OMuseu Nacional dos Coches, projetado por Paulos Mendes da Rocha em parceria com o MMBB e Bak Gordon Arquitectos, inaugurará seu novo projeto expográfico no dia 19 de maio. Para instalar os equipamentos que vão permitir ler - e conhecer - os coches e berlindas que fazem parte desta coleção, o edifício fechará suas portas ao público partir de 26 de abril.
O projeto expositivo também é de autoria de Paulo Mendes da Rocha e, segundo o arquiteto português Nuno Sampaio, "foi concebido ao mesmo tempo que o edifício." O aguardado projeto levará, ao todo, quase dois anos para sair do papel. O novo edifício do Museu Nacional dos Coches foi inaugurado no dia 23 de maio de 2015, dia em que completava 110 anos desde que a rainha D. Amélia, mulher de D. Carlos, inaugurou a exposição de veículos da Casa Real de Portugal. A ausência de informação que permitisse ler os objetos expostos foi a principal crítica ao projeto.
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem que irá premiar o arquiteto Álvaro Siza Vieira, no 25 de abril, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, "uma das poucas condecorações que não recebeu" e que assinala a vertente de pedagogo.
Durante o discurso inauguração da exposição "A Pressão da Luz - Uma Viagem de Nuno Cera pela Arquitetura de Álvaro Siza Vieira" e do lançamento do livro "Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal", na Galeria Millennium, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa revelou algo sobre o qual hesitou "até ao último minuto".
Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.
Neste projeto da Casa de Tijolos, realizado pelo escritório Verri & Galvão Arquitetos, os volumes receberam externamente revestimento de tijolos cerâmicos da região, que são feitos com a terra vermelha característica do lugar, condição necessária para controlar a incidência e reflexão da luz nas paredes externas e remeter à cor do solo, tão acentuada no norte do Paraná. Nós conversamos com o arquiteto Aníbal Verri Júnior para saber mais sobre as escolhas dos materiais utilizados e sobre a influência que desempenhou estas escolhas no conceito de projeto. Leia a seguir a entrevista:
https://www.archdaily.com.br/br/868614/casa-com-cor-da-regiaoEquipe ArchDaily Brasil
Localizado no sopé da Cordilheira dos Andes, em Santiago, no Chile, o edifício abobadado foi projetado e construído usando software de modelagem, medições e fabricação computacional, bem como vidros personalizados, que culminou em nove véus monumentais que enquadram um espaço de adoração aberto para até 600 visitantes. Concluído em 2016, o projeto levou 14 anos para ser finalizado.
Atualmente, está em exposição no MoMA, em Nova Iorque, a pintura conceitual de Zaha Hadid para seu famoso projeto não-construído, The Peak, em Hong Kong. A peça foi feita em 1991, à beira da revolução digital no desenho arquitetônico alimentada pela popularização de programas de CAD 3D. A pintura foi realizada no final do período do desenho arquitetônico propriamente dito e início de um período dominado pelo mouse do computador, em que o principal objetivo era mostrar o mundo real. Faz sentido que estes novos softwares para criação de imagens resultariam em um novo estilo de desenho com uma função muito diferente da época anterior: as ferramentas e processos inerentemente restringem o projeto ao impor um método pré-determinado de interação do usuário.
Durante este período digital, arquitetos como Lebbeus Woods e Michael Graves, conhecidos por seu domínio na arte do desenho à mão, recuaram contra a narrativa dominante do hiperrealismo no desenho arquitetônico. No entanto, de acordo com o mais recente artigo de Sam Jacob para a Metropolis Magazine, podemos estar entrando em uma era "pós-digital" de representação. No pós-digital, os arquitetos retornam à convenção do desenho, mas criam novas metodologias ao reavaliar e se apropriar das ferramentas digitais das últimas décadas. As técnicas atuais nesta prática têm se voltado em grande parte para a colagem, mas a investigação sobre o que significa esse "pós-digital" segue firme em alguns estúdios e universidades.
Dubai Frame. Imagem via Instagram de bachir_photo_phactory
A mais nova mega atração de Dubai, uma estrutura de 150 metros de altura e 93 metros de largura, chamada de "Dubai Frame", está perto de ser concluída, após um atraso de quase dois anos, e está programada para ser inaugurada no segundo semestre deste ano. Com um custo de US$ 43,6 milhões, o novo edifício será um símbolo da rápida ascensão da cidade, que passou de um modesto assentamento à uma metrópole global, oferecendo aos visitantes uma visão panorâmica dos arranha-céus e da costa do Golfo Pérsico.
O projeto também poderá ser lembrado como um símbolo de algo muito menos idílico: roubo de propriedade intelectual.
Para o indiano Yeswant Abhimanyu, de 27 anos, especialista em cidades inteligentes, as gerações mais jovens já estão empregando alguns conceitos da cidade do futuro, com menos carros e mais transporte compartilhado, e essa nova forma de planejamento urbano tem gerado uma série de oportunidades de negócios – desde o uso cada vez maior de aplicativos de transporte à volta do mercadinho de bairro.
"De muitas formas, as cidades do futuro já estão em construção. Os jovens estão bem próximos desses conceitos, querem ser parte da solução e não contribuir para o agravamento dos problemas urbanos. Paralelamente, assistimos em todo o mundo, inclusive no Brasil, ao envelhecimento gradativo da população. Vai ser preciso haver uma mudança em como as cidades serão desenhadas para seus moradores."
Ao entrar no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, deparamo-nos com uma série de destroços de barcos de pesca dispersos pela Galeria Oval. Terá este recinto sido palco de uma intensa batalha naval? Resultarão estes destroços de um verdadeiro combate, ou serão vestígios de outra ação, deliberadamente deixados neste espaço?
Ordem e Progresso é a nova versão de uma performance-instalação que o artista mexicano Héctor Zamora (Cidade do México, 1974) realizou em 2012 no Paseo de los Héroes Navales, em Lima, e em 2016 no Palais de Tokyo, em Paris. Para esta apresentação, pensada especificamente para este espaço, foram selecionados sete barcos de diferentes tipologias e características, de acordo com o tipo de atividade e conforme a tradição das cidades e vilas piscatórias portuguesas, como Sesimbra, Ericeira, Nazaré, Aveiro e Figueira da Foz. Verdadeiros exemplares da pesca artesanal portuguesa, construídos entre o final da década de1960 e o início da de 2000, estas embarcações foram recolhidas tendo em conta o seu avançado estado de degradação. Algumas ostentam importantes símbolos nacionais relacionados com o período dos Descobrimentos portugueses (como a Cruz da Ordem de Cristo); outras foram batizadas com nomes que remetem para as tradições e o misticismo das comunidades piscatórias ou que estão vinculadas à cultura e ao folclore locais.
Cortesía de Archiprix International / Hunter Douglas Awards 2017
Após anunciar os 23 finalistas, nominados em novembro de 2016, o Prêmio Archiprix International / Hunter Douglas 2017 anunciou os 8 projetos vencedores em 10 de fevereiro no campus da Universidade de CEPT, Ahmedabad, Índia. Em sua nona edição, Archiprix International é um evento bienal que premia os melhores projetos de graduação de estudantes de todo o mundo, em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.
Provenientes da Austrália, Áustria, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, Polônia e Singapura, os premiados são:
https://www.archdaily.com.br/br/868511/projetos-de-graduacao-vencedores-do-archiprix-international-hunter-douglas-awards-2017AD Editorial Team
Nos últimos tempos, a tecnologia de impressão 3D tem feito alguns grandes avanços em termos de qualidade, a ponto de tornar realidade a primeira casa impressa habitável, localizada em Stupino, Rússia. Os responsável por essa façanha são a startup Apis Cor, de San Francisco, e a incorporadora imobiliária russa PIK, que começaram o projeto em dezembro do ano passado.
"Agora podemos dizer com confiança que com a solução da Apis Cor, a construção com impressão 3D saltou para um novo estágio evolutivo", comentou a equipe de projeto. "A empresa e seus parceiros estão confiantes de que a casa em Stupino foi o primeiro passo que pode convencer o mundo de que a tecnologia 3D no mercado de construção é uma realidade".
O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – MuBE, inaugurou recentemente a exposição Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha com mais de 50 obras de 25 artistas consagrados como Caio Reisewitz, Carmela Gross, Cildo Meirelles e Iran do Espírito Santo. Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE.
A arquitetura evolui continuamente para atender às demandas da sociedade. Recentemente, um esforço global para combater a mudança climática e alcançar a eficiência energética ideal em edifícios trouxe padrões como BREEAM e LEED para o centro da discussão. No entanto, à medida que a análise científica e a conscientização da saúde mental humana aumentou, os arquitetos são mais uma vez obrigados a colocar as pessoas centro do processo de projeto. Esta tendência crescente levou ao desenvolvimento do WELL Building Certification - considerada o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano.
Durante os últimos anos, a construção em madeira tem passado os 2 ou 3 níveis para erguer edifícios de média e grande altura. Isso não somente se deve à sua força, estabilidade e flexibilidade intrínsecas, mas também a uma série de novas tecnologias que tem permitido aumentar ainda mais seu desempenho, entre elas a Madeira laminada cruzada (CLT), a Madeira Laminada Pregada (NLT) e a Madeira Laminada Colada (glulam).
