Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Laurian Ghinitoiu

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

David Adjaye e Serpentine Galleries lançam chamada para instalação de realidade aumentada

15:00 - 13 Fevereiro, 2019
David Adjaye e Serpentine Galleries lançam chamada para instalação de realidade aumentada, Realidade aumentada. Cortesia de Matt Alderton
Realidade aumentada. Cortesia de Matt Alderton

As Serpentine Galleries, o Google Arts & Culture e o arquiteto e curador David Adjaye lançaram uma chamada para instalações com realidade aumentada que serão apresentadas juntamente com o Serpentine Pavilion 2019. Os candidatos são convidados a propor "espaços imaginários da cidade e especulações sobre o ambiente construído" a serem desenvolvidos e experimentados através de realidade aumentada (RA).

Architectural League de Nova Iorque anuncia vencedores do programa Emerging Voices 2019

15:00 - 8 Fevereiro, 2019

A Architectural League de Nova Iorque anunciou os vencedores do Emerging Voices 2019, um prêmio concedido anualmente a oito indivíduos ou escritórios com sede nos EUA, Canadá ou México. O programa Emerging Voices, que está em sua 37ª edição, procura destacar o trabalho de jovens em ascensão que tem potencial para influenciar o campo da arquitetura.

O programa Emerging Voices é considerado um dos prêmios mais prestigiados da arquitetura norte-americana. Grande parte dos 250 escritórios já premiados passou a ser internacionalmente reconhecida. 

Ventilação cruzada? Efeito chaminé? Entenda alguns conceitos de ventilação natural

07:28 - 21 Dezembro, 2018
Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima. Image © Nelson Kon
Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima. Image © Nelson Kon

Nada mais racional que utilizar o vento, um recurso natural, gratuito, renovável e saudável, para melhorar o conforto térmico de nossos projetos. A consciência da finitude dos recursos e a demanda pela redução no consumo energético tem retirado o protagonismo dos sistemas de ar condicionado, fazendo com que arquitetos e engenheiros voltem-se ao sistemas passivos para melhoria do conforto térmico nos interiores. É evidente que há climas extremos em que não há escapatórias, senão o uso de sistemas artificiais, mas em grande parte da superfície terrestre é possível proporcionar um fluxo de ar agradável através dos ambientes por meio de sistemas passivos, principalmente se as ações forem consideradas durante a etapa de projeto. 

O tema é altamente complexo e abrangente, mas abordaremos sinteticamente alguns conceitos, exemplificando-os com projetos construídos. Uma série de sistemas de ventilação pode auxiliar nos projetos: ventilação natural cruzada, ventilação natural induzida, efeito chaminé e resfriamento evaporativo, que combinados à correta utilização de elementos construtivos possibilita melhoria no conforto térmico e diminuição no consumo de energia. 

Visite o Serpentine Pavilion de Frida Escobedo com este passeio virtual em 360°

15:00 - 28 Junho, 2018

Para os leitores de todo o mundo que acompanharam com entusiasmo a abertura do Serpentine Pavilion de Frida Escobedo, mas não conseguiram ir a Londres para experienciá-lo na vida real, o fotógrafo Nikhilesh Haval, do estúdio nikreations, pode ajudar.

Do mesmo modo como fez em 2016 com o pavilhão do BIG e em 2015 com o projeto de SelgasCano, o passeio virtual em 360° de Haval mostra o pavilhão de Escobedo em detalhes, oferecendo ao público uma oportunidade de ver de perto a fachada de celosias, o espelho d'água e a cobertura espelhada. Quando chegar ao pátio, não se esqueça de olhar para cima!

Exposição "Freestanding" revela a poética da arquitetura de Sigurd Lewerentz

16:00 - 22 Junho, 2018
Exposição "Freestanding" revela a poética da arquitetura de Sigurd Lewerentz, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Como parte de nossa cobertura para Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos Freestanding, uma exposição no Pavilhão Central da Bienal. Abaixo, a equipe descreve sua contribuição com suas próprias palavras.

Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres

15:00 - 11 Junho, 2018
Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O Serpentine Gallery Pavilion 2018, projetado por Frida Escobedo, foi inaugurado no Hyde Park, em Londres. O projeto de Frida Escobedo, que combina elementos típicos da arquitetura mexicana com referências locais de Londres, conta com um pátio definido por dois volumes retangulares construídos com telhas de cimento. Essas telhas são empilhadas para formar uma celosia, uma espécie de parede permeável típica da arquitetura mexicana, que permite a circulação do ar e visibilidade.

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Laurian Ghinitoiu + 11

En Reserva: Pavilhão do Peru na Bienal de Veneza 2018

16:00 - 31 Maio, 2018
En Reserva: Pavilhão do Peru na Bienal de Veneza 2018, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

En Reserva, pavilhão do Peru na Bienal de Veneza 2018, tenta mostrar a existência de uma camada milenar escondida na cidade de Lima, revelando sua generosidade urbana e arquitetônica através de diferentes escalas.

