Zaha Hadid Architects divulga projeto para estações de reabastecimento de hidrogênio na Itália

Zaha Hadid Architects divulgaram imagens do seu projeto para a primeira infraestrutura de abastecimento de hidrogênio para embarcações de lazer do mundo. Seguindo a experiência da ZHA em projetos marítimos, as estações serão instaladas em 25 marinas e portos italianos. Lançadas pela NatPower H, as estações começarão a ser implementadas no verão de 2024, com planos de expansão para mais de 100 locais ao redor do Mar Mediterrâneo nos próximos seis anos.

Em uma tentativa de responder à crescente demanda por energia renovável, as estações contam com tecnologias desenvolvidas pela NatPower H para fornecer hidrogênio verde que é convertido em combustível sustentável. Um número significativo de marinas ao redor do mundo agora proíbe o uso de motores a diesel, impulsionando uma transição energética rápida dentro da indústria náutica. A infraestrutura proposta visa criar uma rede de centros de energia que incentivará o desenvolvimento de embarcações movidas a hidrogênio.

Zaha Hadid Architects divulga projeto para estações de reabastecimento de hidrogênio na Itália - Imagem 2 de 4
Estações de reabastecimento ZHA_NatPowerH. Imagem © Tecma Solutions

As próprias estações também buscam aderir aos princípios de sustentabilidade. Elas serão construídas usando um sistema modular que pode ser adaptado às diversas localidades ao redor do Mar Mediterrâneo, permitindo que as estruturas atendam às necessidades locais específicas, como tamanho geral, assentos, circulação de pedestres e instalações para carregamento de bicicletas. Os segmentos de cada módulo são construídos usando tecnologias de impressão 3D, o que permite a construção de geometrias fluidas inspiradas nas paisagens mediterrâneas e nos ecossistemas marinhos.


Artigo Relacionado

Da descarbonização à expressão ornamental: projetos inovadores impressos em 3D

Os módulos resultantes, que são totalmente recicláveis, serão montados no local, minimizando o desperdício na construção. O desenho foi desenvolvido pelo ZHA's Computation and Design Research Group (ZHA CODE) em colaboração com o Block Research Group e o Incremental3D. A equipe também colaborou em estruturas experimentais, como a Ponte Striatus em Veneza e a Ponte Phoenix no Holcim Innovation Hub em Lyon, demonstrando a viabilidade de estruturas impressas em 3D, que têm a vantagem de reduzir em até 50% os materiais estruturais necessários e a possibilidade embutida de desmontagem e reciclagem.

Zaha Hadid Architects divulga projeto para estações de reabastecimento de hidrogênio na Itália - Imagem 3 de 4
Estações de reabastecimento ZHA_NatPowerH. Imagem © Tecma Solutions

Construídas com concreto de baixo carbono, a resistência estrutural das estações de abastecimento de hidrogênio da ZHA é gerada por meio da geometria, e não pelo aumento do uso de materiais. Integrando as últimas inovações nas técnicas de construção com a engenharia histórica desenvolvida pelos romanos há mais de 2.000 anos no Mediterrâneo, as estações usam tecnologias avançadas de construção circular, refletindo o compromisso da NatPower H com um futuro ecologicamente responsável. - Filippo Innocenti, Diretor da Zaha Hadid Architects

Recentemente, Zaha Hadid Architects concluiu o Centro de Arte Cívica Zhuhai Jinwan na China, projetado para se tornar um centro de criatividade em uma das regiões mais dinâmicas do país. O escritório de arquitetura reconhecido internacionalmente também realizou uma cerimônia de início da construção do novo Centro de Ciências em Singapura e espera a conclusão do Aeroporto Internacional de Navi Mumbai, uma das edificações incluídas na lista elaborada pelo ArchDaily que apresenta os projetos mais aguardados de 2024 .

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Zaha Hadid Architects divulga projeto para estações de reabastecimento de hidrogênio na Itália" [Zaha Hadid Architects Reveals Design for Hydrogen Refueling Stations Across the Italian Marina] 12 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013039/zaha-hadid-architects-divulga-projeto-para-estacoes-de-reabastecimento-de-hidrogenio-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.