Construa sua casa em um dia através da impressão 3D

Nos últimos tempos, a tecnologia de impressão 3D tem feito alguns grandes avanços em termos de qualidade, a ponto de tornar realidade a primeira casa impressa habitável, localizada em Stupino, Rússia. Os responsável por essa façanha são a startup Apis Cor, de San Francisco, e a incorporadora imobiliária russa PIK, que começaram o projeto em dezembro do ano passado.

"Agora podemos dizer com confiança que com a solução da Apis Cor, a construção com impressão 3D saltou para um novo estágio evolutivo", comentou a equipe de projeto. "A empresa e seus parceiros estão confiantes de que a casa em Stupino foi o primeiro passo que pode convencer o mundo de que a tecnologia 3D no mercado de construção é uma realidade".

Construa sua casa em um dia através da impressão 3D - Mais Imagens+ 3

via Apis Cor

A casa foi construída usando uma impressora 3D móvel combinada a uma unidade automática de mistura de material, desenvolvida especificamente pela Apis Cor. De aparência semelhante a um guindaste, a impressora pôde construir o a edificação interna e externamente, concluindo a construção das paredes estruturais, divisórias e fechamentos do edifício em um único dia.

Segundo a equipe, o projeto da estrutura residencial "foi selecionado especificamente, já que um dos principais propósitos desta construção é demonstrar a flexibilidade do equipamento e diversidade de formas disponíveis."

via Apis Cor
via Apis Cor

Com uma área de 38 metros quadrados, a casa sstory storey conta com um hall, um banheiro, uma sala de estar e uma pequena cozinha. Além disso, os quartos estão equipados com aparelhos modernos por cortesia da Samsung, um dos cinco colaboradores no projeto. Embora a cobertura seja plana, ela é capaz de suportar as exigências de carga de neve através de reforços de membrana de polímero, unidos usando ar quente.

O momento escolhido para a construção foi um complicador no processo, já que a casa foi construída durante o pico do inverno russo, apesar do fato de que a mistura de concreto da impressora exige temperaturas acima de 5°C. 

via Apis Cor
via Apis Cor

Acabamentos, janelas e isolamento foram instalados e aplicados após a impressão da estrutura central. O processo de impressão é flexível o suficiente para permitir as várias instalações e acessórios, adaptando-se às formas necessárias.

Um dos aspectos mais notáveis do projeto é sua relação custo-benefício: custando ao todo US$ 10.134, o metro quadrado da obra custa aproximadamente US $ 275. Estes números representam todo o escopo de trabalho e materiais necessários para erguer uma casa, incluindo a fundação, telhado, acabamentos exteriores e interiores e isolamento.

via Apis Cor
via Apis Cor

De acordo com a empresa, o processo de impressão 3D resulta em uma economia de até 70% em comparação com as técnicas de construção tradicionais. "Como se pode ver, com o advento dessa nova tecnologia a construção com impressão 3D está mudando a visão e a abordagem para a construção de prédios baixos e oferece novas oportunidades para implementar soluções arquitetônicas personalizadas", disse a Apis Cor.

Veja aqui mais informações sobre os materiais e produtos específicos utilizados na construção da casa, e todos os parceiros envolvidos no projeto.

Via: Apis Cor.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "Construa sua casa em um dia através da impressão 3D" [Build Your Own 3D Printed House, All in One Day] 04 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868407/construa-sua-casa-em-um-dia-atraves-da-impressao-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.