Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público

Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 1 de 17
© Jad Sylla Photography

A instalação temporária L’Arc de Triomphe, Wrapped, de Christo e Jeanne-Claude, abriu ao público em 18 de setembro. Vinte e cinco mil metros quadrados de tecido reciclável azul-prateado, amarrados por 3 mil metros de corda vermelha, recobrem o marco parisiense, transformando o cenário urbano. O fotógrafo Jad Sylla registrou a instalação concluída.

Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 2 de 17Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 3 de 17Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 4 de 17Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 5 de 17Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Mais Imagens+ 12

Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 11 de 17
© Jad Sylla Photography

“Será como uma coisa viva que ganha vida com o vento e reflete a luz. As dobras se moverão, as superfícies do monumento se tornarão sensuais. As pessoas vão querer tocar o Arco do Triunfo”, disse Christo ao conceber o projeto. O entroncamento viário em torno do monumento, a avenida Champs-Élysées e outras ruas próximas foram fechadas ao trânsito veicular aos sábados e domingos, permitindo que as pessoas experienciassem a instalação sem restrições. A intervenção atraiu grandes multidões no primeiro fim de semana após sua inauguração.

Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 4 de 17
© Jad Sylla Photography

A intervenção foi originalmente concebida em 1962 e retomada em 2017 quando o Centre Pompidou propôs uma retrospectiva da carreira de Christo enquanto vivia em Paris. Quase 60 anos após a sua idealização, o projeto finalmente ganha vida, embora realizado postumamente. Tal como acontece com a maioria das intervenções urbanas da dupla, a instalação foi financiada pelos próprios artistas através da venda das suas obras de arte, estratégia usada por Christo e Jeanne-Claude para assegurar sua liberdade criativa.

A dupla Christo e Jeanne-Claude se tornou famosa por realiza intervenções em espaços públicos, algumas envolvendo marcos arquitetônicos como a Pont Neuf na capital francesa e o Reichstag em Berlim. Após o falecimento de Christo em 2020, L’Arc de Triomphe, Wrapped foi continuado por sua equipe, obedecendo o desejo do artista. O projeto poderá ser visitado até o dia 3 de outubro.

Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 13 de 17
© Jad Sylla Photography
Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 3 de 17
© Jad Sylla Photography
Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público - Imagem 5 de 17
© Jad Sylla Photography

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Instalação de Christo no Arco do Triunfo em Paris é aberta ao público" [Christo's Wrapped Arc de Triomphe Opens to the Public] 23 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969002/instalacao-de-christo-no-arco-do-triunfo-em-paris-e-aberta-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.