Recentemente apresentamos a primeira parte do interessante projeto de iluminação de templos mortuários faraônicos próximos as Tumbas Faraônicas de Ramsés V e VI. Realizado pela primeira vez na história da humanidade, Noemi Barbero - Lighting Designer de ACXT/ IDOM,recebeu a missão de desenvolver o masterplan e modificar a percepção visual e espacial, gerando e evocando emoções.
Hoje, continuamos com a segunda parte da iluminação monumental, mas desta vez nos Templos faraônicos mortuários e de culto. A seguir, será apresentado o desenvolvimento completo das tumbas faraônicas do Vale dos Reis.
No momento da sua estreia “Aeon Flux” foi duramente criticado, sobretudo pelo público em geral, como uma má adaptação da série de animação que leva o mesmo nome e por oferecer uma trama típica e cenas de ação sem muita coerência, que na época, corresponderam muito a influência de "Matrix" no início da década. Oferecendo uma análise posterior, é muito difícil debater tais observações, podendo resgatar, talvez, algumas atuações, mas, acima de tudo, enfatizar o ótimo trabalho de arte gráfica que foi feito para a configuração deste trabalho no cinema.
A priori, o argumento do filme obrigava a representar uma sociedade futura, do século XXV, que após um desastre não especificado, estava condenada a viver em um território delimitado e de aparência paradisíaca. Um dos maiores acertos do filme foi o de não cair em noções fantasiosas de arquiteturas impossíveis e de tecnologias que desafiam a lógica, mas sim traduzir a realidade do futuro com elementos já existentes dentro da nossa realidade atual.
Nas vésperas do Natal, a seção Arte e Arquitetura apresenta a equipe formada por Maria José Marcos (diretora do escritório de arquitetura MAGICARCH) e Javier Peña Galiano (diretor do estúdio XPIRAL), os quais venceram o concurso internacional "Altress Pessebres", para arquitetos, designers e artistas.
Com o objetivo de propor uma atualização da representação do presépio, a proposta chamada de "A Luz do Nascimento (La Llum de Nativitat)" tem o objetivo principal de ser uma linha do tempo mostrando os capítulos mais representativos da história do nascimento de Jesus, convertendo-se num dispositivo vitral envolvente.
Saiba mais sobre essa instalação interessante abaixo.
Miguel de Guzmán, o destacado fotógrafo e produtor audiovisual espanhol, compartilhou conosco um de seus trabalhos mais recentes. MOON é um projeto de iluminação realizado pelo estudo Brut Deluxe que tomou conta da Gran Vía de Madrí criando um ambiente urbano perfeito para as celebrações de fim de ano. O cenário tambèm se transformou na locação do novo filme produzido por Imagen Subliminal, que já nos encantou anteriormente com propostas audiovisuais em projetos como: The POP-UP House, Casa del Espinar e Didomestic.
Conheça o projeto completo e mais imagens de Imagem Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero) abaixo.
A arquiteta e ilustradora chilena Francisca Álvarez Ainzúa compartilhou conosco sua série "Arquitetura do retrato": reconhecidos arquitetos são ilustrados precisamente através de uma análise geométrica de suas características. Para escolher seus modelos, a arquiteta prefere rostos com caráter, que apresentem particularidades e imperfeições, proporcionando riqueza em sua representação.
A construção "arquitetônica" do rosto é realizada através da linha e ganha valor através da cor, rendendo uma homenagem às tradicionais cores default: amarelo, ciano e magenta.
“Num mundo onde sete bilhões de não-arquitetos constroem as cidades [...] a linguagem do arquiteto, para se referir ao projeto e construção da cidade está obsoleta.”
Através da compilação do material recolhido por Urban-Think Tank durante o período de três anos, este documentário dirigido por Martin Schwartz & Daniel Andersson, retrata a realidade da informalidade urbana em todo o mundo, estruturado numa viagem irreal pelo mundo em apenas um dia.
