Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais

Diante da iminente crise climática e da busca pela sustentabilidade, os conceitos de renovação e reutilização surgiram como estratégias cruciais na busca pela descarbonização na indústria da arquitetura. Esses princípios pregam que criar novas estruturas pode ser sustentável, mas incentivam os arquitetos a minimizar sua pegada ecológica reativando e reciclando recursos existentes. Este ano, projetos inovadores alinhados a esses temas foram exibidos como parte da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. O objetivo principal deste evento de renome mundial é servir como uma plataforma para arquitetos, designers e pensadores abordarem coletivamente a sustentabilidade, a descarbonização, a conservação de recursos e o futuro da indústria.

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 2 de 10Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 3 de 10Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 4 de 10Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 5 de 10Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Mais Imagens+ 5

A Bienal de Veneza é o encontro global mais estimado para as mentes criativas do ambiente construído. E este ano, os pavilhões nacionais de muitos países exploraram esses princípios. Três deles se destacaram especificamente, desde a pesquisa até a curadoria e a execução, como perspectivas distintas sobre as questões de gestão de recursos, ativação do patrimônio e consciência ambiental geral. Ao investigar esses três projetos: o Pavilhão da Alemanha, o Pavilhão da Turquia e o Pavilhão dos Países Nórdicos, poderemos ter uma compreensão mais completa de onde estamos hoje em termos de revitalização e reutilização e como poderá ser o futuro desta metodologia descarbonizada.

Continue lendo para conhecer a abordagem de 3 pavilhões diferentes sobre os temas de reutilização e descarbonização.


Artigo Relacionado

Quais estratégias de demolição sustentável podem descarbonizar a arquitetura?

Pavilhão da Alemanha / “Open for Maintenance.”

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 8 de 10
Cortesia de ARCH+ SUMMACUMFEMMER BÜRO JULIANE GREB

Com curadoria de ARCH+ e Summacumfemmer Büro Juliane Greb, o Pavilhão da Alemanha na La Biennale di Venezia deste ano adota uma abordagem inovadora ao apresentar o problema dos recursos e os ciclos materiais inerentes à própria Bienal. Para lidar com a geração de resíduos da Bienal, o Pavilhão Alemão colaborou com mais de 40 outros países para reaproveitar os resíduos que sobraram do ano anterior. Na sua essência, a iniciativa está empenhada em reimaginar a utilização de recursos tendo como pano de fundo uma conceituada exposição internacional de arquitetura.

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 4 de 10
Cortesia de ARCH+ SUMMACUMFEMMER BÜRO JULIANE GREB

Esses materiais recuperados são utilizados pelo pavilhão para construir intervenções arquitetônicas que promovam o uso, a acessibilidade e a inclusão. Notavelmente, a exposição inclui uma rampa feita de sacos de areia recuperados do Pavilhão Ucraniano, enfatizando a utilidade da reciclagem de recursos. O projeto inclui um arquivo alimentado pelo Concular para classificar esses itens para uso futuro e persuadir a instituição da Bienal a reavaliar seus procedimentos de gestão de recursos. O conceito ressalta o discurso, os materiais e as dimensões financeiras da sustentabilidade, colaborando com o Pavilhão em seu estado original. A exposição do Pavilhão foi criada exclusivamente com materiais da Bienal do ano anterior.

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 2 de 10
Cortesia de La Biennale di Venezia, Fotos o Matteo de Mayda

Além disso, a exposição vai um passo além para esclarecer o conceito de reutilização. Na verdade, “Open for Maintenance” organiza workshops com várias universidades para planejar e executar vários espaços em Veneza, usando o material encontrado. Agora localizado num arquivo organizado, o pavilhão incentiva a próxima geração de arquitetos, designers e criadores de Bienais a enfrentar a crise climática e de recursos, utilizando materiais existentes. A equipe curatorial pensa nesta solução como a única viável, superando qualquer esforço de descarbonização de novos edifícios.

Pavilhão da Turquia / “Ghost Stories: Carrier Bag Theory of Architecture.”

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 7 de 10
© RMphotostudio | Ghost Stories

O Pavilhão de Turquia na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura teve como curadores Sevince Bayrak e Oral Göktaş do estúdio SO? Architecture and Ideas. A ideia do projeto foi inspirada na “Carrier Bag Theory of Evolution", de Elizabeth Fisher, a qual sugere que uma sacola, e não uma ferramenta de caça, foi o primeiro objeto cultural utilizado pelo ser humano. Em termos de arquitetura, esta abordagem incentiva a escuta das histórias de estruturas demolidas, a fim de promover uma narrativa diferente “do conto heroico de destruição”. A sua exposição explora o estatuto e o potencial oculto dos edifícios abandonados na Turquia para descobrir propostas mais esperançosas para o futuro.

