MuBE inaugura a exposição "Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha"

O Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia – MuBE, inaugurou recentemente a exposição Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha com mais de 50 obras de 25 artistas consagrados como Caio Reisewitz, Carmela Gross, Cildo Meirelles e Iran do Espírito Santo. Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE.

A exposição pretende apontar vínculos entre arte e o legado da arquitetura brutalista de São Paulo. A clareza e a concisão do edifício do MuBE surgem tanto como continuidade de pesquisas anteriores do arquiteto, quanto como desdobramentos exigidos pela singularidade do projeto. Pedra no Céu também explora as relações entre o museu e a produção contemporânea do arquiteto, seja a partir de contrastes ou de consonâncias.

A exposição apresenta obras tridimensionais, fotografias, pinturas e desenhos de quase 30 artistas, que se relacionam com arquitetura e elementos estruturais do edifício do MuBE, como a marquise, as paredes de concreto e a paisagem. A maquete do MuBE, pertencente à coleção do MoMA de Nova Iorque, terá lugar de destaque.

Exposição Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha

  • Data: de 2 de abril a 2 de julho de 2017
  • Horário: das 10h às 18h, de terça-feira a domingo
  • Endereço: Av. Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo-SP

“A casa do Butantã, de Paulo Mendes da Rocha” – FAUUSP

© Nelson Kon

Ainda esta semana, no AUH encontros, organizado pelo Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, os arquitetos Catherine Otondo e Guilherme Wisnik falarão sobre a Casa Butantã, projetada por Mendes da Rocha nos anos 60 para ele e sua família. O projeto é considerado um manifesto sobre uma nova maneira de morar, onde Mendes da Rocha apresenta sua concepção da arquitetura como uma experiência compartilhada do espaço.

A palestra acontecerá no dia 05 de abril, quarta-feira, às 12h, na Sala 807 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Rua do Lago, 876. Cidade Universitária).

Sobre os convidados 

Catherine Otondo é arquiteta, sócia do escritoria Base Urbana e professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP-São Carlos. Organizou os livros Maquetes de papel (Cosac Naify, 2007), Itinerários de arquitetura – Paulo Mendes da Rocha (Fundación de Arquitetura Contemporánea, 2012) e A Casa Butantã – Paulo Mendes da Rocha (Ubu, 2016). Realizou também o curta-metragem 29 minutos com PMR.

Guilherme Wisnik é crítico, curador, arquiteto e professor da FAUUSP. Organizou, entre outras obras, Paulo Mendes da Rocha (Beco do Azougue, 2012) e Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto (Museu Vale, 2013).

Fontes: Blog da UBU e Glamurama

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "MuBE inaugura a exposição "Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha" " 04 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868426/mube-inaugura-a-exposicao-pedra-no-ceu-nil-arte-e-arquitetura-de-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.