A exposição, com curadoria das arquitetas Marianela Castro de la Borda e Janeth Boza e do jornalista Javier Lizarzaburu, apresenta uma grande caixa que é percorrida de maneira perimetral, convidando o visitante a reconstruir as ligações entre o passado e o presente para, então, imaginar o futuro.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © José Tomás Franco + 10

Desenho e expressionismo na Bauhaus

10:00 - 15 Abril, 2018

O curso de pós-graduação de Arquitetura, Educação e Sociedade da Escola da Cidade convidou Rodrigo Mendes de Souza para apresentar sua pesquisa sobre o programa pedagógico da Bauhaus Vorkurs durante a direção de Walter Gropius.

Rodrigo Mendes de Souza abordou, por meio das teorias  da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit, o Programa Pedagógico de Walter Gropius para a Bauhaus. Ele se baseou em diversos autores, como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, e G. Semper para melhor compreender a prática e a teoria pedagógica dessa escola.

Um mergulho na triste história da Escola Flutuante de Makoko projetada por NLÉ Architects

07:00 - 29 Março, 2018
© NLÉ architects
© NLÉ architects

Uma semana após seu criador ter sido premiado com o Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2016, a Escola Flutuante de Makoko entrou em colapso e naufragou depois que fortes chuvas assolaram a cidade de Lagos, na Nigéria. Projetada pelo arquiteto nigeriano Kunlé Adeyemi, da NLÉ Architects, a escola estava localizada em plena baía da maior cidade do país. Quase dois anos depois, a escritora Allyn Gaestel, natural de Lagos, publicou uma investigação sobre a vulnerável comunidade costeira e sobre o arquiteto por trás do projeto naufragado, uma narrativa cativante intitulada "Things Fall Apart".

Companhia de Energia de Shenzhen projetada pelo BIG, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

07:00 - 25 Março, 2018
Companhia de Energia de Shenzhen projetada pelo BIG, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Ao projetar a Companhia de Energia de Shenzhen, o escritório Bjarke Ingels Group (BIG) dedicou especial atenção a uma característica do edifício: a fachada. Sabiam que, em tal clima, o uso de um envelope de vidro tradicional superaqueceria os interiores e forçaria o uso de equipamentos de ar condicionado. A proposta do BIG, vencedora de um concurso internacional, apresenta uma fachada dobrada como um origami que proporciona alto isolamento térmico e difunde a luz natural, ao passo que faz uso do sol para gerar energia através de painéis fotovoltaicos.

Laurian Ghinitoiu registra o edifício contra o pano de fundo metropolitano de Shenzhen, uma das maiores cidades da China.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 13

Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"

12:00 - 9 Março, 2018
Balkrishna Doshi named 2018 Pritzker Prize Laureate. Cortesia de VSF
Balkrishna Doshi named 2018 Pritzker Prize Laureate. Cortesia de VSF

Na quarta-feira, o mundo conheceu o mais novo laureado do Prêmio Pritzker: Balkrishna Doshi, o primeiro arquiteto indiano a receber a maior honra da arquitetura. O júri afirmou que "com uma compreensão e apreciação das tradições profundas da arquitetura da Índia, Doshi uniu prefabricação e conhecimentos locais, desenvolvendo um vocabulário em harmonia com a história, cultura, tradições locais e os tempos de mudança de seu país de origem".

Enquanto os arquitetos na Índia estão alegres comemorando a escolha, Anupama Kundoo, professor da IE School of Architecture and Design, compartilhou seus pensamentos sobre o Prêmio Pritzker de Doshi. "É oportuno reconhecer uma compreensão holística do papel do arquiteto, onde o projeto do ambiente construído é visto como intervenções sensíveis que mantem a escala humana na paisagem construída pelo homem", afirmou Kundoo.

Quem é Balkrishna (B.V.) Doshi? 12 coisas para saber sobre o ganhador do Pritzker de 2018

13:01 - 7 Março, 2018
Quem é Balkrishna (B.V.) Doshi? 12 coisas para saber sobre o ganhador do Pritzker de 2018, Le Corbusier e Balkrishna Doshi. Cortesia de Balkrishna Doshi.
Le Corbusier e Balkrishna Doshi. Cortesia de Balkrishna Doshi.

B.V. Doshi, um dos praticantes mais célebres da arquitetura indiana moderna, nasceu em Pune, na Índia, em 1927. Quase 90 anos depois, o júri do Prêmio Pritzker escolheu-o como o laureado de 2018. Conheça a história de Doshi - incluindo seu relacionamento íntimo com o lendário Le Corbusier - nesta lista de fatos interessantes.

