Certificado WELL: Uma ajuda arquitetônica para a saúde e bem estar humano

A arquitetura evolui continuamente para atender às demandas da sociedade. Recentemente, um esforço global para combater a mudança climática e alcançar a eficiência energética ideal em edifícios trouxe padrões como BREEAM e LEED para o centro da discussão. No entanto, à medida que a análise científica e a conscientização da saúde mental humana aumentou, os arquitetos são mais uma vez obrigados a colocar as pessoas centro do processo de projeto. Esta tendência crescente levou ao desenvolvimento do WELL Building Certification - considerada o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano.

Certificado WELL: Uma ajuda arquitetônica para a saúde e bem estar humano - Mais Imagens+ 11

Sede da Symantec. Cortesia de Little

Os padrões por trás do WELL foram o resultado de sete anos de pesquisa envolvendo cientistas, médicos e arquitetos. Semelhante ao LEED, a certificação WELL é concedida em três níveis: Prata, Ouro e Platina. No entanto, enquanto as normas BREEAM e LEED se concentram na relação entre edifícios e o ambiente, o WELL reconhece a relação entre edifícios e ocupantes. WELL aborda sete conceitos relacionados à saúde humana no ambiente construído - ar, água, alimentação, luz, aptidão física, conforto e mente. Um espaço com este certificado, portanto, pode melhorar a alimentação, humor, padrões de sono e desempenho dos seus ocupantes.

Sede da Symantec. Cortesia de Little

O certificado WELL está ganhando força na indústria da construção, exemplificado pelo edifício corporativo do escritório Fosters + Partners na 425 Park Avenue, em Nova Iorque, que obteve a Certificação WELL em 2015. Desde então, foi divulgado que a sede da Symantec na Califórnia se tornará um dos primeiros edifícios do Vale do Silício a receber este certificado. O projeto da empresa americana Little apresenta uma série diversificada e vibrante de espaços, com materiais naturais acentuados por cores fortes. O local de trabalho revigorante e confortável da Symantec resulta em benefícios físicos e mentais para os funcionários e oferece uma indicação de como poderão ser os espaços que têm o certificado WELL.

Sede da Symantec. Cortesia de Little
Sede da Symantec. Cortesia de Little

"O certificado WELL de construção foca na sustentabilidade humana, criando ambientes que têm um impacto benéfico sobre a saúde e produtividade humana", explica Carolyn Rickard-Brideau, Sócio Sênior da Little. "O projeto da Symantec se concentra em uma abordagem abrangente para a saúde e bem-estar e vai além dos pré-requisitos ambientais de construção em algumas áreas específicas, entre as quais estão a luz, ar e mente".

Sede da Symantec. Cortesia de Little
Sede da Symantec. Cortesia de Little

"Trabalhando em conjunto com os clientes da Symantec, a Little e a AP + I Design se concentrou em aspectos como a iluminação alinhada aos ritmos circadianos humanos; sistemas mecânicos projetados para minimizar as vibrações, diminuindo o estresse e a biofilia (capitalizando nossa conexão com a natureza) e reduzindo a pressão arterial."

Saiba mais sobre o certificado WELL aqui.

Via: Little.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Certificado WELL: Uma ajuda arquitetônica para a saúde e bem estar humano" [WELL Building Certification - An Architectural Aid for Human Health] 04 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868405/certificado-well-uma-ajuda-arquitetonica-para-a-saude-e-bem-estar-humano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.