Theaster Gates recebe o Prêmio Vincent Scully 2023

O National Building Museum anunciou Theaster Gates como o 25º laureado do Prêmio Vincent Scully. Iniciado em 1999, o prêmio é uma forma de reconhecimento pela excelência nas áreas de design, arquitetura, preservação histórica e urbanismo, abrangendo prática e crítica. Theaster Gates é um artista reconhecido internacionalmente por sua atuação no desenvolvimento social, regeneração urbana e ativações culturais.

Theaster Gates é mais conhecido por sua perspectiva original sobre arte e desenvolvimento social, que encontra suas raízes principalmente em Chicago. Por meio de desenvolvimentos com a terra, esculturas, performance e teoria espacial, seu trabalho explora a cultura negra de vários ângulos. De fato, ele reinventou o papel do artista como catalisador de mudanças, pensador, criador e construtor. Gates fez de sua missão revitalizar áreas degradadas, aproveitando sua experiência em planejamento urbano e preservação e enfatizando a ideia de "vida dentro das coisas". Gates também foi pioneiro em um conceito inovador de land art e investimento comunitário que recebeu elogios de planejadores urbanos, arquitetos, artistas e inovadores.

Theaster Gates recebe o Prêmio Vincent Scully 2023 - Imagem 3 de 3
29 de setembro de 2020 – Chicago, IL – Theaster Gates em seu estúdio – Lyndon French. Imagem cortesia de Theaster Gates

Theaster Gates foi selecionado como o ganhador do Prêmio Vincent Scully por um comitê presidido por Ellen Dunham-Jones e composto por figuras proeminentes, especialmente Paul Goldberger, Nancy Levinson, Stephen Luoni e Walter Hood. A "prática de colecionar" de Gates foi um dos aspectos de seu trabalho que cativou a atenção do júri e ajudou a garantir sua seleção para o Prêmio Scully. Quando ele adquiriu o Prairie Avenue Bookshop Archive, com 14.000 volumes, e o armazenou em um edifício reformado dentro do Dorchester Projects, em Chicago, em 2009, essa prática tornou-se amplamente conhecida. Ele gradualmente aumentou sua coleção para incluir 10.000 LPs de uma loja de discos local, 60.000 slides de vidro do departamento de história da arte da Universidade de Chicago e vários artefatos históricos. Esta prática única de coleta busca preservar e ampliar o valor, as histórias e os relatos contidos nesses objetos.


Artigo Relacionado

Zaha Hadid Architects Shortlisted in Cultural Center Competition in Sejong, Seoul

Em 2010, Theaster Gates fundou a Rebuild Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promove a arte, a cultura e a melhoria de bairros. Por meio de programas artísticos gratuitos e instalações culturais de ponta no bairro de Grand Crossing, na zona sul de Chicago, a instituição beneficente ajuda artistas e fortalece comunidades. Na verdade, mais de 40 edifícios abandonados foram salvos através dos esforços da fundação. No geral, Gates procura ativamente construir locais culturais que destaquem a habilidade, a excelência e a beleza do bairro South Side.

Theaster Gates recebe o Prêmio Vincent Scully 2023 - Imagem 2 de 3
Serpentine Pavilion 2022 / Theaster Gates. Imagem © Iwan Baan

Em agosto deste ano, a Rebuild Foundation de Theaster Gates transformou a Escola Primária St. Laurence em um novo centro de artes de 3.700,00 m² (40.000 ft²) no South Side de Chicago. A escola primária, anteriormente vazia, no bairro local de St. Laurence, em Chicago, foi reimaginada para resgatar espaços internos e externos, tornando-a um centro cultural. Além disso, o National Museums Liverpool revelou recentemente uma versão revisada da reforma da orla da cidade, liderada pelo arquiteto Asif Khan e pelo artista Theaster Gates. A proposta inclui a renovação das áreas públicas de Canning Dock, um distrito historicamente significativo situado no coração das docas de Liverpool. Por fim, o artista de renome mundial é famoso por projetar a 21º Serpentine Pavilion, a Black Chapel.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Theaster Gates recebe o Prêmio Vincent Scully 2023" [Theaster Gates Receives the 2023 Vincent Scully Prize] 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008342/theaster-gates-recebe-o-premio-vincent-scully-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.