16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023

A Semana do Design de Milão representa um dos maiores eventos anuais de design do mundo, do qual fazem parte o Salone del Mobile, a maior feira de móveis e design do mundo, e o Furiosalone, além de diversas exposições, lançamentos de produtos, conferências e eventos relacionados ao design. A edição deste ano, realizada entre 17 e 21 de abril de 2023, reuniu arquitetos, designers, fabricantes e entusiastas italianos e internacionais. Escritórios de arquitetura contribuíram com empresas para desenvolver produtos e criar instalações arquitetônicas que destacam não apenas o design de móveis e objetos, mas também o contexto da arquitetura e cultura milanesa.

Apresentando projetos de escritórios de arquitetura reconhecidos internacionalmente, como OMA, MAD Architects, Stefano Boeri Interiors e CRA-Carlo Ratti Associati, a seleção a seguir mostra intervenções temporárias em contextos históricos e contemporâneos. Os projetos apresentam vários temas recorrentes, como o interesse e fascínio pelas propriedades da água, seja ela contida em estruturas feitas pelo homem ou em seu estado natural. Muitas das empresas participantes optaram por destacar não apenas seus produtos, mas também a arquitetura histórica de Milão, usando edifícios como a Pinacoteca di Brera, Casa Maveri ou a igreja desconsagrada de San Vittore e 40 Martiri como cenário para suas instalações.

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 2 de 4716 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 3 de 4716 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 4 de 4716 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 5 de 4716 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Mais Imagens+ 42

Continue lendo para descobrir 15 instalações arquitetônicas apresentadas durante a Semana de Design de Milão 2023 e o Salone del Mobile.


Artigo Relacionado

Guia da cidade de Milão: 15 marcos imperdíveis e 15 atrações contemporâneas na capital da moda da Itália

Instalação Beyond the Surface / OMA

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 10 de 47
Beyond the Surface Installation / OMA para SolidNature. Imagem © Macro Cappelletti

As instalações do OMA, encomendadas pela SolidNature, exploram a jornada da pedra natural desde sua formação geológica até o produto final usado em projetos de design de interiores e arquitetura. A instalação ocupa a Casa Maveri, do século XIX, no distrito de Brera, em Milão, usando sua sequência subterrânea de salas para mostrar o processo de extração de pedras. O jardim do palácio apresentou uma coleção de móveis de pedra projetados por artistas convidados para testar a versatilidade do material.

Momentum / MAD Architects

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 12 de 47
Momentum / MAD Architects. Imagem © Moreno Maggi

O MAD Architects, liderado por Ma Yansong, projetou a instalação "Momentum" no pátio da Universidade Statale, o principal ateliê da Semana de Design de Milão. Projetada em colaboração com a Interni, Axa Immobiliare e Alts, a estrutura espera evocar a refinamento do tempo através de sua forma cúbica. Durante o dia, a pele do Momentum reflete a luz solar nas fachadas do pátio interno. À noite, a instalação se torna transparente e etérea à medida que a luz brilha por dentro, revelando uma nova identidade.

Health Through Water / GROHE SPA

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 15 de 47
Health Through Water / GROHE SPA. Imagem Cortesia de GROHE SPA

A Grohe reimaginou o pátio principal da Pinacoteca di Brera para criar uma experiência multissensorial de água e espelhos. Projetada pela equipe interna de design e identidade de marca LIXIL Global Design, a instalação coloca quatro cubos espelhados em cada canto do pátio, proporcionando espaços internos para a exibição dos produtos e coleções impressas em metal 3D da empresa. Entre os quatro cubos, um espelho d'água reflete a arquitetura do museu de arte e a estátua de Napoleão de Antonio Canova em seu centro.

Pavilhão Nômade / MARC FORNES / THEVERYMANY para Louis Vuitton

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 45 de 47
Pavilhão Nômade / MARC FORNES / THEVERYMANY para Louis Vuitton. Imagem © naaro

O arquiteto francês MARC FORNES/THEVERYMANY colaborou com a Louis Vuitton para dar identidade à exposição anual de arquitetura nômade da empresa em Milão. O pavilhão é um exemplo único das estruturas em forma de coral características do arquiteto, que se assemelham a um ser vivo. Construído com mais de 1.600 chapas de alumínio anodizado com formas e padrões exclusivos, com espessura de até 1 milímetro, a estrutura leve visa ser intrigante e convidativa.

