Arquitetura Francesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. França

Projetos mais recentes em França

Últimas notícias em França

Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França

O Château La Coste acaba de inaugurar um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, a última obra concebida pelo arquiteto antes de falecer em 2012. Localizado em meio a um vinhedo, a estrutura curva conta com um espaço de galeria envidraçada, acompanhado por um auditório de 80 lugares dentro de um volume cilíndrico. Destacando a conexão do pavilhão com a paisagem, um espelho d'água traz uma nova dimensão ao projeto através da interação da luz e reflexos.

Sustentabilidade e suas implicações no desenho do espaço

Nas discussões arquitetônicas atuais, a sustentabilidade é um tema chave. As empresas de arquitetura adotam o termo como uma parte fundamental de seu ethos de design, e as escolas de arquitetura globalmente integraram o projeto de arquitetura “verde” como um componente central de seus currículos. Essa conversa sobre sustentabilidade também foi filtrada em ações mais individuais que podem ser tomadas em seu contexto imediato. On-line, por exemplo, há muitos guias sobre como tornar sua casa mais ecológica e eficiente em termos de energia.

Modernismo, transatlânticos e classe: reflexões sobre progresso e o status quo

O início do século XX presenciou o nascimento da arquitetura modernista. Trouxe consigo um movimento arquitetônico principal que gerou movimentos derivados. Uma figura frequentemente vista como indivíduo definidor desse movimento é Le Corbusier, cujo tratado de 1923 Por uma Arquitetura influenciou seus contemporâneos — um manifesto que inclui a famosa frase "uma casa é uma máquina de morar" onde a boa arquitetura teria que ser intrinsecamente ligada a sua função e às exigências da indústria.

Prêmio UIA 2030 anuncia lista de finalistas

A International Union of Architects (UIA), em parceria com a UN-HABITAT, anunciou os Finalistas Regionais da primeira etapa do Prêmio UIA 2030. O prêmio bienal, que está em sua edição inaugural, homenageia o trabalho de arquitetos que contribuem para a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana por meio de projetos construídos que demonstram qualidade de design e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

OMA inicia construção da ponte Simone-Veil em Bordeaux

Está em andamento a construção da Ponte Simone-Veil do OMA em Bordeaux, com os primeiros elementos da estrutura metálica instalados na margem direita do rio Garonne. Com 548 metros de extensão, a sexta ponte sobre o rio Garonne ligará os municípios de Floirac e Bègles e proporcionará à cidade um novo espaço público. Projetada como uma superfície contínua com espaços públicos verdes em cada margem, a ponte de 44 metros de largura acomodará carros, transporte público, bicicletas, e uma grande superfície dedicada a pedestres. Quando concluída, se tornará a primeira ponte do OMA.

Paris aprova projeto paisagístico de Gustafson Porter + Bowman para os arredores da Torre Eiffel

A Prefeitura de Paris aprovou o projeto paisagístico de Gustafson Porter + Bowman para os arredores da Torre Eiffel. O projeto é resultado de uma competição internacional de 2019 que buscou redesenhar o eixo de 2 quilômetros que leva à Torre Eiffel, conectando Place du Trocadéro, Palais de Chaillot, Pont d'Iéna, Champ de Mars e a Academia Militar. O plano paisagístico redefine este icônico espaço verde em Paris, aumentando as áreas verdes em 35% e adicionando mais de 200 novas árvores, além de tornar a ponte de Iena exclusiva para pedestres.

Prêmio Mies van der Rohe 2022 divulga lista de finalistas

A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os sete finalistas que competirão pelo Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – Prêmio Mies van der Rohe. A lista inclui cinco projetos na categoria Arquitetura e outros dois na categoria Arquitetura Emergente que são "modelos e referências para políticas urbanas locais". Os vencedores serão anunciados em abril deste ano e a cerimônia acontecerá em maio.

8 Arquitetos projetam casas de passarinho para explorar a relação entre arquitetura e natureza

A exposição pública permanente Muz Yer, em Rennes, na França, convidou 8 arquitetos reconhecidos internacionalmente para projetar casas de pássaros que destaquem a relação entre a arquitetura contemporânea e a natureza. Cada casa serve como abrigo para uma ou mais das treze espécies de aves escolhidas pelo Comitê de Proteção dos Pássaros (Ligue pour la Protection des Oiseaux - LPO), e ajudará a conscientizar o público sobre o patrimônio arquitetônico de Rennes e sua ecologia urbana. A lista de arquitetos inclui Julien De Smedt Architects, ADEPT, a/LTA, Duncan Lewis, Marion Normand, Kengo Kuma & Associates, Tham & Videgard, e Dominique Perrault Architects & Gaëlle Lauriot-Prévost Design.

Explorando o brise-soleil na França: exemplos aplicados em projetos

A relação entre o envelope do edifício e sua estrutura continua a ser uma peça central da arquitetura. A casca é o que torna os projetos abertos ou fechados, controlando as condições ambientais, a iluminação natural e as vistas. Quer sejam perfurados, ranhurados ou modulares, os brise-soleils são envelopes elegantes, que criam novas condições espaciais. Tal fato é especialmente verdadeiro na França, onde os arquitetos estão repensando a tradição para dar vida a novas estruturas teladas.

Futuro da Tour Triangle projetada por Herzog & de Meuron em Paris segue incerto

Depois de mais de uma década de tentativas frustradas, problemas econômicos e disputas legais além de muita resistência por parte da comunidade local, a Tour Triangle (Triangle Tower) projetada pela Herzog & de Meuron finalmente parece estar caminhando para um final a medida que tudo parece indicar que as obras serão iniciadas muito em breve em um terreno próximo ao Parque de Exposições Porte de Versailles no 15º distrito municipal de Paris. Entretanto, enquanto as máquinas ainda estão esquentando os motores, esforços estão sendo feitos para barrar o projeto de forma definitiva.