"Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual

A mais nova mega atração de Dubai, uma estrutura de 150 metros de altura e 93 metros de largura, chamada de "Dubai Frame", está perto de ser concluída, após um atraso de quase dois anos, e está programada para ser inaugurada no segundo semestre deste ano. Com um custo de US$ 43,6 milhões, o novo edifício será um símbolo da rápida ascensão da cidade, que passou de um modesto assentamento à uma metrópole global, oferecendo aos visitantes uma visão panorâmica dos arranha-céus e da costa do Golfo Pérsico.

O projeto também poderá ser lembrado como um símbolo de algo muito menos idílico: roubo de propriedade intelectual.

De acordo com o New York Times, o arquiteto mexicano Fernando Donis está processando o município de Dubai por violação de direitos autorais e por roubo de seu projeto para a estrutura. Em 2009, Donis foi escolhido como vencedor de um concurso internacional para este projeto, organizado pela fabricante de elevadores ThyssenKrupp, superando mais de 900 outros participantes. Todavia, após vencer, foi afastado da execução e construção do projeto sem nunca receber compensação por sua propriedade intelectual.

Em resposta, o governo de Dubai desconsiderou suas queixas, alegando que Donis não tinha as licenças locais necessárias para concluir o projeto, e considerou o prêmio de US$ 100.000, que o arquiteto recebeu por vencer o concurso, uma compensação adequada.

Esta não é a primeira vez que Dubai é citada por práticas ilícitas na construção civil; a cidade já enfrentou escrutínio devido ao tratamento dos operários imigrantes e por não seguir os cronogramas de algumas obras.

Saiba mais sobre esta disputa judiciária aqui.

Via New York Times.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. ""Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual" [Dubai Frame Approaches Completion Amid Allegations of Stolen Intellectual Property] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868422/dubai-frame-proximo-de-ser-concluido-entre-alegacoes-de-roubo-de-propriedade-intelectual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.