O que é um curador de arquitetura?

O que é um curador de arquitetura?

No seu livro Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso, Michael Bhaskar define curadoria como "usar atos de seleção e organização (mas também refinar, reduzir, exibir, simplificar, apresentar e explicar) para agregar valor." Originário da palavra latina "curare", que significa "cuidar", o papel do curador em dissecar nossa compreensão do mundo ao nosso redor não pode ser negligenciado. Ao longo do tempo, à medida que a definição se transforma, a prática da curadoria continua a evoluir, desempenhando o papel de cuidadora de nosso ambiente construído.

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 4 de 11O que é um curador de arquitetura? - Imagem 2 de 11O que é um curador de arquitetura? - Imagem 3 de 11O que é um curador de arquitetura? - Imagem 5 de 11O que é um curador de arquitetura? - Mais Imagens+ 6

No início do século XIX, o Barão Dominique Vivant Denon foi o primeiro diretor do renomado Museu do Louvre. Ele herdou um grande excesso de arte sob o domínio de Napoleão, uma quantidade que não poderia preencher os vastos salões do museu. A primeira tarefa de Denon foi organizar a coleção e, por meio dos temas da cronologia e das escolas nacionais, ele conseguiu encontrar uma lógica para cada obra de arte e seu lugar no museu. Transformando a instituição em um museu de classe mundial, Denon é o primeiro curador como entendemos a palavra hoje.

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 11 de 11
© WikiMedia | Vivant Denon

Curiosamente, durante o Império Romano, o termo curadores se referia a funcionários que ocupavam cargos de responsabilidade e autoridade. Os funcionários públicos, ou "curatores", eram responsáveis pelas estradas do império, pelo tráfego fluvial, pelos jogos públicos, festivais e bens públicos. Na verdade, o papel deste "zelador" estava ligado ao ambiente construído durante o Império Romano, interagindo com a cidade em diferentes escalas para garantir sua viabilidade para todos.


Artigo Relacionado

Temas emergentes na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023: destaques dos pavilhões nacionais

A prática curatorial hoje vai muito além das exposições de arte tradicionais, incluindo formas de eventos e plataformas culturais. Na verdade, a prática da arquitetura se estende para fora de seus limites, transformando-se às vezes em curadoria e vice-versa. Essa visão multidisciplinar da nova era refere-se ao envolvimento de um arquiteto em diferentes campos, desde planejamento urbano, paisagismo, redação, curadoria e papéis que vão muito além dos limites tradicionais da arquitetura.

Hoje, a curadoria pode ser vista como uma forma de construir narrativas. Com base na compreensão de Bhaskar sobre o mundo de excesso, a curadoria pode ser entendida como um canal para contar histórias significativas para as massas. Por meio de uma curadoria cuidadosa, o papel pode moldar como os seres humanos contextualizam as histórias. Além disso, a prática pode dar valor a histórias de outra forma negligenciadas ou lançar luz sobre partes de culturas que não foram contadas com cuidado. Em uma era de excesso e formas infinitas de contar histórias, os curadores podem começar a dar sentido a histórias perdidas, aos materiais negligenciados e conexões entre territórios, fornecendo às pessoas as ferramentas de pensamento crítico necessárias para o nosso futuro próximo e distante.

Lesley Lokko

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 7 de 11
© Jacopo Salvi | Lesley Lokko

Em entrevista ao ArchDaily, Lesley Lokko define a curadoria como uma forma de contar histórias. Como escritora de ficção, ela acredita que “a cultura é a soma de histórias sobre nós mesmos que contamos a nós mesmos”. Lokko é a curadora da La Biennale di Venezia deste ano, uma das mais antigas e prestigiadas exposições internacionais de arte e arquitetura do mundo. Este ano, o tema da Bienal, definido por Lokko, é “O Laboratório do Futuro”. O tema considera o continente africano como protagonista do futuro, “o único lugar onde todas essas questões de equidade, raça, esperança e medo convergem e se unem”.

Com 63 pavilhões nacionais, 89 participantes e 9 eventos colaterais na cidade, a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023 representa um evento internacional crucial para o campo da arquitetura. O tema escolhido, que define a África como o "Laboratório do Futuro", deriva do projeto de Lokko para repensar a autenticidade e a empatia no futuro. Além disso, por meio dessa curadoria definida, pensadores, arquitetos, construtores, filósofos, etnógrafos, urbanistas e professores podem iniciar o processo de juntar partes das histórias negligenciadas do globo e olhar de forma colaborativa para a próxima construção de ambientes construídos.

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 5 de 11
© Jacopo Salvi | Venice Biennale

Acho que toda produção cultural é uma forma de narrativa. Alguém disse uma vez que a cultura é a soma total de histórias que contamos a nós mesmos sobre nós mesmos. Então, há uma necessidade muito profunda de dizer algo, de transmitir algo. Nessas questões de colônia, identidade, território e história, há uma sensação entre muitos praticantes negros de que nunca tivemos espaço para contar nossas próprias histórias, e parte do ato de recuperar o que foi perdido é o desejo de falar. De certa forma, a Bienal foi uma experiência de cura, uma espécie de fechamento de uma ferida, de um vazio. --Lesley Lokko

Concluindo, o papel de Lokko como curadora é olhar para o futuro, fazer a curadoria de uma maneira de pensar sobre um problema na estrutura atual do ambiente construído e fazer um convite aberto para que os participantes colaborem no processo de pensamento. Além disso, a curadoria neste exercício simplesmente define a narrativa através da qual o ambiente construído pode ser visualizado.

Søren Pihlmann

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 10 de 11
© Hampus Berndtson | House of Fano

Søren Pihlmann é o fundador e arquiteto-chefe da Pihlmann Architects, um jovem escritório de arquitetura sediado em Copenhague. Em entrevista ao Louisiana Channel, Pihlmann afirma claramente que sua prática deixou de ser a de um arquiteto tradicional para se tornar um “tipo de curador, selecionando pouquíssimas coisas com grande sensibilidade".

De fato, na entrevista, o arquiteto descreve sua prática arquitetônica com a ideia de “cuidado absoluto”. Ele enfatiza a importância de examinar minuciosamente o contexto circundante antes de embarcar em um projeto. Além disso, Pihlmann expressa que sua abordagem agora envolve dedicar mais tempo a essa fase inicial de pesquisa, imergindo-se nos dados e compreendendo as condições existentes. Afirma que, por meio desse processo de curadoria, a narrativa arquitetônica emerge organicamente.

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 6 de 11
© Hampus Berndston | casas de verão em rågeleje

Curiosamente, Pihlmann também aponta a nova abordagem multidisciplinar para a prática da arquitetura, relacionando-a com diferentes escalas de interações e diferentes modos de curadoria. A comparação que ele faz entre a curadoria de interações sociais no desenvolvimento de uma cidade e a curadoria de diferentes materiais quando o arquiteto chega a um local encapsula uma visão holística da prática arquitetônica hoje.

Embora sua prática tenha sido mais tradicionalmente entendida como “arquitetura”, Pihlmann foi recentemente nomeado curador do pavilhão dinamarquês na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura em 2025. O pavilhão dinamarquês, liderado por Pihlmann, girará em torno da transição para uma sociedade verdadeiramente sustentável por meio de métodos de preservação, reutilização e curadoria.

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 8 de 11
© Hampus Berndtson | Villa Landluft

Demolimos e construímos de novo mais do que usamos o que já temos, e fazemos isso de uma forma que danifica não apenas nossa base de existência, mas principalmente a base de existência das gerações futuras. Será que essa dura realidade ainda não nos ocorreu? -- Soren Pihlmann.

