Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Italiana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Itália

Projetos mais recentes em Itália

Últimas notícias em Itália

Milano Arch Week divulga programação que inclui palestras de Stefano Boeri e Rem Koolhaas

15:00 - 20 Maio, 2019
Milano Arch Week divulga programação que inclui palestras de Stefano Boeri e Rem Koolhaas, Into the Forest - Fallen Forest por Openfabric. Imagem © Jacopo Gennari Feslikenian
Into the Forest - Fallen Forest por Openfabric. Imagem © Jacopo Gennari Feslikenian

Milano Arch Week publicou detalhes de seu evento de 2019, viabilizando uma semana de palestras, conversas, workshops e passeios sobre os principais desafios da transformação urbana contemporânea. De 21 a 26 de maio de 2019, a Milano Arch Week “explora o futuro da arquitetura e das cidades através de uma polifonia de vozes; arquitetos, urbanistas, paisagistas, cientistas, filósofos, artistas e curadores de todo o mundo”.

Filme sobre Andrea Palladio será exibido em 70 países

13:00 - 14 Maio, 2019
Filme sobre Andrea Palladio será exibido em 70 países, via Magnitudo Film
via Magnitudo Film

Dirigido por Giacomo Gatti, o documentário “Palladio” conta com a participação de acadêmicos e aficionados da arquitetura palladiana, incluindo Kenneth Frampton e Peter Eisenman, que discutem o legado do grande arquiteto italiano. Embora apenas as exibições na Itália tenham sido anunciadas oficialmente (entre 20 e 22 de maio), o filme será exibido em 70 países.

Projeto brasileiro entre os 7 anunciados como vencedores do Archiprix International 2019 / Hunter Douglas Awards

19:30 - 3 Maio, 2019
Projeto brasileiro entre os 7 anunciados como vencedores do Archiprix International 2019 / Hunter Douglas Awards, Winning projects of 2019 Archiprix International / Hunter Douglas Awards. Image Courtesy of Archiprix
Winning projects of 2019 Archiprix International / Hunter Douglas Awards. Image Courtesy of Archiprix

321 projetos de graduação de 407 jovens arquitetos, arquitetos paisagistas e planejadores urbanos foram apresentados para o 2019 Archiprix International / Hunter Douglas Awards. Entre 22 finalistas anunciados em dezembro de 2018, um júri internacional selecionou sete projetos vencedores que destacam as tendências internacionais em arquitetura, design urbano e arquitetura paisagística.

Bak Gordon propõe campus para a Universidade de Padova inspirado em pórticos e aquedutos

15:00 - 26 Abril, 2019
Bak Gordon propõe campus para a Universidade de Padova inspirado em pórticos e aquedutos, Piave Futura. Image © Stefano Farina. Cortesia de Bak Gordon Arquitectos
Piave Futura. Image © Stefano Farina. Cortesia de Bak Gordon Arquitectos

Se quiséssemos referir uma das marcas mais distintivas da cidade de Padova, no que à sua estrutura urbana diz respeito, seria inevitável dar conta de uma rede de pórticos e galerias cobertas que organizam os percursos e se abrem para definir espaços de praça, lugares públicos de convergência comunitária.

David Chipperfield Architects projetará o novo campus da Universidade de Pádua na Itália

21:00 - 20 Abril, 2019
David Chipperfield Architects projetará o novo campus da Universidade de Pádua na Itália, © David Chipperfield Architects
© David Chipperfield Architects

David Chipperfield Architects ganhou uma competição internacional para o projeto de um novo campus para a Universidade de Pádua. Desenvolvido em colaboração com a empresa de engenharia Steam, o concurso desafiou os arquitetos a projetarem um novo campus “PiaveFutura” de Ciências Sociais e Econômicas. Entre os escritórios selecionados para a competição estavam Bak Gordon, Barozzi Veiga, Cruz e Ortiz Arquitectos, Foster + Partners e Sauerbruch Hutton.

