Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool

O National Museums Liverpool (NML) anunciou uma versão revisada do projeto da orla da cidade, desenvolvido pelo arquiteto Asif Khan e pelo artista Theaster Gates. Os planos incluem a reforma dos espaços públicos em Canning Dock, uma área histórica central nos portos de Liverpool. Como parte do Waterfront Transformation Project, as intervenções visam criar espaços públicos acessíveis para atender melhor a comunidade e criar uma ligação entre os museus próximos. A proposta preliminar está aberta para consulta pública.

Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 2 de 9Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 3 de 9Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 4 de 9Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 5 de 9Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Mais Imagens+ 4

Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 5 de 9
Ponte de pedestres - imagem aérea. Imagem © Asif Khan Studio

Asif Khan e Theaster Gates lideram o projeto por meio de uma série de métodos colaborativos. O projeto inclui a adição de uma nova ponte para pedestres, a reforma da paisagem urbana e a introdução da experiência South Dry Dock, uma intervenção que visa responder à história única da área e seu papel pivô na escravidão transatlântica. A iniciativa busca revitalizar o espaço público como um ambiente de educação e recreação, convidando os visitantes a explorar a história da orla.

Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 2 de 9
Espaço de contemplação. Imagem © Asif Khan Studio

South Dry Dock, reimaginada de forma colaborativa por Khan e Gates, tem um espaço multiuso dedicado à contemplação e educação. A estrutura translúcida visa criar uma experiência envolvente e abrir a conversa sobre a complexa história de Liverpool e sua pegada global. Além disso, uma ponte para pedestres vai ligar o Royal Albert Dock ao Canning Quayside, criando uma conexão melhor entre o International Slavery Museum, o Maritime Museum, o Museum of Liverpool e a orla em geral.

Para refletir a complexa história da área, foi necessário um processo de co-produção para garantir que as ideias vindas da comunidade fossem integradas ao projeto, que é financiado pelo fundo Leveling Up do governo e é liderado pelo Liverpool City Council, em colaboração com o Tate Liverpool.

Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 8 de 9
Área pública do cais. Imagem © Asif Khan Studio

Os diques secos e cais têm uma narrativa tão poderosa, e ao longo do processo de co-produção, garantimos que o feedback e as ideias vindas diretamente de nossas comunidades sejam integradas aos desenhos. Há muito a ser feito nesse processo, mas esperamos que, por meio de consultas públicas, mais feedback ajude a informar o desenvolvimento contínuo do design. - Liz Stewart, líder do Canning Dock para National Museums Liverpool.

Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 6 de 9
Ponte de pedestres - posição de ponte elevada. Imagem © Asif Khan Studio

Em 2022, o artista de Chicago Theaster Gates foi selecionado para projetar o 21º Serpentine Pavilion, tornando-se o primeiro não-arquiteto a fazer a curadoria do evento anual nos Kensington Gardens. O trabalho de Gates envolve teoria do espaço, desenvolvimento de terreno, escultura e performance, baseando-se em seu interesse e treinamento em planejamento urbano e preservação. O arquiteto Asif Khan lidera um estúdio de arquitetura londrino focado em exploração material e inovação social. Projetos recentes incluem a reforma do famoso Barbican Center em Londres, feita em colaboração com Allies and Morrison, e o design dos portais de entrada da Expo 2020 Dubai "Mashrabiya".

Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool - Imagem 4 de 9
Interior do espaço de contemplação . Imagem © Asif Khan Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Asif Khan e Theaster Gates divulgam novo projeto para a orla de Liverpool" [Asif Khan and Theaster Gates Release New Vision for Liverpool’s Waterfront Transformation Project] 05 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000310/asif-khan-e-theaster-gates-divulgam-novo-projeto-para-a-orla-de-liverpool> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.