O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual

"Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual

"Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual
"Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual, Dubai Frame. Imagem via Instagram de bachir_photo_phactory
Dubai Frame. Imagem via Instagram de bachir_photo_phactory

A mais nova mega atração de Dubai, uma estrutura de 150 metros de altura e 93 metros de largura, chamada de "Dubai Frame", está perto de ser concluída, após um atraso de quase dois anos, e está programada para ser inaugurada no segundo semestre deste ano. Com um custo de US$ 43,6 milhões, o novo edifício será um símbolo da rápida ascensão da cidade, que passou de um modesto assentamento à uma metrópole global, oferecendo aos visitantes uma visão panorâmica dos arranha-céus e da costa do Golfo Pérsico.

O projeto também poderá ser lembrado como um símbolo de algo muito menos idílico: roubo de propriedade intelectual.

De acordo com o New York Times, o arquiteto mexicano Fernando Donis está processando o município de Dubai por violação de direitos autorais e por roubo de seu projeto para a estrutura. Em 2009, Donis foi escolhido como vencedor de um concurso internacional para este projeto, organizado pela fabricante de elevadores ThyssenKrupp, superando mais de 900 outros participantes. Todavia, após vencer, foi afastado da execução e construção do projeto sem nunca receber compensação por sua propriedade intelectual.

Em resposta, o governo de Dubai desconsiderou suas queixas, alegando que Donis não tinha as licenças locais necessárias para concluir o projeto, e considerou o prêmio de US$ 100.000, que o arquiteto recebeu por vencer o concurso, uma compensação adequada.

Esta não é a primeira vez que Dubai é citada por práticas ilícitas na construção civil; a cidade já enfrentou escrutínio devido ao tratamento dos operários imigrantes e por não seguir os cronogramas de algumas obras.

Saiba mais sobre esta disputa judiciária aqui.

Via New York Times.

Cita: Lynch, Patrick. ""Dubai Frame" próximo de ser concluído entre alegações de roubo de propriedade intelectual" [Dubai Frame Approaches Completion Amid Allegations of Stolen Intellectual Property] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868422/dubai-frame-proximo-de-ser-concluido-entre-alegacoes-de-roubo-de-propriedade-intelectual> ISSN 0719-8906