Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita

O Desert X AlUla acaba de anunciar seu retorno em 2024 na Arábia Saudita. Marcando o ponto alto do AlUla Arts Festival, o Desert X AlUla é uma exposição de arte a céu aberto temporária, responsiva ao local e inclusiva, que acontece a cada dois anos na região desértica do país. Iniciando em 9 de fevereiro e indo até 23 de março de 2024, esta edição tem curadoria de Maya El Khalil, conhecida por sua consultoria de arte e trabalho no MENA, e Marcello Dantas, premiado curador brasileiro conhecido por suas práticas interdisciplinares.

Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Imagem 5 de 5Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Imagem 2 de 5Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Imagem 4 de 5Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Imagem 3 de 5Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Mais Imagens

Com o tema "Na presença da ausência", esta edição do Desert X AlUla desafia a percepção convencional dos "desertos como espaços vazios", questionando: "O que não pode ser visto?" Na verdade, os curadores convidam todos os artistas a explorar o invisível e inexprimível, interagindo com forças sutis que moldam inadvertidamente a paisagem. Ao reconhecer os efeitos sutis do tempo, do vento, da luz e do rico tecido da mitologia e história entrelaçados na região, as criações dos artistas buscam proporcionar diferentes pontos de vista.

Fruto de uma parceria entre o Desert X e a Royal Commission for AlUla (RCU), o evento destaca obras contemporâneas de artistas sauditas e internacionais. De maneira geral, é um esforço pioneiro para promover o diálogo cultural em toda a Arábia Saudita, principalmente em torno da arte. O patrimônio natural da região servirá como tela para diversas obras de arte. Além disso, com base nos princípios da land art e no legado do Desert X no Coachella Valley, na Califórnia, a exposição visa proporcionar uma oportunidade única de experimentar a arte perfeitamente integrada com a natureza.

Lar do Patrimônio Mundial da UNESCO, Hegra, construído pelos Nabateus há mais de 2.000 anos, a região de AlUla é vista como uma encruzilhada de intercâmbio artístico e cultural, e está prestes a se tornar o epicentro da efervescente cena artística e cultural da Arábia Saudita. O Desert X AlUla desempenhou um papel fundamental na revitalização dessa iniciativa artística, que está tem inauguração prevista para 2026. Intitulado "Wadi AlFann", o local de 65 km² será um destino global para land art permanente, monumental e específica do local. Este é um exemplo da visão da RCU para o diálogo artístico e cultural com a paisagem.

Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Imagem 3 de 5
Jim Denevan, Ângulo de Repouso, Desert X AlUla 2022, foto de Lance Gerber. Imagem cortesia da Royal Commission of AlUla.

O festival bienal ocorre no cenário desértico do oásis de AlUla, destacando a antiga cidade localizada na Arábia Saudita, que está se tornando um polo cultural para a próspera cena artística do país. Além disso, o Desert X AlUla é um esforço para reviver o legado artístico da região, criando oportunidades para a participação da comunidade por meio da arte como fonte de educação. Obras do Desert X AlUla 2020, de artistas como Sherin Guirguis, Lita Albuquerque, Manal AlDowayan, Superflex, Mohamed Ahmed Ibrahim e Nadim Karam, foram adquiridas pela RCU, algumas das quais estão em exibição em Habitas, AlUla. Além disso, obras do Desert X AlUla 2022, de Dana Awartani, Alicja Kwade, Monika Sosnowska, Sultan Bin Fahad, Khalil Rabah, Shezad Dawood e Serge Attukwei Clottey, também foram adquiridas pela RCU, algumas das quais estão em exposição. A obra de Jim Denevan para o Desert X AlUla 2022 permanece em seu local original, projetada para se dissipar naturalmente.

Por fim, o Desert X AlUla será um destaque do Festival de Artes de AlUla. Durante o festival, o Museu de Arte Contemporânea, AlUla, apresentará exposições de obras modernas e contemporâneas de artistas sauditas. No centro criativo de uso misto de AlUla, Madrasat Addeera, também serão oferecidas oficinas práticas sobre artesanato, como tecelagem de palha, cerâmica, joalheria, geometria e têxteis. O festival tem como objetivo envolver os visitantes em uma vibrante celebração da arte visual contemporânea, arte pública, residências artísticas e cinema curado.

Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita - Imagem 4 de 5
Serge Attukwei Clottey, Gold Falls, Desert X AlUla 2022, foto de Lance Gerber. Imagem cortesia da Royal Commission of AlUla.

No ano passado, o Desert X 2023 explorou o foco ambiental e social por meio de instalações artísticas recém-comissionadas no Vale de Coachella. No ano anterior, o Desert X AlUla 2022 apresentou 15 instalações contextuais em todo o deserto da Arábia Saudita que exploram 'ideias de miragem e oásis'. Em 2022, o novo destino cultural em Wadi AlFann revelou sua primeira instalação permanente em grande escala, criada por alguns dos artistas contemporâneos mais cativantes do mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Desert X AlUla anuncia datas para a edição de 2024 na Arábia Saudita" [Desert X AlUla Announces 2024 Dates for Upcoming Edition in Saudi Arabia] 21 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011246/desert-x-alula-anuncia-datas-para-a-edicao-de-2024-na-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.