SWING / Stefano Boeri Interiors

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 4 de 47
SWING / Stefano Boeri Interiors. Imagem © Guoyin Jiang

Projetada por Stefano Boeri Interiores, a instalação SWING prevê um balanço coletivo especial como parte do "The Amazing Playground", uma grande iniciativa e espaço experimental da Amazon, na exposição INTERNI Design Re-Evolution. Localizada no Cortile della Farmacia da Universidade de Milão, a estrutura oferece 36 assentos para compor o balanço coletivo, inspirando-se no Surrealismo espanhol do início do século XX e no Circo Americano em Madri. O projeto foi concebido como uma oportunidade de redescobrir o prazer do tempo livre, da leveza e da diversão.

Walk the Talk / Italo Rota e CRA-Carlo Ratti Associati

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 19 de 47
Walk the Talk / Italo Rota e CRA-Carlo Ratti Associati. Imagem © Marco Beck Peccoz

A instalação "Walk the Talk" transforma o Jardim Botânico de Milão em um jogo inclusivo de 3.500 metros quadrados. Criado por Italo Rota e CRA-Carlo Ratti Associati, o projeto apresenta 400 ladrilhos luminescentes que coletam energia para descrever vários caminhos e cruzamentos, incentivando os jogadores a se envolverem no discurso sobre o futuro da mobilidade urbana. O projeto foi desenvolvido para a empresa global de energia Eni como parte da exposição INTERNI Re-evolution da Design Week.

The Sea Deck / Michele de Lucchi and AMDL Circle para Azimut Yachts

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 20 de 47
The Sea Deck / Michele de Lucchi e AMDL Circle para Azimut Yachts. Imagem Cortesia de Azimut

"The Sea Deck", a instalação projetada por AMDL CIRCLE e Michele De Lucchi para a Azimut Yachts, foi concebida como um passeio flutuante no Darsena, relembrando a experiência de antigos canais e a possibilidade de apreciar a água de uma perspectiva diferente. Com acesso a partir do cais, os visitantes são convidados a passear, rigorosamente descalços, ao longo do anel e nos terraços com vista para a água.

Desacralized / Galerie Philia

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 24 de 47
Desacralized / Galerie Philia. Imagem © Maison Mouton Noir

Para esta edição da Semana de Design de Milão, a Galerie Philia apresentou "Desacralized", uma exposição externa realizada em San Vittore e 40 Martiri, uma igreja desconsagrada do século XI localizada no centro de Milão. A exposição, com mais de 20 designers estabelecidos e emergentes, destaca a transição do monumento histórico para um edifício secular. No centro da instalação, uma instalação de luz monumental do Morghen Studio reinterpreta o significado de um lustre histórico, oferecendo aos visitantes uma experiência de luz.

Shaped by Water / Ivy Ross, Lachlan Turczan para o Google Design Studio

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 7 de 47
Shaped by Water / Ivy Ross, Lachlan Turczan para Google Design Studio. Imagem Cortesia de Google

A água, como um dos compostos mais poderosos do mundo natural, é a principal inspiração para a instalação do Google Design Studio, projetada em colaboração com o artista Lachlan Turczan. A instalação com vários espaços na Garage 21, Via Archemide 26, em Milão, apresenta uma experiência imersiva e sensorial para explorar a relação da humanidade com a água. Co-criadas pela vice-presidente de design de hardware do Google, Ivy Ross, e sua equipe de design, os recipientes com gotas de água cintilantes são projetadas para zumbir na presença de um espectador, criando uma experiência comunitária à medida que mais convidados se movimentam pela estrutura.

Cabinet de Curiosités / Annabel Karim Kassar

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 28 de 47
Cabinet de Curiosités / Annabel Karim Kassar. Imagem © Nicolo Canfranchi

Em 2023, a arquiteta libanesa Annabel Karim Kassar projetou o "Cabinet de Curiosités", uma instalação externa em grande escala no Cortile d'Onore, em Milão, para a exposição INTERNI Design Re-Evolution. A instalação interativa é um convite para que os visitantes descubram as maneiras pelas quais a arquitetura afeta seu equilíbrio emocional e a sensação de intimidade. Realizada como um labirinto multinível de madeira compensada, painéis acrílicos em forma de favo de mel e folhas de policarbonato onduladas, a estrutura apresenta uma série de escadas e plataformas de visualização, revelando gradualmente objetos ocultos, mapas e gravuras.

Wood You Believe? / CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota para o Gruppo Saviola

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 31 de 47
Wood You Believe? / CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota para o Gruppo Saviola. Imagem © Marco Beck Peccoz

Intitulada "Wood You Believe?", a instalação do CRA-Carlo Ratti Associati e do arquiteto Italo Rota para o Gruppo Saviola cria fachadas a partir de quatro toneladas de objetos descartados para destacar o processo completo de transformação de resíduos de madeira. O projeto, exibido na Fiera Milano, Pavilhão 10, apresenta na parte externa um conjunto de revestimento modular, acima do qual são empilhadas mesas, cadeiras, paletes e outros objetos de madeira descartados. Em seu interior, o projeto configura uma experiência imersiva que mostra o potencial da impressão digital na criação de designs sustentáveis sob medida.

Elevators / Migliore+Servetto design studio

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 34 de 47
Elevators / Migliore+Servetto design studio. Imagem © Leo Torri Studi

O estúdio de design italiano Migliore+Servetto criou "Elevators", uma instalação multimídia apresentada como parte do evento Solfeino28 e montada no pátio do Palazzo del Beltrami, em Milão. Aqui, duas máquinas na forma de elevadores foram escolhidas como uma alegoria da relação mutável entre tempo, objetos e ambientes. Os convidados são transportados verticalmente por uma jornada virtual imersiva de estímulos visuais, sonoros e olfativos.

OASI / Massimo Iosa Ghini

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 36 de 47
OASI / Massimo Iosa Ghini. Imagem Cortesia de Massimo Iosa Ghini

Apresentada na Universidade Statale (exposição Design Re-Evolution da revista Interni), a instalação OASI de Iosa Ghini visa criar um ambiente seguro e reconfortante sem perder sua relação com o contexto mais amplo. Usando plantas, materiais naturais e linhas biomórficas, a estrutura representa o conceito de harmonia de Iosa Ghini com o meio ambiente.

Expériences Immobiles / DWA Design Studio para Les Eaux Primordiales

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 41 de 47
Expériences Immobiles / DWA Design Studio para Les Eaux Primordiales. Imagem © Giulio Ghirardi

O DWA Design Studio colaborou com o fabricante de perfumes Les Eaux Primordiales para criar uma instalação olfativa e sensorial durante a Semana de Design de Milão. Duas torres de laboratório inspiradas na estética dos edifícios industriais do norte da França dão as boas-vindas aos visitantes para explorar as essências, juntamente com as esculturas kurinuki criadas por Natascia Fenoglio e infundidas com perfume por meio de um processo semelhante à sublimação. As estruturas de madeira são colocadas em um tapete que apresenta os visuais microcósmicos de Tania e Vincent, os fotógrafos por trás da identidade visual da empresa.

Costellazioni / Formafantasma

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 38 de 47
Costellazioni / Formafantasma. Imagem © Alessandro Russotti

A dupla de designers Formafantasma, que, juntamente com Lombardini22, são os curadores do Salone del Mobile.Milano 2023, concebeu sete exposições “intermezzos” para serem exibidas em vários locais do pavilhão de exposições. As instalações, com estruturas circulares de madeira entrelaçadas, foram projetadas para destacar obras de arte originais e conteúdos dedicados ao tema da luz.

Crystal Beat / Preciosa

16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023  - Imagem 40 de 47
Crystal Beat / Preciosa. Imagem © Diego Ravier

A instalação Crystal Beat, realizada no estande da Preciosa Lighting na Euroluce - Salone del Mobile, demonstra uma manipulação da luz em sintonia com o ritmo da música. A exposição de iluminação cria um sistema de som tridimensional sincronizado com uma peça central de luz de cristal especial, dando a impressão de "ver o som".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "16 Instalações arquitetônicas na Semana de Design de Milão 2023 " [16 Architectural Installations at the 2023 Milan Design Week and Salone del Mobile] 21 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000174/16-instalacoes-arquitetonicas-na-semana-de-design-de-milao-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.