Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália

O escritório Henning Larsen divulgou um projeto de requalificação para a zona industrial de Bolzano. A proposta visa restaurar e reconectar parte da cidade através de estratégias de reuso adaptativo, mineração urbana e construção em madeira. O projeto transformará a área em um novo distrito chamado Ponte Roma Quartier, um bairro convidativo e multigeracional que priorizará o uso misto como uma solução para a crise habitacional da cidade.

Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 2 de 5Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 3 de 5Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 4 de 5Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 5 de 5Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Mais Imagens

Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 3 de 5
Cortesia de Henning Larsen

Localizado na região do Tirol do Sul, nos Alpes Italianos, "Ponte Roma Quartier" une bairros desconectados. Na verdade, a proposta restaura uma conexão vital com o centro urbano de Bolzano, preservando a herança industrial e visando melhorar a biodiversidade. O conceito de projeto de Henning Larsen está situado em torno de um parque central, permeando todo o distrito. O charme histórico caminhável de Bolzano é refletido e aprimorado em todo o bairro com a melhoria das rotas destinadas aos pedestres e ciclistas.

O projeto mantém o caráter urbano lúdico de Bolzano, praças públicas íntimas e prédios modestos. Além disso, otimiza as vistas panorâmicas das montanhas com diferentes massas e volumes. Inclui espaços residenciais acessíveis, acomodações estudantis, cafés e restaurantes, escritórios, espaços de coworking, um laboratório de fabricação e uma creche. Os pátios e coberturas são projetados para serem acessíveis e maximizar a luz solar. Na verdade, todas as coberturas oferecerão vistas panorâmicas da paisagem urbana.


Artigo Relacionado

Zaha Hadid Architects Shortlisted in Cultural Center Competition in Sejong, Seoul

A fim de incorporar uma solução para a escassez habitacional de Bolzano no plano diretor, o projeto garante a criação de 1.000 novas moradias. Isso acomoda 500 estudantes, com a Universidade de Bolzano nas proximidades, a apenas alguns minutos de bicicleta. Além disso, o projeto urbano se encaixa na rede de transporte existente, construindo conexões adicionais com a cidade e priorizando o transporte público em todo o distrito.

Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 5 de 5
Cortesia de Henning Larsen

Ao imaginar o Ponte Roma Quartier, nós propusemos a criação de um novo bairro e uma comunidade vibrante que dá nova vida a Bolzano e dá a geração jovem um motivo convincente para chamar a cidade de lar. A priorização da reutilização adaptativa e da mineração urbana garante que a herança industrial da área seja celebrada e o caráter urbano lúdico e colorido de Bolzano seja preservado. - Arquiteto Principal Global, Louis Becker

Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 4 de 5
Cortesia de Henning Larsen

Duas grandes estruturas industriais com um layout aberto serão convertidas em áreas públicas, incluindo cafés, lojas, restaurantes, áreas sociais e uma academia de escalada. Tijolos e paralelepípedos reaproveitados serão usados como revestimento, prédios próximos serão criativamente reaproveitados e vigas robustas serão usadas para construir estufas para agricultura urbana. Metais e outros elementos, como varandas, terraços e adornos arquitetônicos, receberão nova vida.

O projeto enfatiza fortemente o aumento da biodiversidade, aprimorando a paisagem urbana com áreas naturais que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a saúde da população local. Um ambiente que funciona como uma "cidade esponja", coletando e reciclando efetivamente a chuva, será incentivado por meio de telhados verdes, parques, um microclima adequado e programas de agricultura urbana. Painéis solares serão instalados em 30% dos telhados, fornecendo mais de 50% das demandas do distrito e introduzindo uma dependência maior de fontes de energia renovável.

Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália - Imagem 2 de 5
Cortesia de Henning Larsen

A prática de reutilizar e renovar prédios existentes para novos usos e preservar seu valor histórico ou arquitetônico tem sido muito comum em 2023. Na Polônia, um local escondido sob o riacho Malinowka transformou-se de uma mina subterrânea a um complexo misto inclusivo. Agora possui um centro de saúde, uma igreja e uma plataforma de bungee jumping subterrânea. Na semana passada, o National Building Museum anunciou que Theaster Gates será o 25º ganhador do Prêmio Vincent Scully. O artista é conhecido por seu trabalho de reutilização adaptativa, preservação histórica e regeneração urbana. Por fim, como parte do Tópico Mensal do ArchDaily: Descarbonização da Arquitetura, os conceitos de renovação, reutilização e reciclagem foram investigados nas Bienais de 2023. Especificamente no Pavilhão da Alemanha, Turquia e Países Nórdicos na 18º Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Henning Larsen projeta requalificação de distrito industrial de Bolzano, na Itália" [Henning Larsen Restores and Revitalizes Bolzano's Industrial City in Italy] 01 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008704/henning-larsen-projeta-requalificacao-de-distrito-industrial-de-bolzano-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.