Fazendo perguntas ao invés de apresentar respostas, "Gran Horizonte" tem como objetivo ampliar a perspectiva dos espectadores sobre o mundo em que vivem e o mundo que poderiam ajudar a criar. O filme é baseado na filosofia de que o futuro do desenvolvimento urbano radica na colaboração entre os arquitetos, governos, empresas privadas e a população mundial dos bairros marginais.
Mais detalhes e o trailer do documentário, a seguir.
A iluminação monumental e artística nos sítios arqueológicos do Egito Faraônico, especificamente o Templo de Luxor e a Tumba de Ramsés V e VI, são somente uma pequena parte de um Plano Diretor de Iluminação, no qual Noemi Barbero - Lighting Designer do ACXT/ IDOM, se encontra atualmente imersa, e cujo andamento foi iniciado há tempos...
Quantas vezes fomos organizados de forma sistemática e distribuímos diferentes elementos em nossa vida cotidiana segundo tamanho, cor ou função em diferentes espaços, pendurando quadros, empilhando livros ou simplesmente organizando um depósito ou armário. Um verdadeiro jogo de Tetris é o que o artista sueco Michael Johansson tenta capturar na arte contemporânea.
Suas brilhantes montagens de objetos encontrados, tais como livros, maletas, eletrodomésticos e outras materialidades cotidianas, através de formas geométricas são brilhantes. Preenchendo os espaços vazios nos edifícios, Johansson os transforma em esculturas de diversas formas e cores.
Veja seu trabalho e conheça mais detalhes sobre seus incríveis blocos de Tetris, a seguir.
Antes que o diretor Michael Bay ficasse estereotipado com a saga campeã de bilheteria, "Transformers", suas obras se caracterizavam por serem filmes que combinavam ação eletrizante com roteiros dinâmicos e atuações que se tornavam icônicas graças a um contexto sólido e coerente. "A Ilha" é um exemplo contundente disso, nos transportando até uma realidade fria, mecanizada e cruel onde o humano tornou-se um produto a mais no mercado.
Se alguém assiste o filme sem conhecer a fundo os detalhes da obra, ele nos apresenta primeiramente uma sociedade humana, a qual sobreviveu aos estragos de um desastre biológico. Refugiados dentro de uma enorme instalação composta por grandes torres de apartamentos, a população humana sobrevive a esta realidade com a promessa de um futuro reconstruído. Eles contam com todos os serviços e comodidades, mas todos os aspectos da vida estão sendo monitorados e estritamente controlados por uma só autoridade, que dita quais ações são mais favoráveis para cada um.
Hoje comemoramos o centenário de nascimento de Lina Bo Bardi, para celebrar o dia apresentamos no Cinema e Arquitetura um documentário completo sobre a arquiteta, dirigido por Aurélio Michiles.
Nova Iorque é o lar de uma infinidade de edifícios pós-modernistas - da impressionante Sony Tower ao Central Park Ballplayers' House - mas muitas dessas construções permanecem desprotegidas pelos registros do patrimônio nacional dos EUA. ALandmarks Preservation Commission de Nova Iorque está para completar seu 50° aniversário mas ainda não reconheceu os sucessos da arquitetura entre 1970 e 1984 (menor tempo que um edifício tem que ter para ser considerado patrimônio). A comissão tem sido desnecessariamente lenta no reconhecimento de estruturas pós-modernistas na cidade, dizem Paul Makovsky e Michael Gotkin da Metropolis Magazine, que argumentam que a ausência de reconhecimento histórico do pós-modernismo já atingiu um alto custo, citando a renovação do revestimento do Takashimaya Building, na Quinta Avenida, como um "sinal de alerta" para a Comissão.
Redesenhando as estruturas desenvolvidas por Félix Candela, o arquiteto Ramiro Meyer projetou e construiu uma abóbada que cobre uma superfície total de 90m². Trata-se de um pavilhão simples, eficiente e sem uso predeterminado, que - através de materiais locais e habilidade de seus habitantes - pretende se tornar um modelo de construção para a população rural do Paraguai.
Natalie Seroussi vive em um lugar entre a arte e a arquitetura há 26 anos na Villa Bloc em Meudon. A reforma da famosa vila desenhada em 1950 por André Bloc, um percursor da arquitetura contemporânea, impacta em seu trabalho como galerista, assim como em sua sensibilidade como colecionador.
