Laurian Ghinitoiu

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

As cinco melhores instalações do Salone del Mobile 2016

Com o fim do 2016 Salone del Mobile, o fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco suas fotos da Semana do Design de Milão, além de uma seleção das cinco melhores instalações de arquitetura que fizeram parte do evento. Veja, a seguir, as séries de imagens e uma breve descrição de cada projeto.

Sou Fujimoto cria um "bosque de luz" para a COS no Salone del Mobile 2016

O fotografo Laurian Ghinitoiu registrou a parceria entre a loja de moda suíça COS e o arquiteto japonês Sou Fujimoto para o Salone del Mobile deste ano em Milão.

"Nesta instalação para a COS, considero fazer um bosque de luzes", afirmou Fujimoto. "Um bosque que consista em incontáveis cones de luzes vindos de pontos luminosos de cima. Essas luzes pulsam e se submetem constantemente à transitoriedade da situação e do fluxo. As pessoas se moverão por este bosque, como se fossem atraídas pelo encanto da luz. Luz e pessoas interagem entre si, com sua própria existência definindo a transição da outra".

Sou Fujimoto cria um "bosque de luz" para a COS no Salone del Mobile  2016 - Imagem de DestaqueSou Fujimoto cria um "bosque de luz" para a COS no Salone del Mobile  2016 - Image 1 of 4Sou Fujimoto cria um "bosque de luz" para a COS no Salone del Mobile  2016 - Image 2 of 4Sou Fujimoto cria um "bosque de luz" para a COS no Salone del Mobile  2016 - Image 3 of 4Sou Fujimoto cria um bosque de luz para a COS no Salone del Mobile  2016 - Mais Imagens+ 26

VIA 57WEST do BIG sob o olhar de Laurian Ghinitoiu

VIA 57WEST do BIG sob o olhar de Laurian Ghinitoiu - Image 1 of 4
VIA 57WEST / BIG. Image © Laurian Ghinitoiu

A fotógrafa Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco as últimas fotos do "courtscraper", projetado pelo BIG. Explorando o contexto urbano desta distinta torre, as imagens ilustram como surge as fachadas do edifício a partir de diferentes perspectivas.

Para mais informações sobre este projeto e a inovadora filosofia projetual do BIG, veja este vídeo do New York Times e a galeria de fotos do edifício em construção.

4 fotógrafos falam sobre o papel do Photoshop na arquitetura

Uma das histórias mais controversas nas notícias recentes de arquitetura foi a revelação de Blair Kamin, do jornal Chicago Tribune, que um dos vencedores do prêmio Excelência em Design do AIA Chicago tinha uma imagem na qual elementos visualmente desagradáveis do projeto foram removidos com o software Photoshop.

A "guerra contra a realidade" (como um comentarista ironicamente se referiu ao assunto) é um tema que polariza as pessoas que discutem sobre o efeito que este tipo de "trapaça" no Photoshop tem sobre a nossa percepção do nosso mundo. No entanto, muitas pessoas desconhecem o que se passa nos bastidores dessas imagens. Decidimos pedir a alguns fotógrafos uma opinião sincera sobre o papel do Photoshop nos processos diários de fotografia de arquitetura, e como estabelecem os limites da documentação ética dos edifícios. Leia, a seguir, suas opiniões.

Garage Museum of Contemporary Art do OMA pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

O fotógrafo Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco imagens do recém-concluído Garage Museum of Contemporary Art do OMA em Moscou. O projeto do museu visava recondicionar o restaurante Vremena Goda dos anos 1960, localizado no Gorky Central Park e transformá-lo em um espaço de exposição contemporâneo adornado com ladrilhos, mosaicos e tijolos da era soviética.

"O edifício oferece uma grande variedade de condições internas para a exibição de arte além da onipresente 'caixa branca'", descreveu o OMA no memorial do projeto. Veja mais imagens do museu, a seguir.

Garage Museum of Contemporary Art do OMA pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 1 of 4Garage Museum of Contemporary Art do OMA pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 2 of 4Garage Museum of Contemporary Art do OMA pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 3 of 4Garage Museum of Contemporary Art do OMA pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Image 4 of 4Garage Museum of Contemporary Art do OMA pelas lentes de Laurian Ghinitoiu - Mais Imagens+ 29

Série fotográfica mostra a Dominion Tower de Zaha Hadid em Moscou

O fotógrafo Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco essa série de fotos sobre o trabalho de Zaha Hadid concluído mais recentemente, a Dominion Tower em Moscou. Liderado pelo Diretor de Projeto Christos Passas, o edifício apresenta oito pavimentos retilíneos empilhados e deslocados um em relação ao outro, criando aberturas em alongadas, já o interior conta com um átrio iluminado por uma claraboia e cruzado por um jogo de escadas. Veja a série de fotografias de Ghinitoiu, a seguir.

Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu

Em maio, o OMA comemorou a inauguração de seu projeto para a Fondazione Prada. Pensado para "expandir o repertório das tipologias espaciais nas quais a arte pode ser exibida e compartilhada com o público", o projeto resultou em um "ambiente singularmente diverso" inserido em uma antiga destilaria no século XX localizada ao sul do centro de Milão, extrapolando a tradicional tipologia da caixa branca bastante frequente em museus.

Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 1 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 2 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 3 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Image 4 of 4Galeria: Fondazione Prada do OMA fotografada por Laurian Ghinitoiu - Mais Imagens+ 37

Museu Judaico em Berlim, de Daniel Libeskind, fotografado por Laurian Ghinitoiu

Há 14 anos, o Museu Judaico em Berlim abria suas portas pela primeira vez. Inspirado na leitura fornecida por Daniel Libeskind, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu registrou o edifício e seu dramático jogo de luzes e texturas em uma série de vinte fotografias.

Serpentine Pavilion de SelgasCano: "Saco Plástico Barato" ou "Parquinho Inflável Pop-Art"

Mesmo recém inaugurado, o Pavilhão da Serpentine Gallery de SelgasCano e os comentários que gerou entrou dentre os leitores de ArchDaily já são tão coloridos quanto o próprio pavilhão, com críticas que vão desde "o pior Serpentine Gallery Pavilion já feito" à "monstro de sacola de lixo", e alguns outros que não vale a pena repetir aqui. Isto pode surpreender algumas pessoas, mas aqui no ArchDaily nós realmente lemos a seção de comentários, e nós sabemos: à menos que você seja a corajosa e persistente alma que comenta como "notyourproblem," que acha que "deve ser excitante entrar em todos estes túneis", há uma grande chance de você ter odiado este pavilhão, e a palavra odiar aqui não é apenas uma expressão.

Mas seria este despedimento violento justificado? Em suma, seria o pavilhão de SelgasCano tão ruim quanto você pensa? Felizmente, não somos a única publicação que está dando cobertura extensiva ao fato: como é de costume, o Serpentine Gallery atraiu um grande número de célebres críticos britânicos. Descubra o que eles acharam do Pavilhão após o salto.

Serpentine Pavilion de SelgasCano: "Saco Plástico Barato" ou "Parquinho Inflável Pop-Art" - Image 1 of 4Serpentine Pavilion de SelgasCano: "Saco Plástico Barato" ou "Parquinho Inflável Pop-Art" - Image 2 of 4Serpentine Pavilion de SelgasCano: "Saco Plástico Barato" ou "Parquinho Inflável Pop-Art" - Image 3 of 4Serpentine Pavilion de SelgasCano: "Saco Plástico Barato" ou "Parquinho Inflável Pop-Art" - Image 4 of 4Serpentine Pavilion de SelgasCano: Saco Plástico Barato ou Parquinho Inflável Pop-Art - Mais Imagens

Serpentine Pavilion de SelgasCano / Fotografias por Laurian Ghinitoiu

Dê uma olhada no Serpentine Gallery Pavilion projetado por SelgasCano - inaugurado na última segunda-feira - através das lentes do fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu.

Estudo de fachada da Bauhaus, por Laurian Ghinitoiu

Quando cursava seu Mestrado em Arquitetura na DIA (Dessau International Architecture), o fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu foi inspirado a registrar o famoso edifício da Bauhaus Dessau, de Walter Gropius, em diferentes momentos do dia, nas quatro estações do ano. Feitas a partir do mesmo ponto de observação ao longo de dois anos (setembro de 2012 a julho de 2014), as fotografias de Ghinitoiu mostram a escola com diferentes aspectos em função da luz natural e das condições climáticas.

"O edifício foi registrado em uma relação direta com o processo dinâmico da vida diária. Luz e sombras, mudando durante o dia e durante o ano, destacam os elementos desse edifício silencioso, porém potente. Ele quase se projeta para fora da cena, impondo suas linhas retas, seu ritmo regular e o funcionalismo de suas geometrias. O entorno desempenha o papel mais importante de todo o projeto fotográfico: ele cria a atmosfera, estabelecendo uma conexão íntima entre a arquitetura e seu contexto." - Francesca Lantieri

Veja a série completa de fotografias, a seguir.

Os 5 melhores pavilhões da Expo Milão 2015

O fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco algumas imagens da Expo Milão e uma seleção com os cinco melhores pavilhões do evento. Continue lendo para conhecer a bela coleção de fotografias acompanhadas de uma breve descrição sobre cada projeto.

Philharmonic Hall de Szczecin do Estudio Barozzi Viega, através das lentes do fotógrafo Laurian Ghinitoiu

Conheça a Filarmônica de Szczecin projeto do escritório espanhol Barozzi Vaiga que hoje foi anunciada como vencedora do Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - Mies van der Rohe Award através da lente do fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu.