Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades

Ao falar sobre práticas de criação de espaços, arquitetos e urbanistas geralmente pensam em planejamento participativo e processos colaborativos, muitas vezes ignorando as maneiras pelas quais as próprias comunidades podem se tornar agentes de mudança. Como as pessoas possuem um conhecimento íntimo não apenas do ambiente, mas também das normas sociais e culturais, das necessidades de suas comunidades e das oportunidades latentes em seu entorno, muitas vezes são elas que iniciam ações, apoiam seus pares e contribuem positivamente. O escritório de pesquisa forty five degrees se propôs a explorar essas iniciativas de base, conhecer os moradores locais e reunir suas histórias em uma ação para obter uma melhor compreensão dos territórios culturais complexos e diversos em toda a Europa. Sua jornada, organizada sob o projeto "Radical Rituals", segue a linha paralela 45°N que atravessa a Europa de leste a oeste. O escritório foi selecionado como parte das Novas Práticas de 2023 do ArchDaily, uma pesquisa anual destinada a mostrar aqueles que enfrentam os desafios cada vez maiores de nosso tempo e levam a arquitetura a novas direções.

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 2 de 11Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 3 de 11Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 4 de 11Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 5 de 11Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Mais Imagens+ 6

O forty five degrees foi fundado em 2019 com o objetivo de investigar o ambiente construído por meio de pesquisa, design e experimentação artística. Suas atividades e iniciativas giram em torno do tema central dos "comuns", entendidos como as terras e recursos pertencentes a toda uma comunidade. Através dessa perspectiva, eles reúnem protocolos e abordagens coletivas e exploram maneiras alternativas de viver e modelos de criação de cidades, bem como novas formas de desenvolvimento urbano. A equipe, composta por Alkistis Thomidou, Giulia Domeniconi, Berta Gutierrez, Lea Hobson, Marleen Hahn e Ninon Esclangon, o estúdio colabora com especialistas locais, instituições culturais e agências criativas para expandir o escopo da pesquisa.

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 8 de 11
Mapa do paralelo 45°N que atravessa a Europa. Imagem cortesia de forty five degrees

Uma de suas principais empreitadas é a exploração contínua intitulada "Rituais Radicais". Trata-se de uma pesquisa itinerante que segue o paralelo 45°N para descobrir e reunir práticas espaciais e rituais vernaculares que fortalecem os espaços comuns em toda a Europa. A equipe viaja para locais ao longo da linha imaginária para mergulhar na paisagem cultural e conhecer os moradores locais que estão iniciando ações para enfrentar várias questões enfrentadas por suas comunidades. Em muitos casos, esses desafios refletem preocupações globais, mas as respostas mais eficazes são adaptadas às condições locais específicas.

Nosso interesse está em como o espaço pode ser construído de outra forma, e isso, necessariamente, inclui as comunidades. - Berta Gutierrez, forty five degrees

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 4 de 11
Statia de Cercetare, Romênia, 2021. Imagem cortesia de forty five degrees

O título do projeto reflete a condição complexa dessas práticas alternativas. Nos processos arquitetônicos típicos, a produção espacial é entendida como um processo linear, com um começo definido e um fim marcado pela conclusão do objeto. Já as práticas autoiniciadas exploradas pelo forty five degrees são circulares, semelhantes à ideia de rituais, mas entendidas em um sentido social em vez de espiritual. Esses rituais têm como objetivo criar e manter várias estruturas, aplicando protocolos e criando espaços relevantes para seus objetivos aspiracionais. Sem regras escritas, as pessoas se reúnem coletivamente sob a mesma compreensão de suas necessidades e se envolvem coletivamente em práticas de criação de lugares.

O aspecto radical vem de uma ideia iniciada na década de 1970, um momento significativo na história do design em que a indústria buscou desafiar as ideias preconcebidas sobre quem pode ser um designer, explorar formas alternativas de prática e entender o processo como emancipatório, capacitando as pessoas a se envolverem na modelagem de seu ambiente. Da mesma forma, essas práticas são baseadas principalmente no conhecimento intrínseco das comunidades locais, trabalhando juntas em direção a um objetivo comum, mas com base em ações cíclicas, não em uma estrutura hierárquica para ditar as atividades. Refletindo isso, a metodologia de pesquisa utilizada pelo forty five degrees é mais experimental do que dogmática, favorecendo interações e escuta ativa como as principais fontes de informação.

