A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições

Abrigando objetos de importância artística, cultural, histórica e científica, o termo ‘museu’ é derivado do latim. No que diz respeito à antiguidade clássica, em grego antigo ‘mouseion’, que significa ‘conjunto de musas’, era uma instituição filosófica, um lugar para contemplação e pensamento. Essas musas referem-se às 9 musas da mitologia grega, as deusas das artes e das ciências e patronas do conhecimento. As origens dos primeiros museus vêm de coleções particulares de famílias, indivíduos ou instituições ricas, exibidas em “gabinetes de curiosidades” e muitas vezes em templos e locais de culto. Entretanto, estas “coleções” são antecessoras do museu moderno. Elas não buscavam categorizar e exibir racionalmente suas coleções, como as exposições que vemos hoje.

Em definição, o museu moderno é um edifício ou instituição que cuida ou exibe uma coleção de artefatos de importância cultural, histórica, científica ou artística. Por meio de exposições permanentes e temporárias, a maioria dos museus públicos disponibiliza esses artefatos para visualização e, muitas vezes, procuram conservar e documentar sua coleção, para atender tanto à pesquisa quanto ao público em geral. Em essência, os museus abrigam coleções importantes, sejam elas em pequena ou grande escala.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 2 de 11A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 3 de 11A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 4 de 11A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 5 de 11A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Mais Imagens+ 6

No que diz respeito à antiguidade clássica, a arte era exibida em todos os lugares, seja em prédios públicos ou nas casas de indivíduos ricos. A arte como noção era inseparável da religião, mas o museu moderno faz o contrário. Hoje os objetos são ‘musealizados’, retirados de seu contexto original e isolados de suas condições históricas, o museu moderno transforma um objeto em obra simplesmente exibindo-o.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 10 de 11
A Antiga Biblioteca de Alexandria / O. Von Corven. Imagem Cortesia de Wikicommons

Coleções como o Mouseion de Alexandria, fundado por volta de 280 a.C., foi um exemplo de instituto de pesquisa semelhante ao da tipologia de museu, com uma comunidade de estudiosos. Conhecido por sua grande coleção de livros, há quem diga que alguns espécimes botânicos e zoológicos podem ter sido coletados como parte de uma homenagem às próprias musas. Outras coleções, incluindo o "museu" de Ennigaldi-Nanna (por volta de 530 a.C.) onde atualmente é o Iraque, continham artefatos de civilizações mesopotâmicas anteriores, sugerindo o desenvolvimento inicial de características semelhantes a museus.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 9 de 11
Musei Wormiani Historia o frontispício do Museu Wormianum representando Wormius gabinete de curiosidades / 1655. Imagem Cortesia de Wikicommons

Entre cerca de 1550 e 1750, o Wunderkammer - um gabinete de curiosidades - era um método comum de exibição de coleções interessantes. O Museu Wormiani (1655) de Ole Worm é um bom exemplo da natureza incomum do gabinete como era no início. Na falta de organização ordenada, apresentava uma série de artefatos e espécimes incomuns, decorando as paredes e os tetos. Essa tipologia de coleção geralmente apresentava antiguidades, objetos de história natural e arte, muitas vezes divididos em quatro categorias, nomeadas em latim: Naturalia (produtos da natureza e criaturas raras que pareciam monstros), Artificialia (objetos artificiais criados por humanos, incluindo antiguidades e arte), Exotica (objetos exóticos, animais e plantas coletados de lugares distantes) e Scientifica (habilidades do homem, incluindo relógios e instrumentos científicos).

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 5 de 11
Um Gabinete Pintado por Frans II Francken / 1636. Imagem Cortesia de of Wikicommons

Muitas vezes esses “gabinetes” não foram construídos fundamentados na verdade. Muitas plantas e animais conservados foram costurados para fazer criaturas e feras fantásticas. O espírito do gabinete não era ser cientificamente preciso, mas imaginativo e repleto de espécimes fascinantes. Uma combinação de fato e ficção de expedições e viagens.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 2 de 11
Ashmolean Museum / Oxford . Imagem Cortesia de Lewis Clarke / Wikicommons CC BY-SA 2.0

A palavra museu, como é, foi usada na Europa do século XV para descrever as obras de Lorenzo de’ Medici em Florença, Itália. Mais tarde, foi usado para descrever o catálogo da coleção de arte de John Tradescant, 'musaeum Tradescantianum', publicado em 1656. Essa coleção específica foi transferida por Elias Ashmole para um novo prédio na Universidade de Oxford, que foi construído especialmente como hospedeiro e é chamado de Museu Ashmolean. Aberto ao público em 1683, o museu é considerado um dos primeiros museus modernos construídos sobre os conceitos conhecidos hoje e foi o primeiro museu universitário da história.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 7 de 11
Victoria & Albert Museum / Londres . Imagem Cortesia de Diliff / Wikicommons CC BY-SA 3.0