Com o intuito de informar permanentemente a arquitetos, engenheiros, empreendedores da indústria, estudantes e outras partes interessadas, reThink Wood lançou o reThink Wood Research Library, um recurso online e aberto que será atualizado frequentemente com as últimas pequisas sobre produtos e sistemas construtivos de madeira em todo o mundo, além de mostrar onde existem vazios que poderiam ser abarcados no futuro.
https://www.archdaily.com.br/br/868441/aprenda-sobre-construcoes-em-grande-escala-com-madeira-atraves-da-biblioteca-online-rethink-woodArchDaily Team
Pátio do Orfanato. Cortesia de ClarkeHopkinsClarke
A One Heart Foundation anunciou os vencedores do Concurso de Projeto para uma Eco-Vila para Crianças. Atraindo 45 submissões de 21 países, o edital pediu aos participantes que propusessem um campus ecológico para crianças órfãs e abandonadas, a ser construído em Soy, Quênia.
A construção do Metrô de Quito e a saída do aeroporto do centro da cidade possibilitaram o adensamento e o crescimento em altura da cidade, que antes restringia o eixo vertical em função do tráfego de aviões. Atualmente, a legislação de Quito permite a construção de edifícios de 24 pavimentos.
O fotógrafo Laurian Ghinitoiucompartilhou conosco uma série de fotografias da Filarmônica de Hamburgo, Alemanha, projeto vencedor do PrêmioArchDaily Building of the Year.A singular silhueta deste edifício, cujo perímetro é idêntico ao do edifício de tijolos sobre o qual foi construído, é frequentemente fotografada como um objeto isolado, porém, nesse ensaio, o contexto portuário em torno da obra é colocado em evidência.
Três fachadas altas inspiram-se nas famosas casas históricas de Delft. Cortesia de Van Dongen-Koschuch Architects and Planners
Os arquitetos do Van Dongen–Kuschuch Architects and Planners divulgaram imagens para o seu centro de uso misto "House of Delft" na Holanda. Localizado ao lado da Estação Ferroviária Central de Delft, o esquema funcionará como uma porta de entrada tanto para o centro histórico da cidade como para a renomada Universidade de Tecnologia. A intenção arquitetônica por trás da proposta é celebrar as realizações artísticas, científicas e inovadoras que vieram da cidade ao longo de sua história. Quando os visitantes saem do trem, será tanto uma introdução à cidade, como um indicador do que ela tem para oferecer.
A construção da torre residencial Leroy, de Herzog & de Meuron, localizada na região de West Village, Nova Iorque, está quase concluída, com 12 dos 15 pavimentos já finalizados. O projeto, inspirado no arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, apresenta uma fachada curva de concreto e vidro e conta com 57 apartamentos de luxo, cujo valor varia de US$ 3,1 a US$ 48,5 milhões.
A Tesla concluiu uma enorme usina solar de 55.000 painéis na ilha havaiana de Kauai, que permitirá testar o armazenamento de energia em médio prazo em escala industrial. A usina conta com 272 Powerpacks de lítio, capazes de armazenar de 52 megawatts-hora quando combinados.
Em 2014, o centro de Manhattan recebeu seu primeiro edifício residencial super alto (mais de 300 metros), o One57 de Christian de Portzamparc. No ano seguinte, o 432 Park Avenue, de Rafael Viñoly Architects, superou a marca, confirmando a tendência de arranha-céus estreitos ao longo da borda sul do Central Park. Ao todo, pelo menos 10 projetos de grande altura foram planejados para a região, que recebeu o apelido de Billionaire's Row.
Em resposta a esse fenômeno, o arquiteto Ioannis Oikonomou, do estúdio de arquitetura Oiio, propôs uma solução alternativa, chamada "The Big Bend", que levanta a seguinte questão: "E se nossos edifícios fossem longos em vez de altos?"
Projetada pelo escritório de arquitetura de interiores baseada em Düsseldorf Falkenberg Innenarchitektur, Casa Rheder II é um retiro sereno, que se integra com a paisagem natural. Emoldurando vistas para a idílica vegetação de East Westfalia e águas suaves do rio Nethe, o projeto visa dissolver o caos da vida moderna.
"Em um tempo de excessos, construímos uma casa que torna tangíveis os itens essenciais", disse o cliente. "Não deve ser grande e importante, mas pequena e correta."
IFC anunciou o lançamento de seu último documentário: Citizen Jane: Battle for the City. O filme apresenta os "legados perduráveis de uma das figuras mais proeminentes do planejamento urbano moderno, Jane Jacobs, detalhando sua luta 'Davi contra Golias' para salvar Nova Iorque.
Abaixo da superfície atual que cada cidade mostra ao mundo, há sombras da cidade de outros tempos. Em alguns lugares - Roma é um bom exemplo - essa cidade fantasma do passado vive lado a lado com a atual. Em outros, como Nova Iorque, está mais oculto, embora possa mostrar-se em lugares surpreendentes.
O website OldNYCrevela a cidade de Nova Iorque de outrora. A cartografia é o trabalho do engenheiro de software Dan Vanderkam, que mapeou cerca de 40.000 fotos da coleção da Biblioteca Pública de Nova Iorque, oferecendo ao usuário a possibilidade de clicar em uma esquina aleatória e ver o que antes havia lá.