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 5 de 10
© Fatih Yılmaz | Ghost Stories

Observando as coisas de um ângulo macro, os curadores do pavilhão turco iniciaram uma convocatória para coletar informações sobre estruturas abandonadas na cidade. Eventualmente, o projeto reimagina os programas e usos destes edifícios, a fim de criar um futuro mais sustentável para a Turquia. Através de sua configuração dupla de "Histórias de Fantasmas" e ""Carrier Bag Theory of Architecture", a exposição incentiva os espectadores a considerarem as dificuldades de reutilizar estruturas existentes. O Pavilhão Turco procura promover uma conversa mais ponderada sobre a dimensão cada vez menor do ambiente urbano e rural, apresentando um manifesto e acolhendo debates sobre a função destas estruturas.

Dado que a construção na Turquia é desencadeada pelo crescimento econômico e não pelas necessidades espaciais, temos muitos edifícios não utilizados, desde hospitais a aeroportos... Num país com um enorme parque imobiliário que deve ser reforçado para resistir aos terramotos – uma vez que é impossível reconstruí-los todos – precisamos encontrar formas de transformar o que existe e introduzir novas ferramentas e métodos para nutrir os nossos sonhos e discussões coletivas. - Sevince Bayrak e Oral Göktaş

Pavilhão dos Países Nórdicos / Girjegumpi

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 9 de 10
© Matteo de Mayda/ Cortesia de 18th International Architecture Exhibition – La Biennale di Venezia, The laboratory of the Future

Semelhante ao Pavilhão Alemão, o Pavilhão Nórdico também remonta ao uso de materiais e ao poder que pode ser encontrado no arquivamento. Com curadoria de Joar Nango, James Taylor-Foster e Carlos Minguez Carrasco, o projeto traz a perspectiva indígena para o primeiro plano. Na verdade, o trabalho de Nango enfatiza as possibilidades de retorno aos materiais indígenas Sámi e da aquisição local deste material como metodologia de descarbonização.

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 3 de 10
© Matteo de Mayda/ Cortesia de 18th International Architecture Exhibition – La Biennale di Venezia, The laboratory of the Future

A biblioteca colaborativa criada, "Girjegumpi", exibe materiais de origem local, incluindo uma escada feita de uma árvore próxima, e incorpora improvisação e acaso. O pavilhão apoia áreas independentes e expressão arquitetônica, ao mesmo tempo em que questiona as normas do ambiente construído e promove métodos de design mais eficientes em termos de recursos e materiais.

O pavilhão pretende promover o compartilhamento de informação, realçar a importância das regiões ao norte e disponibilizar este arquivo a todos. À medida que esses materiais forem mais pesquisados, os curadores acreditam que serão aplicados com mais frequência e empatia aos seus respectivos ambientes construídos. O pavilhão enfatiza a importância de promover conversas cruciais sobre os povos indígenas. "Girjegumpi" transcende as fronteiras contemporâneas e promove o diálogo intercultural e a alocação definitiva de recursos na atual crise climática.

A ideia de reutilização tanto em edifícios como em materiais oferece uma estratégia revolucionária para aumentar a vida útil das estruturas. Envolve uma transformação fundamental no pensamento e no método de resolução de problemas de arquitetos e designers; indo além da simples reciclagem de estruturas existentes. À medida que a descarbonização e a redução da pegada de carbono se tornam os objetivos do futuro do ambiente construído, a reutilização pode começar a ganhar mais popularidade como uma solução sustentável a longo prazo.

Concluindo, estes projetos criam uma narrativa a qual sugere que a metodologia mais eficiente para descarbonizar a arquitetura e o ambiente construído é através de uma mentalidade de reutilização. O Pavilhão da Turquia é um exemplo de pesquisa e curadoria em torno da reutilização adaptativa e da nova vida em edifícios antigos. Ao documentar minuciosamente quais edifícios estão em uso e quais estão abandonados, as conversas podem começar em torno do verdadeiro renascimento e ativação. A outra metodologia é mais semelhante ao Pavilhão Alemão e Nórdico, onde um microfoco nos materiais cria novas possibilidades. Na verdade, o acesso a tipos de reutilização anteriormente inatingíveis pode ser criado por meio da compreensão e arquivamento completo de qualquer conjunto de materiais.

Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais - Imagem 6 de 10
© RMphotostudio | Ghost Stories

Este artigo faz parte dos tópicos do ArchDaily: Descarbonização da Arquitetura.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Ressignificar e reviver: explorando o reuso em pavilhões e bienais" [ A Mindset of Revival: Exploring Reuse in Urban Biennales and Pavilions] 11 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008343/ressignificar-e-reviver-explorando-o-reuso-em-pavilhoes-e-bienais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.