A cada ano, desde 2008, Natalie Seroussi convida um artista para interagir com este patrimônio arquitetônico singular. Sobre os calcanhares de Ernesto Neto, Mathieu Briand, Malaquías Farrell, Michel François, Tobias Putrih, Phill Niblock e Natalie Seroussi, foi requisitada a Didier Faustino uma proposta como artista visual, e também como arquiteto.
Respondendo a este convite, Didier Faustino implementa uma instalação arquitetônica explosiva, reduzida a sua forma mais simples, a fim de acomodar os próximos eventos deste lugar muito especial.
The Sound of Silence é uma obra do artista e arquitetoAlfredo Jaar,trata-se de uma de suas mostras mais elogiadas mundialmente e agora faz sua primeira aparição na América Latina, no Chile.
Desde sua estreia, em Houston, em 2006, a obra já percorreu 18 países da Europa, Oriente e América do Norte, considerada uma das obras mais influentes na arte contemporânea das últimas décadas. A instalação consta de um bloco uniforme de metal de 256 m³ com uma face completamente iluminada por uma luz fluorescente e uma porta na elevação contrária.
Na Ruta del Arte en el Paisaje, localizada na rodovia de la Serranías Puntanas, que dá acesso à Estancia Grande, em San Luis de Argentina, o escritório de paisagismo dirigido por Sandra Aguilar, TOUCH LandScape Architecture, propôs e executou a obra paisagística Pliegues Topográficos (Dobras Topográficas), que se fundamenta no território e na geomorfologia.
A partir do conceito de intervenção horizontal e inspirado nas linhas topográficas ondulantes da geografia da rodovia, o projeto é conformado por dobras que se adaptam ao território e revelam vistas para as serras e planícies.
O fato de que um diretor novato foi o escolhido para dirigir a continuação do filme "Tron", deixou muitos surpresos e marcou para sempre a qualidade do produto final, em muitos planos diferentes. Por um lado, a crítica e o público concordam com uma história simples e sem complicações, na qual os protagonistas não conseguiam conectar-se completamente com o público; mas por outro lado, ninguém se atreveu a criticar negativamente a qualidade visual do filme, que nos mostrava um universo perfeitamente consolidado em todos seus detalhes.
A pouca experiência de Joseph Kosinki como diretor é compensada com a de arquiteto. Um dos seus principais objetivos no filme foi manter o espírito original do filme do anos oitenta. Este surpreendeu graças ao uso inovador da animação digital e efeitos especiais, com uma estética muito geométrica e simples devido às limitações da época. Kosinki sabia que a animação atual oferecia recursos ilimitados, entretanto, não desejava um desenho completamente orgânico. Suavizou as formas, mas a todo o momento manteve uma forte presença da geometria pura, estabelecendo assim uma conexão com o passado.
ESTAÇÃO UTOPIA é o nome do trabalho que Leonardo Portus está desenvolvendo em relação à arte e arquitetura integrada que teve lugar no Chile desde os anos 60 até o governo da Unidade Popular. A exposição do artista visual consta em uma instalação de três estações fictícias do Metrô de Santiago, que criam um percurso dentro do Museu de Artes Visuais (MAVI) através de instalações e fotografias, com o objetivo de mostrar o contraste ideológico entre modernismo de tradição coletiva proposto pela Via Chilena ao Socialismo, versos o selo modernizador individualista e privatizador do Mercado.
Saiba mais detalhes desta interessante mostra, a seguir.
Esta semana apresentamos um filme nacional: “Um pouco mais, um pouco menos”, trata-se de um curta-metragem rodado em preto e branco, dirigido por Marcelo Masagão e co-dirigido por Gustavo Steinberg. O protagonismo cabe à cidade de São Paulo, seus números e neuroses.
Veja o curta-metragem completo e seu script, a seguir.
Um grupo de estudantes do projeto Dartmoor Arts -liderados pelo arquiteto Jerry Tate-, projetou e construiu uma ponte em apenas cinco dias, vivenciando a experiência prática da construção em escala real.
