SPACES assumirá curadoria do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

A galeria SPACES, com sede em Cleveland, foi selecionada para organizar a exposição dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, em colaboração com o Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos EUA. Como curadoras, Tizziana Baldenebro, diretora executiva da galeria, colaborou com Lauren Leving, curadora do Museu de Arte Contemporânea de Cleveland, na proposta. Juntas, elas planejam preencher o espaço do pavilhão com obras em plástico de professores de arquitetura, designers e artistas. A exposição, intitulada Everlasting Plastics, pretende examinar o papel deste material “literalmente e como metáfora cultural”.

À medida que a crise climática se torna uma realidade tangível, nossos objetos diários devem ser agentes de mudança. Esta exposição reúne uma série de práticas que estão examinando, salvando e revertendo uma calamidade global. — Tizziana Baldenebro

Enquanto a exposição ainda não tomou forma, a SPACES anunciou que atuará como “comissária” da exposição nos EUA. As curadoras convidaram vários artistas e designers para apresentar trabalhos durante o evento, incluindo a escultora Lauren Yeager, de Cleveland; Xavi Laida Aguirre, professor assistente do MIT; Ang Li, arquiteto e professor assistente da Northeastern University em Boston; o artista de práticas sociais de Chicago Norman Teague; e o designer Simon Anton, co-fundador do coletivo de design baseado em Detroit, Thing Thing.

De acordo com Baldenebro, todos os cinco artistas e designers convidados estão levando em consideração sistemas e produção de resíduos e seu impacto nas comunidades, especialmente no centro-oeste americano, onde a produção de polímeros à base de petróleo é uma parte importante da indústria. Como a exposição se concentra na importância do plástico para a sociedade americana, também considera seu impacto positivo e os possíveis usos do material para salvar vidas. Ao mesmo tempo em que abre a discussão sobre as maneiras pelas quais os plásticos moldam e corroem as ecologias e economias contemporâneas, a exposição também busca destacar possíveis alternativas e reinterpretações necessárias para a utilização dos plásticos.

SPACES assumirá curadoria do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 - Imagem 2 de 2
1. Pavilhão dos EUA na 16ª Exposição Internacional de Arquitetura. Cortesia de School of the Art Institute of Chicago and the University of Chicago. Imagem © Tom Harris

As curadoras também estão considerando as limitações de expor em Veneza e tentando tornar a exposição mais acessível ao público norte-americano. Isso inclui a organização de apresentações em todo o estado após o fechamento da Bienal e a abertura dos eventos para participação online. A exposição também será acompanhada por uma série de palestras, cursos para estudantes e workshops. "Everlasting Plastics" estará em exibição de sábado, 20 de maio a domingo, 26 de novembro de 2023, no Pavilhão dos EUA, de propriedade da Fundação Solomon R. Guggenheim e operado pela Coleção Peggy Guggenheim em Veneza.

Para a 18ª edição da Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, a curadora Lesley Lokko escolheu o tema O Laboratório do Futuro. Outros países também anunciaram seus curadores selecionados. Luxemburgo nomeou Francelle Cane e Marija Marić para seu pavilhão, com um projeto focado na compreensão dos recursos e bens comuns da Terra; A Alemanha escolheu ARCH+ e Summacumfemmer Büro Juliane Greb como curadores com um projeto focado em reparo e manutenção; enquanto o pavilhão dos Emirados Árabes Unidos terá a curadoria de Faysal Tabbarah, que escolheu explorar o potencial da paisagem seca de seu país.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "SPACES assumirá curadoria do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023" [SPACES Selected as Curators of the U.S. Pavilion at the 2023 Venice Architecture Biennale] 14 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991986/spaces-assumira-curadoria-do-pavilhao-dos-eua-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.