Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim

A arquitetura em Berlim está sendo projetada para explorar novas ideias nas fachadas dos edifícios. Berlim é uma cidade definida por uma mistura eclética de estilo e uma rica história. Seu ambiente construído foi dramaticamente moldado por uma série de programas municipais de construção, além de um passado de extensa demolição, áreas residenciais planejadas e diversos novos projetos culturais. Combinada com influências de toda a Europa, a arquitetura contemporânea de Berlim apresenta novas ideias sobre conceitos de construção, formas e fachadas.

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 2 de 11Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 3 de 11Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 4 de 11Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 5 de 11Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Mais Imagens+ 6

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 9 de 11
© Ute Zscharnt

Reunindo projetos que estão repensando as elevações de edifícios, cada um dos projetos a seguir está localizado em Berlim. Empurrando os limites, eles representam uma série de movimentos formais e espaciais em diferentes programas e escalas. Ao mesmo tempo, eles se baseiam na história cultural de Berlim e reinterpretam técnicas e métodos de construção do passado. O resultado é uma celebração da natureza eclética da cidade através da arquitetura e do ambiente construído.

Edifício Bricks Berlin Schoeneberg / GRAFT

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 4 de 11
© Bttr GmbH

Na Hauptstrasse em Schöneberg de Berlim, a GRAFT revitalizou as instalações históricas dos correios, expandindo-as com dois novos edifícios e convertendo os terraços originais para fins comerciais. Assim, criou-se um moderno conjunto de 32.000m2 acessível ao público, composto por escritórios, restaurantes, lojas e apartamentos. A área ao redor do complexo de edifícios é um dos bairros residenciais mais movimentados da cidade

cube berlin Smart Office Building / 3XN

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 10 de 11
© Adam Mørk

Este edifício escultural e icônico apresenta tecnologias pioneiras de escritórios inteligentes e está situado no coração de Berlim, no historicamente significativo Washingtonplatz. Como um dos novos espaços públicos emergentes de Berlim, o local oferece o cenário ideal para este novo marco, que mostra os mais recentes avanços em sustentabilidade, design, digitalização e conforto. A cube berlin faz parte do plano diretor da Europacity - um distrito urbano emergente em torno da principal estação de trem de Berlim.

Axel Springer Campus / OMA

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 7 de 11
© Laurian Ghinitoiu

A Axel Springer promoveu uma mudança da mídia impressa para a digital. Seu novo edifício no campus em Berlim atua como um símbolo e uma ferramenta nesta transição - um edifício para atrair a elite da Boêmia digital da Alemanha. Dividido por um átrio diagonal que se abre para os edifícios já existentes da Axel Springer, a essência do projeto é uma série de pavimentos terraço, que juntos configuram um 'vale'. Este por sua vez, cria um palco informal no centro.

Labels Berlin 2 / HHF Architects

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 3 de 11
© Iwan Baan

O novo centro de moda, Labels Berlin 2, foi concebido para oferecer espaço de exposição para cerca de trinta diferentes marcas de moda internacionais. Uma grande área para eventos e um pequeno restaurante estão localizados no térreo. O conceito do projeto responde à arquitetura do edifício adjacente. Os espaços interiores deste edifício histórico são fortemente caracterizados pela repetição de janelas em arco utilizadas na fachada.

Jewish Museum, Berlin / Studio Libeskind

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 2 de 11
© Hufton + Crow

Em 1987, o governo de Berlim organizou um concurso anônimo para a expansão do Museu Judaico original, inaugurado em 1933. O programa pretendia trazer a presença judaica de volta a Berlim após a segunda guerra mundial. Em 1988, Daniel Libeskind foi escolhido como vencedor entre vários outros arquitetos de renome internacional; seu projeto foi o único que implementou uma forma radical como uma ferramenta conceitualmente expressiva para representar o estilo de vida judaico antes, durante e depois do holocausto.

James Simon Galerie / David Chipperfield Architects

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 11 de 11
© Luca Girardini

Como uma continuação da arquitetura de fórum de Friedrich August Stüler, a James-Simon-Galerie serve como novo edifício de entrada para a Ilha dos Museus, completando o conjunto entre o canal Kupfergraben e o Neues Museum. Juntamente com o "Passeio Arqueológico", ela forma a espinha dorsal do plano diretor que foi desenvolvido em 1999 e adotado como base para todo o planejamento da Ilha dos Museus.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS

Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim - Imagem 6 de 11
© Nils Koenning

Em 2016, a JASPER ARCHITECTS venceu o concurso organizado pela SIGNA, a maior empresa imobiliária privada da Áustria, para uma reformulação geral do antigo centro comercial "Centrum Warenhaus" da RDA, construído em 1979. A tarefa do concurso era apresentar um conceito para transformar este enorme bloco de construção quadrado de 80m x 80m em um espaço de escritórios utilizável para a era digital.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim" [Building Blocks: Rethinking the Facade in Berlin] 10 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983245/construindo-blocos-repensando-as-fachadas-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.