A estrutura de madeira de 19 metros de comprimento se localiza em Devon, Inglaterra, e é composta por uma plataforma que emerge de um lado do rio e se direciona para as árvores, fechando e abrindo os triângulos que a envolvem para controlar as perspectivas internas.
O início de "I, Robot" nos transporta de maneira eloquente graças ao, sempre meticuloso, trabalho do diretor Alex Proyas, a uma cidade cheia de movimento e prosperidade, onde a robótica e a inteligência artificial substituíram o homem nas suas atividades mais básicas, aumentando consideravelmente a eficiência da sociedade. Os robôs são utilizados para trabalhos pesados e pouco valorizados pelo homem moderno, como limpeza pública, serviços de transporte e trabalhos domésticos, além disso, eles se tornaram fiéis ajudantes no dia-a-dia.
Dentro da Chicago do futuro encontramos uma cidade automática, refletida sobretudo nos meios de transporte urbanos. Gigantescas auto-estradas atravessam a cidade acima do nível do solo em segundos e terceiros níveis, misturando-se com linhas de trem bala que oferecem ao homem um método eficiente e rápido de transporte. Todas elas parecem limpas e seguras, e os problemas de engarrafamento são uma recordação de um século pré-histórico.
Os arquitetos Elena Chiavi,Karl Ebejere Matteo Goldoni compartilharam conosco seu projeto Antiroom, um anfiteatro construído com base em elementos modulares repetidos sobre uma superfície perfeitamente circular, gerando um espaço de encontro, música, dança e apresentações em meio à floresta.
A proposta fazia parte do festival EASA 2014, em que mais de 500 arquitetos e artistas emergentes de cerca de 50 países se reuniram na cidade de Veliko Tarnovo para participar de oficinas, conferências, interações sociais e experiências práticas de construção.
O projeto "Espaços de Paz" está convertendo "áreas de perigo" em "áreas de paz", através do projeto participativo em áreas violentas do país. Liderado pelo escritório venezuelano PICO Estudio, o projeto é o resultado de uma oficina de seis semanas de duração que envolveu cinco grupo de arquitetos - venezuelanos e de outros países. Cada grupo focou no desenvolvimento de um projeto para uma comunidade específica.
Através da transformação dos espaços utilizados, como terrenos vazios e áreas de lixão não regulamentadas, os projetos procuram criar "dinâmicas sociais que convidassem a novas formas de convivência e relações nas comunidades, transformando as categorias fundamentais que regem a vida cotidiana: o uso do tempo e do espaço". A participação da comunidade foi essencial para essa iniciativa.
Halloween é uma tradição de origem anglo-saxã, apesar de não ser tão comum no Brasil, cada ano que passa torna-se mais comum as pessoas se fantasiarem dos mais diversos personagens das histórias de terror junto de decorações de abóboras, morcegos e teias de aranha na noite de 31 de outubro. Como não queremos ficar fora da celebração, preparamos um especial de Cinema e Arquitetura dedicado às cenas mais assustadoras dos clássicos de terror e suspense.
Uma boa cena, vem junto de um roteiro interessante, uma direção precisa e um desenho de atmosferas e espaços cenográficos que façam com que o espectador submerja na trama ao ponto de sentir arrepios. Pensamos, então, nos filmes clássicos de terror e suspense que pairam em nossas cabeças. Logo, escolhemos cuidadosamente as cenas que provocam um maior deleite a nossos olhos de arquiteto, sempre críticos da composição no plano, curiosos quanto ao uso das cores e a espera de um enquadramento perfeito.
A seguir, apresentamos o nosso especial do Dia das Bruxas.
Os arquitetos de Serrano + Baquero Arquitectos compartilharam conosco seu projeto "Viagem ao Interior de um Horto", a recuperação de um horto abandonado na localidade de Nigüelas, em Granada, Espanha. Seu projeto não é apenas um exercício de memória, mas também proporciona a seus habitantes um novo espaço público que reativa o horto - agora de gestão coletiva - e inclui um parque e um palco para um cinema de verão, apresentações e concertos.