Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Janela, JardimEstufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Janela, JardimEstufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaEstufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de InterioresEstufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Mais Imagens+ 24

Brno-střed, República Checa
  • Arquitetos Responsáveis: Ondrej Chybik, Michal Kristof
  • Equipe De Projeto: Ondrej Svancara, Krystof Foltyn, Ingrid Spacilova, Laura Emilija Druktenyta
  • Construção: STAVOS a.s., Aluprof, UNICON
  • Cidade: Brno-střed
Mais informaçõesMenos informações
Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Laurian Ghinițoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. CHYBIK + KRISTOF anunciam a conclusão da Estufa de Mendel, uma homenagem ao trabalho do cientista e abade Gregor Mendel e sua contribuição para a ciência, cultura e humanidade. A nova Estufa foi projetada em diálogo direto com a estufa original do século XIX da Abadia de São Agostinho em Brno, República Checa, onde Mendel conduziu seus experimentos pioneiros. Depois de ser varrida por uma tempestade nos anos 1870, a histórica estufa é reinventada por CHK como um pavilhão de genética, comemorando o 200º aniversário do nascimento de Mendel.

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Jardim
© Laurian Ghinițoiu
Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Laurian Ghinițoiu

Construída em frente ao cenário da Abadia centenária, a nova estrutura estabelece uma importante conexão entre memória e contemporaneidade à serviço da sua comunidade. Enquanto o projeto altamente complexo destaca a história e o patrimônio locais, a Estufa se torna simultaneamente um novo espaço público para fortalecer o diálogo social local, combinando inovação com respeito ao patrimônio da cidade.

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Urbano
© Laurian Ghinițoiu

A nova Estufa projetada por CHK continua o legado da Abadia como centro de ciência e cultura, atendendo a vários propósitos de sua comunidade. Com uma estrutura totalmente em vidro e paredes laterais totalmente expostas, a estrutura abre-se completamente para a vegetação, evitando barreiras visuais e convidando os visitantes a se conectarem com sua herança e descobrir o mundo da genética. Primordialmente dedicada à exposição permanente do legado de Gregor Mendel, a Estufa se adapta às necessidades atuais de sua comunidade e está aberta a vários eventos culturais, como conferências internacionais, palestras e exposições.

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Imagem 20 de 29
Cortesia de CHYBIK + KRISTOF

Inspirando-se nos materiais de arquivo e na forma original do volume, o projeto de CHK sustenta o valor patrimonial da estrutura, replicando sua essência e adaptando-a simultaneamente a uma narrativa contemporânea. Seguindo o plano original do solo, a nova estufa se encaixa perfeitamente no tecido urbano existente, já que a reinterpretação dos arquitetos ecoa a orientação, forma e telhado distintos da estufa. Uma novidade estética, simbólica, mas também funcional, é a estrutura de telhado em aço que foi inspirada nas três leis de Mendel. Os nós e ramos que constituem a armação de aço estão em diálogo direto com suas leis, em particular a da segregação hereditária. Revelada pela transparência da cobertura de vidro, a estrutura tanto incorpora quanto expõe a contribuição inegável de Mendel para a ciência moderna através de uma solução projetual.

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Laurian Ghinițoiu
Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Interiores
© Laurian Ghinițoiu
Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Imagem 19 de 29
Cortesia de CHYBIK + KRISTOF

Desde a utilização de materiais simples, econômicos e recicláveis, como o aço, até a instalação de sistemas de refrigeração e aquecimento de baixo carbono pela estrutura oculta de bombas de calor, a estufa segue o compromisso da CHK de criar um projeto sustentável e ecologicamente correto. Um sistema oculto de bombas de calor, sombreamento e aquecimento, localizado no subsolo, revela o funcionamento sustentável da edificação, dependendo de suas sombras ajustáveis e persianas embutidas para garantir resfriamento e ventilação natural no verão e aquecimento no inverno, espelhando e revisitando as propriedades reguladoras de uma estufa.

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Laurian Ghinițoiu

Localizada no coração da área histórica de Brno, República Checa, a estufa restaurada por CHK serve como um lembrete físico da interação e conexão entre ciência e fé, revivendo a comunidade através de um diálogo social inclusivo com a preservação das histórias traçadas nos remanescentes físicos da área.

Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF  - Fotografia de Exterior, Janela
© Laurian Ghinițoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1, Mendlovo nám. 157, 603 00 Brno-střed-Staré, Brno, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estufa de Mendel / CHYBIK + KRISTOF " [Mendel's Greenhouse / CHYBIK + KRISTOF ] 28 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002929/estufa-de-mendel-chybik-plus-kristof> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.