Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo

As autoridades de Veneza deram início a um programa piloto para implementar taxas para os visitantes que passam apenas um dia na cidade. O programa, que foi adiado várias vezes devido a problemas logísticos, foi oficialmente lançado em 16 de janeiro, quando a plataforma de pagamento online se tornou operacional. Embora o escopo do programa deva se expandir, por enquanto, ele será aplicado apenas em determinados dias durante a temporada mais movimentada, entre 25 de abril e 14 de julho.

Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 2 de 5Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 3 de 5Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 4 de 5Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 5 de 5Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Mais Imagens

A taxa será cobrada por 29 dias entre as datas mencionadas, consistindo em uma tarifa fixa de 5 euros por pessoa por dia para visitas diurnas entre 8h30 e 16h. Ela também será aplicada aos que viajam para outras ilhas na lagoa, incluindo atrações turísticas populares como Murano e Lido. Antes das visitas, os turistas podem usar a plataforma online para adquirir os ingressos e receberão um QR code a ser apresentado aos funcionários que realizarão verificações na cidade.

Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 4 de 5
Praça de San Marco em Veneza, Itália. Imagem © Jaroslav Moravcik via Shutterstock

A taxa é aplicada somente para os visitantes que passam apenas um dia na cidade. No entanto, os turistas com reservas em hotéis também precisam se cadastrar na plataforma. Ao inserirem as informações do hotel, eles ficam isentos do pagamento, já que as despesas do hotel já incluem uma taxa de hospedagem em Veneza. Outras isenções são consideradas, incluindo residentes da região do Veneto, estudantes e aqueles que visitam membros da família na cidade.

De acordo com o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, o objetivo da taxa não é gerar receita adicional para a cidade, mas sim regular o fluxo de turistas durante os períodos de grande movimento e incentivar os visitantes a escolher dias menos movimentados para sua visita. A cidade, um dos lugares mais visitados na Europa, há muito tempo enfrenta os efeitos das mudanças climáticas e do turismo excessivo.

Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 5 de 5
© Shutterstock | Julia Lopatina

Devido às ameaças enfrentadas, Veneza foi sugerida para entrar na lista da UNESCO de "Patrimônio Mundial em Perigo", e por pouco não foi incluída. Diversas iniciativas foram implementadas para tentar proteger a cidade frágil, incluindo a proibição de grandes navios de cruzeiro entrarem nas águas venezianas e a instalação do MOSE, um sistema de barreira na foz da lagoa projetado para impedir que as marés altas inundem a cidade que está afundando. Várias outras cidades europeias também estão lançando programas para gerenciar melhor o turismo, como Atenas, na Grécia, que introduziu um sistema de agendamento para visitas às suas atrações mais famosas, como a Acrópole, e Paris, que lançou uma campanha para promover destinos menos conhecidos em toda a França.

Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo - Imagem 3 de 5
Veneza, Itália - Praça San Marco. Imagem © Bertl123 via Shutterstock

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Veneza introduz venda de ingressos para combater o turismo excessivo" [Venice Launches Entrance Tickets to Tackle Overtourism During Peak Weekends] 06 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012807/veneza-introduz-venda-de-ingressos-para-combater-o-turismo-excessivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.