Arquitetura Árabe

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Arábia Saudita

Projetos mais recentes em Arábia Saudita

Últimas notícias em Arábia Saudita

Diretora do Counterspace, Sumayya Vall é nomeada curadora da primeira Bienal de Artes Islâmicas

A Diriyah Biennale Foundation revelou recentemente a equipe curatorial da Bienal de Artes Islâmicas da Arábia Saudita, destacando a arte passada e presente da cultura islâmica. Entre os curadores está Sumayya Vally, co-fundadora do escritório Counterspace, com sede em Joanesburgo, responsável por projetar o Serpentine Pavilion 2021. Ocorrendo na cidade de Jeddah no início de 2023, a Bienal de Artes Islâmicas promoverá intercâmbios artísticos e estabelecerá ainda mais o status da Arábia Saudita no cenário artístico.

Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita anunciou que vai converter uma antiga plataforma de petróleo no Golfo Pérsico em parque de diversões de 150 mil metros quadrados. Chamado de THE RIG, o projeto de reabilitação será o primeiro resort do mundo construído sobre uma antiga plataforma de petróleo e contará com três hotéis, onze restaurantes, montanhas-russas e áreas para a prática de esportes radicais, como bungee jumping e paraquedismo.

Pavilhão da Arábia Saudita na Bienal de Veneza explora encontros sociais dentro de casa

Intitulado Acomodações, o Pavilhão da Arábia Saudita na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza se propõe a analisar encontros sociais e espaciais de hospedagens e casas no território saudita, lugar onde histórias, protocolos e gestos estão entrelaçados. Com curadoria de Hussam Dakkak, Basmah Kaki, e Hessa AlBader, junto com os curadores de Brooklin, Uzma Z, Rizvi e Murtaza Vali, a exposição irá acontecer de 22 de Maio a 21 de Novembro de 2021.

Foster + Partners projeta hotel para o Red Sea Project na Arábia Saudita

A Foster + Partners está trabalhando no projeto do Hotel 12 na ilha saudita de Ummahat AlShaykh. Desenvolvido pela Red Sea Development Company (TRSDC), o edifício projetado pelo escritório de Sir Noman Foster será o segundo hotel a ser construído na ilha, juntando-se ao hotel concebido por Kengo Kuma.

Kengo Kuma projeta vilas de alto padrão no deserto da Arábia Saudita

O escritório Kengo Kuma & Associates projetou uma série de vilas de alto padrão para um novo empreendimento turístico na Arábia Saudita. O projeto foi encomendado pela The Red Sea Development Company (TRSDC) como parte do The Red Sea Project. Apresentando sete tipologias, o projeto incluirá vilas construídas sobre a terra e sobre a água. O projeto visa estabelecer novos padrões de desenvolvimento sustentável como destino turístico global.

Aeroporto Internacional do Mar Vermelho de Foster + Partners começa a ser construído na Arábia Saudita

A construção do novo Aeroporto Internacional do Mar Vermelho, projetado pelo escritório Foster + Partners, teve início na Arábia Saudita. O aeroporto está localizado na costa oeste do país e faz parte do masterplan Red Sea Project para o desenvolvimento do turismo na região. O projeto foi inspirado nas "cores e texturas da paisagem do deserto" e contará com cinco estruturas dispostas radialmente em torno de uma área central.

Foster + Partners projeta hotel nas dunas do deserto da Arábia Saudita

O escritório Foster + Partners compartilhou seu novo projeto para um hotel na Arábia Saudita, localizado dentro de dunas de areia. Chamado Southern Dunes, o projeto faz parte do desenvolvimento turístico de The Red Sea Project. O hotel incluirá 40 vilas construídas em madeira, organizadas de modo a aproveitar as vistas da paisagem.

Por que e para quem estamos construindo cidades novas do zero?

Tente imaginar como seria projetar uma cidade inteira do zero; desenhar cada uma de suas ruas, casas, edifícios comerciais, praças e espaços públicos. Uma folha em branco onde tudo é possível e sua única missão é criar uma cidade com identidade própria. Talvez esse seja o sonho de todo arquiteto e urbanista, e para a sorte de alguns poucos felizardos, esse sonho pode muito bem se tornar realidade em um futuro próximo.

Arábia Saudita divulga planos de construir cidade linear de 160 quilômetros de extensão

Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, divulgou planos de construir uma cidade linear de 160 quilômetros de extensão chamada The Line. Anunciando o projeto em um vídeo, a cidade seria composta por uma série de comunidades caminháveis livres de carros e avenidas, com capacidade para um milhão de pessoas. O projeto seria organizado de modo a disponibilizar todos os comércios e serviços essenciais dentro de um raio de cinco minutos a pé a partir das habitações.

Jean Nouvel projeta resort escondido em colinas rochosas na Arábia Saudita

Jean Nouvel acaba de revelar seu projeto para Sharaan, um resort escondido dentro das colinas rochosas de AlUla, um oásis cultural no noroeste do país. Com uma abordagem moderna sobre modos de vida milenares, o projeto coloca em prática composições monumentais esculpidas nas rochas, respeitando e preservando a paisagem. Inspirado na vizinha Hegra, o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO na Arábia Saudita, o conceito tem um viés de curadoria, que reúne paisagem e história.