O museu que mais se assemelha à exposição moderna, popularizou-se predominantemente no final do século 19 e início do século 20, época chamada de “era do museu”. Os primeiros museus tornados “públicos” eram muitas vezes acessíveis apenas às classes média e alta, e mesmo assim eram de difícil acesso. Havia uma preocupação de que grandes multidões pudessem danificar os artefatos. Portanto, os visitantes de museus, como o Museu Britânico, deveriam solicitar a admissão por escrito e eram conduzidos pelas galerias em pequenos grupos. À medida que o museu se tornou mais estabelecido, tornou-se mais popular entre uma variedade maior de classes sociais e deu lugar à expansão tanto em design quanto em capacidade.

O nascimento do Victoria and Albert em Kensington, Londres, é um exemplo chave de transformação do museu moderno. As suas origens estão na “Grande Exposição” de 1851, também conhecida como “obras de todas as nações” ou “exposição do Palácio de Cristal”. Como a primeira mostra internacional de design e produção, levou ao desenvolvimento de vários estabelecimentos institucionais, incluindo um distrito cultural de museus e faculdades em South Kensington, Londres.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 11 de 11
Crystal Palace / 1851. Imagem Cortesia de Wikiarquitectura.com

A Grande Exposição procurou expressar métodos de design interdisciplinar nas “obras das indústrias de todas as nações”. Construído dentro do Crystal Place, um vasto salão de exposições de ferro e vidro, projetado pelo arquiteto Sir Joseph Paxton para maximizar o espaço interior e grande quantidade de luz. Considerado um novo fenômeno moderno, apesar da existência de coleções semelhantes, buscou expor a indústria britânica no mercado internacional. Destaca uma era de revolução industrial, de invenção, descoberta científica e um novo estilo de arquitetura, um dos quais foi baseado na arquitetura clássica, mas procurou usar técnicas e materiais de produção modernos.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 4 de 11
Museu Solomon R. Guggenheim / Nova Iorque . Imagem © Laurian Ghinitoiu

No pós-guerra, a progressão do museu em um sentido arquitetônico foi inovadora, dando lugar a uma nova noção de Modernismo. O museu Solomon R. Guggenheim (1959) projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright é um monumento ao modernismo com qualidades únicas e muito orgânicas, construído para ser diferente de qualquer outro museu do mundo. Concebido com características atmosféricas em mente, ele usa formas modernistas para complementar as obras de arte. Estética e cor mínimas para acentuar e destacar a obra de arte, em vez de noções clássicas de artefatos de 'enquadramento' com grandeza correspondente. O museu como uma exposição, construído para servir os artefatos ao invés de acomodá-los.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 8 de 11
Museu Solomon R. Guggenheim / Nova Iorque . Imagem © Laurian Ghinitoiu

Nos últimos anos, uma nova onda de design inovador de exposições começou a enfeitar nossos museus, transformando-os de meras galerias em locais interativos e envolventes. Uma mudança de paradigma na tecnologia de design digital permitiu que a arquitetura de museus fosse desenvolvida rapidamente. Oferecendo soluções em display, novas tecnologias associadas à iluminação, controle de temperatura etc. oferece novos métodos de apresentação de artefatos para melhor atender o público e o meio científico, com o surgimento da realidade virtual e outros empreendimentos estimulantes.

A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 3 de 11
© ArchExists, Courtesy of Ennead Architects. ImageShanghai Astronomy Museum / China
A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições - Imagem 6 de 11
O uso da realidade virtual no Museu de Astronomia de Xangai / China . Imagem Cortesia de Ennead Architects

O papel dos museus mudou drasticamente ao longo do tempo. O museu contemporâneo é uma exposição para todos, convidando diversos públicos de todas as partes do globo. Além de seu papel tradicional de preservar, coletar e compartilhar coleções, os museus agora descobrem que têm um papel cada vez maior no apoio ao desenvolvimento geral das comunidades, moldando identidades e as aproximando. De exclusivo a acessível e de privado a público, o museu continuará a evoluir, seja por meio da realidade virtual ou por meio de novas tecnologias inovadoras.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leete, Rebecca Ildikó. "A transformação do museu: do gabinete de curiosidades às exposições" [The Transformation of the Museum: From Curiosity Room to Exhibition ] 04 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982045/a-transformacao-do-museu-do-gabinete-de-curiosidades-as-exposicoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.