ArchDaily X MINI Clubman: uma iniciativa de recuperação de edifícios

18:00 - 5 Fevereiro, 2018
ArchDaily X MINI Clubman: uma iniciativa de recuperação de edifícios, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

"O prédio mais verde é aquele que já foi construído". (Carl Elefante, FAIA)

Até 2050 a população que vive em áreas urbanas duplicará e as cidades precisam encontrar formas sustentáveis ​​para acomodar este movimento de massas. Muitas vezes, verificamos que os projetos estão sendo construídos o mais rápido possível para suportar o crescimento, mas esses edifícios acabam por carecer de caráter e tornam a cidade genérica. Uma solução mais inteligente e sustentável é aumentar a densidade dos centros existentes, bem como recuperar as estruturas existentes através da remodelação e da reutilização.

Transformar o que é antigo em algo novo é um processo desafiador. Isso requer uma visão ousada e um compromisso rigoroso de projetar.

Royal Architectural Institute of Canada anuncia beneficiários de bolsas honorárias de 2018

19:00 - 29 Janeiro, 2018
Royal Architectural Institute of Canada anuncia beneficiários de bolsas honorárias de 2018, Serpentine Pavilion. Image © Laurian Ghinitoiu
Serpentine Pavilion. Image © Laurian Ghinitoiu

O Royal Architectural Institute of Canada (RAIC) selecionou quatro arquitetos de todo o mundo para receber bolsas honorárias em 2018. Os membros honrados deste ano demonstram as diversas maneiras pelas quais os arquitetos contribuem com projetos exemplares para a profissão, com um impacto positivo na sociedade.

Quem recebeu a honraria foram a arquiteta francesa Odile Decq, o nativo de Burkina Faso Diébédo Francis Kéré, e os arquitetos americanos William J. Stanley III e John Sorrenti,

Mais sobre os bolsistas honorários a seguir.

As 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017

15:00 - 8 Janeiro, 2018
As 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017, © Shu He
© Shu He

Dedicamo-nos a compartilhar a melhor arquitetura do mundo, no entanto, sem profissionais que se esforçam para realizar incríveis trabalhos fotográficos, não conseguiríamos atingir e inspirar um número tão grande de leitores. Por esse motivo, apresentamos a seguir as 50 fotografias de arquitetura mais populares de 2017. 

Laurian Ghinitoiu registra o Chaoyang Park Plaza do MAD em seu contexto urbano

15:00 - 31 Dezembro, 2017
Laurian Ghinitoiu registra o Chaoyang Park Plaza do MAD em seu contexto urbano, Chaoyang Park Plaza / MAD Architects. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Chaoyang Park Plaza / MAD Architects. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Localizado no maior parque remanescente do distrito financeiro central de Pequim, o Chaoyang Park Plaza, projetado pelo escritório MAD Architects, foi inaugurado mais cedo que o previsto. Ostentando imponentes volumes revestidos de vidro negro, o complexo imediatamente se destaca de seu contexto urbano.

Nesta série de fotos, Laurian Ghinitiou registra a série de edifícios, chamando a atenção para suas relações com o entorno. Das ruas movimentadas aos residentes que pescam na lagoa próxima e os arranha-céus adjacentes, as fotografias de Ghinitiou nos recordam que toda arquitetura é um produto das pessoas e do ambiente construído circundante - mesmo as formas mais dramáticas.

Veja a série de fotografias, a seguir:

Chaoyang Park Plaza / MAD Architects. Imagem © Laurian Ghinitoiu Chaoyang Park Plaza / MAD Architects. Imagem © Laurian Ghinitoiu Chaoyang Park Plaza / MAD Architects. Imagem © Laurian Ghinitoiu Chaoyang Park Plaza / MAD Architects. Imagem © Laurian Ghinitoiu + 46

Serpentine Pavilion de Francis Kéré será instalado permanentemente na Malásia

07:00 - 21 Dezembro, 2017
Serpentine Pavilion de Francis Kéré será instalado permanentemente na Malásia, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Um mês após o encerramento de seu programa, o elogiado Serpentine Pavilion de Francis Kéré será transportado para seu lar permanente, do outro lado do mundo.

Segundo o jornal The Star, a estrutura foi comprada pela Ilham Gallery, com sede em Kuala Lumpur, que está agora procurando um local permanente para o pavilhão.

Huangshan Mountain Village / MAD Architects

09:00 - 27 Novembro, 2017
Huangshan Mountain Village / MAD Architects, © Shu He
© Shu He

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Huangshan National Park, Huangshan Qu, Huangshan Shi, Anhui Sheng, China, 245800, China
  • Diretores Responsáveis

    Ma Yansong, Qun Dang, Yosuke Hayano
  • Sócio Responsável

    LIU Huiying
  • Área

    613.200 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias