Riad, capital da Arábia Saudita, sediará a Expo Mundial de 2030

O Bureau International des Expositions (BIE) anunciou ontem que Riad, a capital do Reino da Arábia Saudita, será a sede da Expo Mundial de 2030. A cidade conquistou a vitória na primeira rodada de votação, garantindo a necessária maioria de dois terços dos votos. A escolha representa mais um marco para a região do Golfo, após a Expo 2020 em Dubai e Copa do Mundo 2022 no Catar.

Realizada a cada cinco anos, a Expo atrai milhões de visitantes e investimentos significativos. Com o tema A Era da Mudança: Juntos por um Amanhã Planejado, a Expo 2030 Riad acontecerá de 1º de outubro de 2030 a 31 de março de 2031.

Na competição com a cidade portuária de Busan, na Coreia do Sul, e Roma, na Itália, Riad conquistou a preferência com 119 votos, enquanto Busan recebeu 29 votos e Roma, 17 votos, de um total de 182 membros do Bureau International des Expositions (BIE), sediado em Paris. Outros temas explorados foram Transformando Nosso Mundo, Navegando em Direção a um Futuro Melhor por Busan e Pessoas e Territórios: Regeneração, Inclusão e Inovação, por Roma.

A Expo Mundial mais recente, em Dubai, atraiu mais de 24 milhões de visitantes. A edição de 2025, em Osaka Kansai, está programada para ocorrer de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, sob o tema Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas. O arquiteto Sou Fujimoto ficou responsável por projetar o masterplan geral do evento e orientar os arquitetos dos países participantes.

Em nome do BIE, ofereço minhas calorosas congratulações à Arábia Saudita por sua eleição como país anfitrião da Expo Mundial de 2030. Nos próximos anos, esperamos trabalhar em estreita colaboração com a Arábia Saudita para reunir o mundo em Riad sob o tema "A Era da Mudança: Juntos por um Amanhã Planejado". — Dimitri S. Kerkentzes, Secretário-Geral do BIE.

Ao longo de sua história, as Exposições Mundiais têm servido como palco para a introdução e promoção de novas tecnologias e produtos, catalisando o progresso tecnológico e o surgimento de designs inovadores.

Via Bureau International des Expositions.

Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Riad, capital da Arábia Saudita, sediará a Expo Mundial de 2030" [Riyadh, Saudi Arabia's Capital to Host World Expo in 2030] 29 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010408/riad-capital-da-arabia-saudita-sediara-a-expo-mundial-de-2030> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.