Sumayya Vally

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 9 de 11
© Alanood Al- Sudairi | Bienal das Artes Islâmicas

Este ano foi realizada a primeira Bienal de Artes Islâmicas, dirigida pela arquiteta Sumayya Vally, em Jeddah, na Arábia Saudita. O evento teve curadoria parcial de Vally, ambientado no Terminal Western Hajj do Aeroporto King Abdulaziz, projetado por Skidmore, Owings & Merrill. Em entrevista ao ArchDaily, Vally expressa que “existe uma definição herdada da arte islâmica que vem da França do século XVII, e as artes islâmicas foram continuamente definidas e redefinidas… mas nunca foram realmente definidas por nós, a partir de nossas perspectivas.”

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 2 de 11
© Mark Hazeldine Photography | 2021 Serpentine Pavilion

Vally é a fundadora, arquiteta e diretora do estúdio de arquitetura colaborativo Counterspace, com sede em Joanesburgo. A prática do estúdio gira em torno de definir e reimaginar simultaneamente histórias e futuros. Escolhido para projetar o 20º Serpentine Pavilion, Vally trabalha entre pesquisa, projetos interdisciplinares baseados em arte, projetos arquitetônicos, exposições, pesquisa urbana e design.

Acredito que bienais, pavilhões e plataformas para arte e arquitetura experimentais são essenciais porque fornecem um espaço para imaginar o futuro. – Vale Sumayya

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 4 de 11
© Jay Langlois | Owens-Corning, Hajj Terminal, King Abdulaziz Airport / SOM, Imagem cortesia SOM

Em conclusão, as práticas de curadoria e arquitetura multidisciplinar se cruzam de maneiras poderosas. Os seres humanos podem moldar sua compreensão de si e do mundo por meio das escolhas feitas na curadoria do ambiente construído, reinterpretando narrativas históricas e assumindo posições cautelosas no presente. A prática lança luz sobre nossas narrativas, separando coisas que muitas vezes foram negligenciadas ou encorajando novos métodos de pensar sobre nossas histórias e produção cultural, em geral. O curador pode trabalhar em muitas escalas diferentes, mas o que é comum é uma seleção cuidadosa de expor e explicar conceitos em um mundo de excessos com absoluto cuidado e preocupação.

Em pequena escala, arquitetos como Søren Pihlmann demonstram curadoria ao decidir o que é visível ou oculto, o que é o primeiro plano ou o segundo plano de um edifício por meio da contextualização da materialidade. Essa forma de curadoria molda nossa experiência do espaço, afetando nossas percepções e interações dentro dele. Outra escala de curadoria envolve revisitar narrativas passadas, como exemplificado por Sumayya Vally. Por meio de uma curadoria cuidadosa, as histórias podem ser recontadas, reformuladas e explicadas sob novas luzes para modificar e transformar a compreensão atual delas. Ao se envolver com o passado dessa maneira, os seres humanos podem obter novos insights, desafiar preconceitos e promover uma compreensão mais inclusiva e diferenciada da história. Finalmente, Lesley Lokko mostra o poder curatorial de se posicionar no presente. Por meio do que é apresentado, considerado e explicado, nos envolvemos em uma forma de curadoria que molda nossa narrativa coletiva. Ao buscar ativamente essa narrativa com curadoria, a colaboração e o trabalho significativo em direção a um futuro melhor podem ser promovidos.

O que é um curador de arquitetura? - Imagem 3 de 11
© Andrea Avezzù | Arsenale Overview, La Biennale di Venezia

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Processo Projetual, orgulhosamente apresentado pela Codesign, o primeiro aplicativo para iPad desenvolvido especificamente para o estágio de projeto de conceito do processo arquitetônico.

O Codesign transforma croquis em modelos de construção 3D em instantes, com a capacidade de iterar, explorar e entender os efeitos posteriores imediatamente. Os arquitetos podem explorar todas as possibilidades de um projeto e passar mais tempo fazendo o que mais gostam, projetando. (Codesign era anteriormente conhecido como Spaces)

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "O que é um curador de arquitetura?" [What Is an Architectural Curator?] 05 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004160/o-que-e-um-curador-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.