Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito

Quatro projetos concebidos por grandes escritórios internacionais fazem parte de um processo de renovação da imagem urbana e arquitetônica de Quito, Equador. Os arquitetos Bernardo Fort-Brescia e Laurinda Spear (Arquitectonica), junto a Tommy Schwarzkopf (Uribe & Schwarzkopf) e os designers Philippe Starck e Marcel Wanders são os responsáveis por este marco na arquitetura equatoriana.

A construção do Metrô de Quito e a saída do aeroporto do centro da cidade possibilitaram o adensamento e o crescimento em altura da cidade, que antes restringia o eixo vertical em função do tráfego de aviões. Atualmente, a legislação de Quito permite a construção de edifícios de 24 pavimentos.

Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 2 de 16Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 4 de 16Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 8 de 16Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 12 de 16Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Mais Imagens+ 11

Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 2 de 16
Atelier, diseñado por Arquitectónica y U&S. Image © Uribe & Schwarzkopf

"Estes projetos será marcos da cidade por sua volumetria exterior e espacialidade interna", explicou Rómulo Moya Peralta do Trama Ediciones. "Este será, talvez, um dos elementos mais importantes, já que o projeto arquitetônico está sendo concebido a partir de uma estreita colaboração com os designers e arquitetos. Assim, o edifício YOO Quito (Arquitectónica com Tommy Schwarzkopf) conta com o selo de Philippe Starck e John Hitchcox em sua linha YOO. Ao passo que no projeto YOO Cumbayá, dos mesmos arquitetos, é a arquitetura que vai em direção à natureza", acrescentou.

Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 4 de 16
YOO Quito, diseñado por Arquitectónica, Tommy Schwarzkopf y el sello de Philippe Starck y John Hitchcox. Image © Uribe & Schwarzkopf

YOO Cumbayá será um edifício que integrará escritórios, habitações e equipamentos esportivos e recreativos, buscando se converter em um centro urbano.

Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 8 de 16
YOO Cumbayá, diseñado por Arquitectónica, Tommy Schwarzkopf y el sello de Philippe Starck y John Hitchcox. Image © Uribe & Schwarzkopf

Já na avenida 6 de Dezembro estará localizado o edifício de Atelier, projetado pelo Arquitectónica e U&S. Este edifício contará com uma pele dupla modulada, uma inferior que ordenará as aberturas e outra sobreposta que criará movimento, sombras e garantirá a privacidade nos espaços internos. 

Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 12 de 16
Oh, diseñado por Arquitectónica y U&S. Image © Uribe & Schwarzkopf

No mesmo eixo viário de Quito será construída a Oh, uma torre de 18 pavimentos projetada pelo Arquitectonica "que desloca os planos da fachada, fazendo-os girar em um movimento que parece se diluir no céu", explica Moya Peralta.

O projeto de interiores está a cargo do designer holandês Marcel Wanders, que, inspirado pela flora e fauna equatoriana, propõe uma trilogia conceitual a partir dos elementos fundamentais: terra, ar e fogo.

Vía U&S

Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 14 de 16
Oh, diseñado por Arquitectónica y U&S. Image © Uribe & Schwarzkopf
Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 13 de 16
Oh, diseñado por Arquitectónica y U&S. Image © Uribe & Schwarzkopf
Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito - Imagem 16 de 16
Oh, diseñado por Arquitectónica y U&S. Image © Uribe & Schwarzkopf

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Philippe Starck e Arquitectonica buscam transformar a paisagem de Quito" [Philippe Starck y Arquitectonica buscan transformar el paisaje urbano de Quito] 03 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868235/philippe-starck-e-arquitectonica-buscam-transformar-a-paisagem-de-quito> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.