Canais de Veneza secam e Itália enfrenta outro alerta de seca

Veneza, uma cidade normalmente preocupada com inundações, agora enfrenta o problema oposto: os canais começam a secar após semanas de inverno seco e marés baixas atípicas. Acredita-se que uma combinação de fatores tenha causado esta rara visão: falta de chuva, alta pressão atmosférica e o ciclo lunar ocasionando baixos níveis de água durante a maré baixa. Como os canais funcionam como ruas da cidade, o fenômeno tem implicações além da decepção dos turistas. 

Alguns dos canais menores de Veneza secaram quase totalmente, dificultando a chegada de gôndolas, táxis aquáticos e ambulâncias às áreas da cidade. De acordo com relatos, em alguns casos, os barcos de ambulância tiveram que atracar mais longe de seu destino, forçando as equipes médicas a carregar as macas por longas distâncias. As gôndolas também ficam encalhadas na lama, pois não conseguem mais navegar em algumas vias secundárias — para a decepção dos turistas. A navegação na cidade continua nas vias navegáveis mais amplas, incluindo os canais Grand e Giudecca.

A situação em Veneza sugere que a Itália enfrenta a perspectiva de outra droga. Ainda no verão passado, o país declarou estado de emergência nas regiões do norte, severamente afetado pela seca e por uma onda de calor excepcionalmente precoce. Durante este inverno, os Alpes teriam recebido menos da metade de sua queda de neve normal. Os rios italianos também sofrem com uma grave falta de água, conforme o grupo ambientalista Legambiente. As previsões meteorológicas recentes, no entanto, anunciaram a chegada de uma precipitação e neve nos Alpes nos próximos dias.

No início de janeiro, a cidade italiana instalou barreiras de vidro ao redor da Basílica de 900 anos para protegê-la de futuras inundações. A decisão foi tomada após uma inundação quase recorde em dezembro de 2022, quando o órgão de governo da igreja começou a temer uma repetição dos danos quase catastróficos sofridos pelo edifício em novembro de 2019 durante as piores inundações em meio século. Além da cerca, a cidade está acelerando a conclusão do projeto MOSE, um projeto que isolará temporariamente a Lagoa Veneziana do Mar Adriático durante a Aqua alta, ou marés altas.

Além dos problemas relacionados à infraestrutura hídrica, Veneza também enfrenta problemas de excesso de turismo que afetam o ecossistema da lagoa, o desenvolvimento urbano e a população local. Em julho de 2022, as autoridades venezianas anunciaram que a partir de 16 de janeiro de 2023, os visitantes terão que reservar um horário de visita e pagar uma taxa de entrada para entrar na histórica cidade do canal. O conselho local declarou que não haverá um limite para o número de visitantes diários; após um certo número de pessoas ser alcançado em um determinado dia, a taxa de entrada aumentará.

Notícias via The Guardian.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Canais de Veneza secam e Itália enfrenta outro alerta de seca" [Venice Canals Run Dry as Italy Faces Another Drought Alert] 24 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996999/canais-de-veneza-secam-e-italia-enfrenta-outro-alerta-de-seca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.