OMA vence concurso para a reurbanização de antigos pátios ferroviários em Milão

15:00 - 17 Abril, 2019
OMA vence concurso para a reurbanização de antigos pátios ferroviários em Milão, © OMA & Laboratorio Permanente
© OMA & Laboratorio Permanente

O OMA é o grande vencedor do concurso internacional para o novo masterplan de duas importantes áreas da cidade de Milão - Scalo Farini e San Cristoforo-, dois antigos estaleiros ferroviários abandonados ao norte e ao sul do centro da capital lombarda. A equipe do concurso foi liderada pelos sócios do OMA, Ippolito Pestellini Laparelli e Reinier de Graaf, em parceria com o proeminente estúdio de arquitetura italiano, Laboratorio Permanente. A proposta vencedora, chamada de "Agenti Climatici", é um projeto e reurbanização que considera princípios de desenvolvimento sustentável e ecologia urbana. O projeto do OMA foi escolhido entre um seleto grupo de finalistas, incluindo Baukuh, Arup, Grimshaw e Kengo Kuma.

LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso

21:00 - 23 Março, 2019
LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso, © LAD
© LAD

O Laboratorio di Architettura i Design, ou simplesmente LAD, acaba de apresentar uma inovadora proposta de espaço público para a cidade de Milão, algo tão surpreendente que poderia vir a ser uma nova tipologia arquitetônica. Implantado em meio a uma movimentada via urbana, o sovraparco foi concebido com a intenção de resgatar um espaço urbano residual, proporcionando novo uso e de quebra, criando uma nova área verde no centro da cidade. Desenvolvido pelo escritório italiano com sede em Roma, o projeto para a Piazzale Loreto de Milão transformará uma antiga rotunda em um vibrante e exuberante espaço público. Entretanto, os arquitetos estão apenas sugerindo uma solução mais do que apresentando um projeto, a ideia pretende contribuir para com a discussão sobre os espaços urbanos residuais das nossas cidades.

Carlo Ratti divulga projeto do pavilhão italiano para a Expo Dubai 2020

21:00 - 22 Março, 2019
Carlo Ratti divulga projeto do pavilhão italiano para a Expo Dubai 2020, © Carlo Ratti Associati
© Carlo Ratti Associati

Carlo Ratti Associati publicou detalhes de seu projeto vencedor do concurso para o Pavilhão Italiano na Expo Dubai 2020, projetado em colaboração com Italo Rota, Matteo Gatto e F&M Ingegneria. Inspirado pela tradição marinha de Dubai, a sequência de construção do pavilhão fará com que três barcos cheguem a Dubai por mar, antes de serem levantados e virados de cabeça para baixo para se tornar o teto do pavilhão.

Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto

12:00 - 12 Março, 2019
Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Pesquisa é a chave para o projeto Shed #19 de Andrea Oliva— não apenas porque essa antiga fábrica foi transformada em um pólo tecnológico para investigação industrial, mas também porque a proposta arquitetônica usa a pesquisa como uma maneira de identificar as possíveis transformações no edifício. Neste caso, a rica história industrial e do lugar é considerada essencial na remodelação; e o projeto depende da compreensão de seu significado.

Arquitetura transformada em narrativa: a reforma do Castello di Rivolli de Turim

13:00 - 5 Fevereiro, 2019
Arquitetura transformada em narrativa: a reforma do Castello di Rivolli de Turim, Castello di Rivoli / Andrea Bruno (Refurbishment). Imagem © Laurian Ghinitoiu
Castello di Rivoli / Andrea Bruno (Refurbishment). Imagem © Laurian Ghinitoiu

Ainda que possamos reconhecer a sua enorme influência histórica, a Itália, enquanto país unificado, possui uma história surpreendentemente jovem. Durante séculos e séculos, a região esteve dividida entre cidades-estados extremamente poderosas e independentes (e conflitantes na maioria dos casos). Cada reino possuía sua própria identidade, cultura e influência regional. Alguns períodos históricos ficaram marcados eternamente na historia da humanidade. Roma é berço da história e da cultura ocidental e o coração de uma religião; Florença é o berço do renascimento e sinônimo de arte e arquitetura; e a agitada Milão é um dos principais centros de moda e design do mundo contemporâneo.

Carregando... Pode demorar alguns segundos