Fundadores do SO? serão os curadores do Pavilhão da Turquia na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

Sevince Bayrak e Oral Göktaş, fundadores do estúdio SO? Architecture and Ideas, foram selecionados como curadores do Pavilhão da Turquia na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, a Bienal de Veneza 2023. Chamada de Ghost Stories: Carrier Bag Theory of Architecture, a instalação questiona como os arquitetos podem transformar edifícios em vez de demolí-los ou deixá-los entregues à própria sorte, revelando propostas que trazem esperança para o futuro. A exposição será realizada de 20 de maio a 26 de novembro de 2023, sob a coordenação da Fundação de Cultura e Artes de Istambul (İKSV).

Fundadores do SO? serão os curadores do Pavilhão da Turquia na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 2 de 4
Cortesia de İKSV

O Pavilhão tem como objetivo abrir o debate sobre atitudes tidas como certas, em relação aos edifícios, para propor resultados mais precisos. De acordo com o Comitê de Seleção - Aslı Çiçek, Prof. Dr. Ayşen Savaş, Neyran Turan, Han Tümertekin e Ertuğ Uçar - a proposta foi selecionada por sua escala cruzada, do edifício ao urbanismo, e entrega o problema contemporâneo da crescente ameaça às construções históricas pela urbanização e obsolescência.

Peças da coleção de edifícios contemporâneos da Turquia serão exibidas como o "laboratório do futuro" para questionar possíveis alternativas de reutilização e abordagens ao patrimônio. Baseada no livro The Carrier Bag Theory, de Ursula K. Le Guin, a exposição sugere ouvir as histórias de edifícios não utilizados, em vez de estruturas heróicas sobre pedestais, além de tirar força da mudança radical que o mundo da arquitetura sofreu nas últimas duas décadas.

Fundadores do SO? serão os curadores do Pavilhão da Turquia na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 3 de 4
Beylikduzu Ataturk Arts and Cultural Center. Imagem © Yercekim

Os trabalhos do SO? Architecture and Ideas foram publicados internacionalmente, vencendo o Young Architects Programme do MoMA/PS1 e o concurso de convidados da Royal Academy of Arts em Londres. O estúdio foi indicado aos prêmios Mies e Aga Khan, e estava entre os finalistas do Architectural Review Emerging Architecture Award 2019. Entre as obras recentes de Sevince Bayrak e Oral Göktaş estão o centro cultural Beylikduzu Ataturk Arts e a transformação de uma piscina e um hangar em um salão público, ambos na cidade de Istambul.

Fundadores do SO? serão os curadores do Pavilhão da Turquia na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 4 de 4
Istanbul Planning Agency Public Hall. Imagem Cortesia de IBB

Para a 18ª edição da Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, a curadora Lesley Lokko escolheu o tema O Laboratório do Futuro. Outros países também anunciaram seus curadores escolhidos. O SPACES foi selecionado como curador do Pavilhão dos Estados Unidos, com um projeto que examina o papel do plástico “literalmente e como metáfora cultural”; a Alemanha escolheu ARCH+ e Summacumfemmer Büro Juliane Greb como curadores com um projeto focado em reparo e manutenção; enquanto o pavilhão dos Emirados Árabes Unidos terá curadoria de Faysal Tabbarah, que escolheu explorar o potencial da paisagem seca de seu país.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Fundadores do SO? serão os curadores do Pavilhão da Turquia na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023" [SO? Selected as Curators of the Pavilion of Turkey at the 2023 Venice Architecture Biennale] 02 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992915/fundadores-do-so-serao-os-curadores-do-pavilhao-da-turquia-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.