma pequena cidade como qualquer outra. Mas Kamikatsu, ao contrário de seus vizinhos (ou a maioria das cidades do mundo), pode orgulhar-se de ser quase totalmente livre de resíduos.
Desde 2003 - anos antes de o movimento ganhar popularidade - a cidade comprometeu-se com uma política de desperdício zero. Os requisitos são exigentes: os resíduos devem ser classificados em mais de 30 categorias, itens quebrados ou obsoletos são doados ou separados em peças, itens indesejados são deixados em uma loja para troca de comunidade. Mas os esforços dos moradores ao longo dos anos foram recompensados - quase 80% de todos os resíduos da vila são reciclados.
O fotógrafo Laurian Ghinitoiu divulgou novas imagens do projeto Coal Drops Yard, concebido pelo escritório Heatherwick Studio, em Londres. Revelado ao público no mês passado, o projeto inclui dois edifícios ferroviários da década de 1850, recuperados como um novo distrito comercial.
Os idealizadores queriam que a esfera gigante servisse como um marco durante o festival, e lançaram uma campanha de financiamento coletivo para angariar fundos para a construção da instalação. No total, foram gastas 30 toneladas de aço, 1.000 horas de soldagem e costura, além de US$ 300.000 de recursos dos próprios idealizadores, para tornar a ORB uma realidade.
https://www.archdaily.com.br/br/905762/esfera-espelhada-de-bjarke-ingels-no-burning-man-pelas-lentes-de-laurian-ghinitoiuNiall Patrick Walsh
Se o sinal mais seguro do início do verão em Londres é a aparição de um novo pavilhão em frente à Serpentine Gallery, talvez seja justo dizer que o verão termina quando o pavilhão é desmontado. As instalações ganharam destaque desde sua edição inaugural em 2000, atuando como uma espécie de honra exclusiva e indicação de talento para os escolhidos para construir ali. Arquitetos anteriores incluem Zaha Hadid, Rem Koolhaas e Olafur Eliasson.
A lista de finalistas do Architectural Photography Awards 2018 foi divulgada, reunindo as 20 melhores fotografias de arquitetura deste ano. Os trabalhos recebidos incluem desde séries sobre edifícios específicos até imagens abstratas, feitas com câmeras profissionais ou celulares.
A edição de 2018 registrou um número recorde de participações, com fotografias de 47 países, incluindo o Reino Unido (28%), EUA (20%), Alemanha (6%) e China (5%). As 20 melhores fotografias foram divididas em quatro categorias: exteriores, interiores, sentido do lugar, e edifícios em uso.
https://www.archdaily.com.br/br/903030/conheca-os-finalistas-do-architectural-photography-awards-2018Niall Patrick Walsh
Um novo vídeo produzido pela Spirit of Space oferece um breve tour virtual pelas estruturas que compõem o pavilhão da Santa Sé, permanecendo em cada uma delas apenas o tempo suficiente para mostrar diferentes ângulos e vistas. À medida que o público circula pelas capelas é possível perceber uma ideia do percurso em cada ambiente.
Concluído ano passado, o pátio público de porcelana desenhado pelo escritório AL_A para a expansão do V&A Museum em Londres é o maior projeto de restauração do famoso museu em mais de um século. O AL_A também foi responsável pelo projeto de uma nova colunata e uma galeira de planta livre. O projeto conecta o pátio aos edifícios adjacentes, proporcionando ao museu uma sequência mais simplificada de espaços expositivos.