Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch

O Salone del Mobile.Milano anunciou as datas de abertura e o programa de eventos, expandindo a feira comercial para abranger mais narrativas e projetos relevantes para a comunidade de design. A 62ª edição acontecerá na Rho Fiera Ilano de 16 a 21 de abril de 2024. Serão mais de 1900 expositores de todo o mundo, com contribuições de designers emergentes e várias escolas de design no SaloneSatellite, agora em sua edição de 25 anos. O programa cultural também inclui instalações imersivas, como as "Salas de Pensamento" de David Lynch.

Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 2 de 8Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 3 de 8Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 4 de 8Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 5 de 8Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Mais Imagens+ 3

Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 3 de 8
SaloneSatellite. Imagem © Ludovica Mangini

Após a inclusão da bienal Euroluce na edição de 2023, o Salone deste ano sediará a EuroCucina, uma exposição bienal focada no design de cozinhas e banheiros. A exposição é desenvolvida em colaboração com a Lombardini22, e reflete as novas narrativas de hoje, com foco em convivialidade, bem-estar, natureza e sustentabilidade. Além disso, o evento colateral da EuroCucina, FTK – Technology For the Kitchen, apresentará produtos inovadores e protótipos que reimaginam o futuro da culinária.

Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 8 de 8
Layout do Salone Internationale del Bagno. Imagem © Lombardini22

Os organizadores também divulgaram os layouts das exposições, com rotas que priorizam o ser humano, informadas por colaborações entre arquitetos e neurocientistas. "O Salone del Mobile será a primeira feira comercial a utilizar a neurociência como ferramenta para detectar os níveis de satisfação dos visitantes e melhorar a experiência dos visitantes dentro dos pavilhões, otimizando os caminhos", declara Andrea Vaiani, Diretor de Exposições da feira. O resultado é um espaço redesenhado para EuroCucina, FTK e a Exposição Internacional de Banheiros, que garante rotas otimizadas para os visitantes.

O layout também inclui várias grandes instalações como parte do amplo programa cultural do Salone, que visa proporcionar aos visitantes novas formas de experimentação, comparação e análise. "Interiores por David Lynch. Uma Sala de Pensamento" (Pavilhões 5-7) é a instalação criada pelo famoso cineasta David Lynch para provocar os visitantes a refletir sobre a produção de interiores e sua relação com a interioridade e introspecção.

Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 4 de 8
Interiores por David Lynch. Uma sala de pensamento. Imagem © Lombardini22

Além disso, Emiliano Ponzi, Accurat e Design Group Italia propõem uma instalação imersiva intitulada "Sob a Superfície" para o espaço central da Exposição Internacional de Banheiros, no Pavilhão 10. Recriando a imagem de uma ilha submersa, a obra interativa convida os visitantes a pensar sobre sua relação com o recurso natural mais precioso da Terra.

Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 6 de 8
Instalação Sob a Superfície. Imagem © Salotto NY

Neurociências, inteligência artificial, novos formatos e caminhos, um projeto cultural unitário mas difundido, que engloba consistência e multidisciplinaridade. As Salas de Pensamento de David Lynch, a instalação de Salotto NY que nos leva para debaixo d'água, usando poesia e números para fazer um balanço do estado da arte da indústria de banheiros. - Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano

O programa completo de palestras e mesas redondas intitulado "Construindo futuros. Conversas sobre próximas perspectivas" será curado por Annalisa Rosso. A série tem como objetivo reunir figuras renomadas como o vencedor do Prêmio Pritzker, Francis Kéré, Jeanne Gang e John Pawson em conversa com o autor e crítico Deyan Sudjic. Na Arena "Construindo Futuros", projetada pela Formafantasma, as discussões abordarão uma ampla gama de temas, desde o uso de inteligência artificial, a relação entre navegação e design, até novidades no setor de hospitalidade. Uma novidade é a Biblioteca do Salone del Mobile, também projetada pela Formafantasma, oferecendo uma ampla variedade de títulos internacionais.

Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch - Imagem 5 de 8
SaloneSatellite. Imagem © Ludovica Mangini

Salone del Mobile.Milano está incluído na lista do ArchDaily dos eventos de arquitetura e design mais aguardados de 2024. Em sua edição anterior, vários arquitetos conceituados contribuíram projetando objetos. Além disso, na mesma ocasião, instalações intrigantes e imersivas foram espalhadas por Milão, destacando seu patrimônio histórico e experimentando novos materiais e tecnologias de construção.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Salone del Mobile 2024 anuncia programação com intervenções de David Lynch" [Salone del Mobile 2024 Announces Program, Including Interventions by David Lynch ] 22 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013378/salone-del-mobile-2024-anuncia-programacao-com-intervencoes-de-david-lynch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.