O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Álvaro Siza será condecorado pelo Presidente de Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública

Álvaro Siza será condecorado pelo Presidente de Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública

Álvaro Siza será condecorado pelo Presidente de Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública
Álvaro Siza será condecorado pelo Presidente de Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem que irá premiar o arquiteto Álvaro Siza Vieira, no 25 de abril, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, "uma das poucas condecorações que não recebeu" e que assinala a vertente de pedagogo.

Durante o discurso inauguração da exposição "A Pressão da Luz - Uma Viagem de Nuno Cera pela Arquitetura de Álvaro Siza Vieira" e do lançamento do livro "Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal", na Galeria Millennium, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa revelou algo sobre o qual hesitou "até ao último minuto".

"Sendo uma das poucas condecorações que não recebeu será galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e será no dia 25 de abril porque a democracia merece-o, Álvaro Siza merece-o e Portugal também", anunciou.

De acordo com o chefe de Estado, "Álvaro Siza tem sido celebrado e objeto da gratidão e reconhecimento nacional em vários momentos por diversos Presidentes da República" e "é pois difícil encontrar galardão adicional a juntar aqueles que recebeu".

"Mas há uma vertente fundamental da sua personalidade que ainda não foi devidamente assinalada e sobretudo galardoada, que é a do pedagogo. É um pedagogo. Ajudou a criar uma escola, criou discípulos, mas criou uma nova mentalidade no país, abriu caminhos através da sua formação", justificou.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o arquiteto "é um professor e é um mestre, além de ser um genial criador do domínio da cultura".

Fonte: Açoriano Oriental e TSF.pt

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza será condecorado pelo Presidente de Portugal com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública" 07 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868750/alvaro-siza-sera-condecorado-pelo-presidente-de-portugal-com-a-gra-cruz-da-ordem-da-instrucao-publica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.