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 2 de 11
Viel Audon, França, 2022. Imagem cortesia de forty five degrees

O primeiro capítulo da pesquisa ocorreu durante o verão de 2021, na Romênia. A jornada explorou geografias variadas, do leste ao oeste, buscando obter uma compreensão da relação das pessoas com seu entorno. Através dessa exploração, realizada no local por Alkistis Thomidou e Berta Gutierrez, surgiram alguns temas abrangentes, como a forte conexão da maioria das comunidades com a água. Dentro desse elemento compartilhado, as abordagens variaram significativamente.

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 6 de 11
Delta do Danúbio, Romênia, 2021. Imagem cortesia de forty five degrees

No lado leste do país, no Delta do Danúbio, que se abre para o Mar Negro, esforços foram feitos por indivíduos para ajudar a proteger o ecossistema expansivo, porém frágil, do Delta. Na cidade mais ocidental de Cluj-Napoca, o foco foi no aspecto social envolvido na conexão com o rio Someș, com grupos de estudantes e a comunidade em geral criando pequenas estruturas temporárias ao longo do rio para incentivar os cidadãos a redescobrir a paisagem aquática como um espaço público de valor.

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 9 de 11
Fronteira entre Itália e França. França, 2022. Imagem cortesia de forty five degrees

A segunda fase da pesquisa, realizada no verão de 2022 na França, revelou novas variações nas práticas de criação de espaços. Embora preocupações semelhantes tenham surgido, como a importante relação com a água, outros valores também pintaram uma imagem específica do contexto local, com mais foco no ativismo e engajamento político, mas também em pedagogias alternativas e envolvimento por meio de práticas de aprendizagem. Ao usar o paralelo 45°N como desculpa para exploração, a equipe tem como objetivo não acentuar as dicotomias entre as regiões, mas expandir a compreensão de como as práticas de criação de espaços podem ser. A equipe pretende continuar essa iteração com uma exploração do norte da Itália, seguida por mais jornadas para a Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.

A participação é uma das estratégias [para envolver as comunidades], mas deve haver muitas outras para permitir que práticas que ainda não fazem parte das regulamentações globais se envolvam e sejam abraçadas como parte de nossa cultura e prática espacial - Berta Gutierrez, forty five degrees

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 5 de 11
Apresentação do livro Radical Rituals, Berlim, 2022. Imagem cortesia de forty five degrees

As descobertas da pesquisa são materializadas em livretos de viagem que apresentam as práticas locais com suas atividades e métodos. Para adicionar mais contexto, o forty five degrees colabora com especialistas e pesquisadores locais que contribuem com ensaios e análises detalhadas do contexto cultural. Dessa forma, o escritório atua mais como um curador de ideias e iniciativas, coletando e dando voz a todos os atores envolvidos. O resultado final tem como objetivo ser acessível a todos interessados em atividades sociais, culturais e de criação de espaços. A equipe pretende desenvolver ainda mais este projeto por meio de exposições e outras atividades envolvendo a comunidade.

Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades - Imagem 3 de 11
Briançon. França, 2022. Imagem cortesia de forty five degrees

Junto com este projeto, o estúdio forty five degrees também realiza diversos projetos e colaborações, todos preocupados com a ideia de comunidade. Um outro exemplo é "The Studio", um projeto baseado na prática que visa fornecer um espaço para criatividade e colaboração para o programa Erasmus+ Youth in Action. O projeto, que culminou numa publicação pública, foi desenvolvido com estúdios de design de Oslo, Paris e Berlim, todos se unindo para partilhar conhecimento em torno de valores comuns sobre eco-design, aprendizagem e inclusão de jovens em processos criativos. Outros projetos incluem o "30 years KW", um exercício de formação do terceiro espaço, "SpaceKraft", um experimento baseado em princípios como "aprender fazendo", e "Oslo in Actions", um projeto de pesquisa em andamento que destaca diversos criadores de Oslo e as redes das quais se formam e participam.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Projeto Forty Five Degrees explora práticas locais de criação de espaços por comunidades" [Radical Rituals: Studio forty five degrees Searches for Local Space-Making Practices Across Europe] 04 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006054/projeto-forty-five-degrees-explora-praticas-locais-de-criacao-de-espacos-por-comunidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.