Arquitetura Francesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. França

Projetos mais recentes em França

Últimas notícias em França

Uma nova camada de espaços públicos: explorando as coberturas dos edifícios

A medida que os ambientes urbanos se tornam cada vez mais densos, é preciso aproveitar ao máximo cada centímetro quadrado de área disponível. Pensando nisso, arquitetos e arquitetas do mundo todo recentemente descobriram o enorme potencial das coberturas existentes dos edifícios urbanos, na maioria das vezes, espaços subutilizados e de difícil acesso. Além do mais, coberturas e telhados chegam a somar juntas até 25% da área de superfície total disponível em uma cidade. Podendo ser utilizadas tanto como áreas verdes e cultiváveis quanto como espaços públicos e acessíveis, estes jardins suspensos estão sendo pouco a pouco incorporados à infraestutura urbana de várias cidades ao redor do mundo. Neste contexto, este artigo procura analisar em profundidade o real potencial desta estratégia para a criação de uma nova camada de espaços públicos acessíveis em cidades densamente ocupadas.

Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris

O novo empreendimento de uso misto dos Ateliers Jean Nouvel na região da Grande Paris consiste em um bairro vertical complexo que atende às últimas mudanças na vida, no trabalho e no lazer dos moradores. Localizada no bairro de Gennevilliers, às margens do rio Sena, Jeuneville oferecerá um ambiente sustentável e inspirador, um local de sinergia projetado para uma nova geração de habitantes urbanos e uma nova economia, afirma o escritório.

Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado

Após superar muitos obstáculos, a renovação da loja de departamentos La Samaritaine, dedenvolvida pelo escritório japonês SANAA, está pronta para abrir suas portas ao público. A remodelação da famosa loja parisiense restitui seu valor histórico ao trazer uma contribuição contemporânea à arquitetura do Segundo Império.

Transformação de 530 unidades habitacionais de Lacaton & Vassal, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

O fotógrafo Laurian Ghinitoui compartilhou conosco uma série de fotos de um dos projetos mais influentes dos laureados do Prêmio Pritzker 2021, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal. A transformação das 530 habitações em Bordeaux, França, distribuídas em três edifícios residenciais modernistas, reflete a sensibilidade do escritório Lacaton & Vassal em compreender as estruturas existentes e atuar através de intervenções mínimas para gerar mudanças radicais. Este projeto foi o vencedor do Prêmio Mies van der Rohe 2019 de Arquitetura Europeia Contemporânea.

Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris

O escritório Carlo Ratti Associati (CRA) divulgou o projeto para um novo edifício de uso misto em Paris chamado ILOW. Desenvolvido em parceria com a incorporadora Bouygues Immobilier, o projeto se coloca a difícil tarefa de servir como uma ponte entre La Défense e os empreendimentos de habitação social vizinhos, conhecidos como Tours Nuages. Projetado em colaboração com a Agence d'Architecture Willerval et Associés, o edifício assume a forma de "braços abertos", abraçando, mesmo que apenas em nível formal, dois bairros social e economicamente afastados.

Centro Pompidou em Paris será fechado por três anos para reformas

O Centro Georges Pompidou em Paris, França, também conhecido como Beaubourg, passará por grandes reformas. Projetado na década de 1970 pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers e inaugurado em 1977, uma das principais atrações culturais da capital francesa será totalmente fechada a partir do final de 2023 até 2027. Com claros sinais de envelhecimento, principalmente nos sistemas de aquecimento e refrigeração, escadas rolantes e elevadores, esta não é a primeira reforma do museu – em 1997, no marco de seu 20º aniversário, o Beaubourg foi fechado por alguns anos.

Paris transformará a Champs-Élysées em um enorme jardim urbano linear

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, aprovou um plano abrangente para transformar a Champs-Élysées, a avenida mais famosa da cidade. A reforma de €250 milhões será realizada após a capital francesa hospedar os Jogos Olímpicos de 2024, e visa transformar um trecho aproximadamente dois quilômetros no centro de Paris em um extenso jardim. A proposta inclui reduzir o espaço para veículos, transformar vias em áreas verdes para pedestres e criar corredores verdes para melhorar a qualidade do ar.

De metodologias lúdicas a cenários fictícios: 5 jovens escritórios da Europa

Cinco novos escritórios de arquitetura, com sede em Portugal, Espanha, França e República Checa, foram escolhidos pelo New Generations, uma plataforma que observa o que há de mais inovador dentre os arquitetos europeus, proporcionando um espaço para troca de conhecimento e confronto, teoria e produção. Desde a sua fundação em 2013, a New Generations trouxe à público mais de 300 escritórios promissores de arquitetura, apresentando um cenário diversificado de studios e ateliês dedicados às mais diferentes atividades culturais, promovendo festivais, exposições, chamadas abertas, entrevistas e oficinas.

Urbanismo radial: nove exemplos no mundo vistos de cima

O chamado "traçado urbano radioconcêntrico" é conformado por ruas que partem de determinado centro e dirigem-se radialmente para o limite mais externo da cidade, além de ruas dispostas de forma concêntrica, que estabelecem a conexão entre as vias radiais e os lotes. Este padrão está presente, ao longo da história, desde a antiguidade até os dias atuais.

Vídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse

Em seu vídeo mais recente, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu e o cineasta Arata Mori levam os espectadores em um passeio virtual pelo Centro de Convenções e Exposições MEETT, o novo parque de exposições de grande escala de Toulouse, projetado pelo OMA. O filme constrói uma narrativa sobre este projeto que transita nos limites entre arquitetura, infraestrutura, masterplan e espaço público.

Carregando... Pode demorar alguns segundos