Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura

Os escritórios Zaha Hadid Architects e Architects 61 revelaram o projeto para o novo Centro de Ciências no Distrito do Lago Jurong, em Singapura. O complexo de 52.460 metros quadrados visa tornar a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática (STEM) mais acessíveis por meio de equipamentos especializados, programas educacionais e experiências interativas. A inauguração do edifício está prevista para 2027, que coincide com o 50º aniversário do Centro de Ciências e se alinha com o Singapore Green Plan 2030.

Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 2 de 7Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 3 de 7Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 4 de 7Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 5 de 7Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Mais Imagens+ 2

Como se flutuasse acima do parque ao redor, o partido arquitetônico compreende cinco volumes retangulares interligados e integrados à paisagem natural dos Jardins do Lago Jurong de Singapura. O projeto define uma série de pátios e jardins que oferecem uma visão estratégica do lago e conduzem em caminho da estação de metrô ao pagode dentro do Jardim Chinês. Com diversos espaços de aprendizado internos, externos e na cobertura, o novo Centro de Ciências será um destino emocionante para encontrar a ciência e a natureza, além de oferecer muitos eventos comunitários.

Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 2 de 7
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O novo Centro de Ciências contará com um novo observatório para astrônomos iniciantes aprenderem sobre o universo, bem como um Laboratório de Fabricação Digital com programas de incubadora para nutrir aspirações empreendedoras e um espaço maker para jovens inventores explorarem e testarem. Além disso, o complexo abrigará uma variedade de galerias de exposições, laboratórios interativos e espaços para eventos. Contando também com espaços para visitantes, escritórios administrativos, arquivos e áreas de serviço.

Com a mesma missão de despertar a curiosidade em todas as gerações, a Galeria das Crianças será duplicada em área e incluirá uma área própria de recreação aquática interativa ao ar livre. Os alunos mais velhos podem participar de laboratórios e workshops dedicados, incentivando o aprendizado prático de conceitos científicos. Os programas serão suportados com equipamentos de Internet das Coisas (IoT), permitindo aos alunos utilizar os seus dispositivos de aprendizagem na escola ou em casa, ampliando as suas experiências de aprendizagem para além da visita.

Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 3 de 7
Cortesia de Zaha Hadid Architects
Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 6 de 7
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Trabalhar com o Atelier Ten, ZHA e Architects 61 tem como meta obter a certificação BCA Green Mark Platinum Super Low Energy, adicionando princípios de projeto e estratégias de desempenho energético. O condicionamento de espaços de alta eficiência com um sistema inteligente de gerenciamento predial visa reduzir o consumo de energia em mais de 40%, auxiliado por energia fotovoltaica e jardins de cobertura isolantes. As zonas externas serão protegidas do sol, mas expostas para prevalecer a ventilação natural e a luz do dia controlada. Por fim, o gerenciamento da água e o paisagismo são projetados para conservar e restaurar as populações de plantas nativas.

Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura - Imagem 7 de 7
Cortesia de Zaha Hadid Architects

ZHA também revelou o projeto do master plan da Odesa Expo 2030 na Ucrânia. Usando pavilhões reutilizáveis, o projeto foi feito pensando em seu legado e sustentabilidade e se tornará a primeira Expo a ser realizada na Europa Oriental. Além disso, o escritório internacional foi anunciado como vencedor do concurso para projetar o novo Centro Esportivo Internacional de Hangzhou, na China. O empreendimento faz parte do Distrito Cultural de Ciência e Tecnologia do Futuro de Hangzhou e está bem conectado à crescente rede de metrô da cidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Zaha Hadid Architects divulga projeto para novo centro de ciências em Singapura" [Zaha Hadid Architects Unveils Design for New Science Centre in Singapore] 13 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993503/zaha-hadid-architects-divulga-projeto-para-novo-centro-de-ciencias-em-singapura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.