Mehmet Kütükçüoğlu, Ertuğ Uçar e Feride Çiçekoğlu serão os curadores do Pavilhão Turco na Bienal de Veneza de 2016

Após um concurso público e uma avaliação de duas etapas, Mehmet Kütükçüoğlu, Ertuğ Uçar, e Feride Çiçekoğlu com o auxílio de Namık Erkal e Cemal Emden, foram selecionados como co-curadores do Pavilhão Turco na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016, dirigida pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena sob o tema "Reporting from the Front". Comissionado pela Fundação de Cultura e Artes de Istanbul (İKSV), o título do projeto - 'Darzanà' - reflete sobre os importantes "portos gêmeos do Mediterrâneo": Istambul e Veneza.

O Pavilhão Turco foi revelada pela primeira vez em 2014 (localizado no Arsenal). Cortesia de ÍKSV

A palavra em si, que descreve uma enseada usada para a construção naval, tem suas origens nas culturas grega, latina, judia, árabe e turca. Neste sentido, o projeto "visa confrontar o Arsenale e os estaleiros históricos de Istambul na Bienal, transportando a doca de Istambul e as associações históricas, trocas, discussões, similaridades, e visões do futuro que a acompanham para um estaleiro em Veneza".

Mehmet V. Kütükçüoğlu 

Mehmet V. Kütükçüoğlu nasceu em Zurique em 1967. Se formou pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica do Oriente Médio (METU) em 1989 e finalizou seu trabalho de conclusão de curso, o qual havia começado na Suíça naquele mesmo ano, na Escola de Arquitetura SCI-ARC em Los Angeles em 1992. Ele trabalhou com diversos arquitetos antes de voltar à Turquia em 1993, incluindo Calatrava e Wagner na Suíça, e Gehry e Johnsons & Favoro nos Estados Unidos. Tem exercido sua carreira profissional como sócio da TEGET Architecture desde 1996. Concomitantemente a suas qualidades profissionais, Kütükçüoğlu também lecionou em SCI-ARC, METU, na Universidade Yıldız Technical e na Universidade Técnica de Istanbul, como parte de sua carreira acadêmica. Além disso, foi o coordenador de um estúdio e é um membro do Conselho de Diretores do Programa em Mestrado em Arquitetura da Universidade Bilgi de Istanbul. Seus artigos na cidade, sua relação com arquitetura e a profissão arquitetônica já foram veiculadas em diversas mídias. Ele continua como sócio da TEGET, com projetos como o Museu Naval de Istanbul, a Casa de Ópera de Izmir e o Centro Cultural Yapı Kredi em Galatasaray.

Ertuğ Uçar

Ertuğ Uçar nasceu em Antalya in 1971. Depois de concluir o Ensino Médio de Antalya, se formou na Faculdade de Arquitetura pela Universidade do Oriente Médio (METU) em 1993. Finalizou seu mestrado em 1999 na mesma área e recebeu prêmios tanto em concursos nacionais, como internacionais. Escreve para publicações especializadas como jornais populares e também já publicou dois livros de contos chamados Rüya Arızaları (Defeitos do Sonho) e Yalnızlığın 17 Türü (17 Meios de Solidão). Trabalhou em escritórios de arquitetos em Antalya, Ankara, e Istanbul de 1993 a 1999 e atualmente continua sua carreira profissional no TEGET, no qual é um sócio. Durante o semestre da primavera de 2006-2007, também foi coordenador da Universidade Técnica Yıldız e da Universidade Técnica de Estúdios de Design Arquitetônicos de Istanbul. Foi curador de várias mostras, inclusive a segunda exposição de Séries de Arquitetura Contemporânea VitrA, Lütfen Rahatsız Etmeyin (Por favor, Nâo Perturbe) e elaborou a exposição Istatistiklal no Artes ZKM de Karlsruhe e Siemens. Atualmente, continua como sócio da TEGET, com projetos como o Museu Naval de Istanbul, a Casa de Ópera de Izmir e o Centro Cultural Yapı Kredi em Galatasaray. 

Feride Çiçekoğlu

Após receber seus diplomas de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da METU, Feride Çiçekoğlu conquistou seu PhD pela Universidade da Pensilvânia em 1976. Depois de sua tese de doutorado criticando a renovação urbana de Pensilvânia, sua carreira acadêmica, a qual se iniciou na Turquia no ramo da arquitetura, foi interrompida pelo Golpe Militar de 12 de Setembro de 1980. Seu primeiro livro Uçurtmayı Vurmasınlar (Não os Deixe Atirar na Pipa), que foi baseado nas memórias de seus quatro anos na prisão, também foi base de seu primeiro roteiro. O sucesso do filme conduziu Çiçekoğlu ao cinema e além de ser roteirista, também se tornou professora, construindo uma carreira acadêmica no ramo. Além de contos, escreveu o roteiro de Umuda Yolculuk (Jornada da Esperança, Prêmio Acadêmico de Melhor Filme de Língua Estrangeira, 1991) e Kumun Tadı (Sabor da Areia, Festival de Filmes em Berlim, 2014). Mantendo sua conexão com arquitetura, Çiçekoğlu focou na sua relação entre cinema e cidade. De 1995 a 1999, assumiu o cargo de editora executiva da Revista Fundação Histórica de Istambul. Seus livros Vesikalı Şehir (Prostituta de Uma Cidade, 2007, Metis) e Şehrin İtirazı (A Oposição da Cidade, 2015, Metis) focaram na representação de Istambul em filmes. Ela também é membro docente do Departamento de Filme e Televisão da Universidade Bilgi de Istambul.

A proposta foi criada por uma equipe que também inclui Hüner Aldemir, Hande Ciğerli, Gökçen Erkılıç, Nazlı Tümerdem e Yiğit Yalgın.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Mehmet Kütükçüoğlu, Ertuğ Uçar e Feride Çiçekoğlu serão os curadores do Pavilhão Turco na Bienal de Veneza de 2016" [Mehmet Kütükçüoğlu, Ertuğ Uçar and Feride Çiçekoğlu to Curate Turkish Pavilion at 2016 Venice Biennale] 07 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783166/mehmet-kutukcuoglu-ertug-ucar-and-feride-cicekoglu-to-curate-turkish-pavilion-at-2016-venice-biennale> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.