i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Estudantes projetam mobiliários temporários para desabrigados

19:00 - 15 Outubro, 2017
Estudantes projetam mobiliários temporários para desabrigados, © Jani Luukkonen
© Jani Luukkonen

Dez estudantes de design de mobiliário do terceiro ano da Universidade de Lahti da Finlândia, Instituto de Design, criaram soluções temporárias usando apenas madeira compensada e papelão ondulado. Uma fabricação de baixo custo, rápida e fácil, sem ferramentas necessárias: Rehome é uma solução para catástrofes recentes, como desastres naturais e a atual crise de refugiados, que deixa muitas pessoas desabrigadas de suas casas.

© Jani Luukkonen © Jani Luukkonen © Jani Luukkonen © Jani Luukkonen + 16

Manuais ensinam como construir móveis de MDF para sua casa

16:00 - 15 Outubro, 2017
Manuais ensinam como construir móveis de MDF para sua casa, Cortesía de Masisa
Cortesía de Masisa

Aproveitar ao máximo o material disponível para atender da melhor maneira possível as demandas e necessidades dos usuários, este é um dos maiores desafios da arquitetura.

Veja, a seguir, uma série de manuais com instruções que ensinam como construir um guarda-roupa, uma estante e um rack de televisão com suas próprias mãos, utilizando apenas uma chapa de MDF de 1,83m x 2,50m.

Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças

16:00 - 11 Outubro, 2017
Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças, © Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

O arquiteto espanhol Nacho Gias, em colaboração com o designer gráfico Fernando Carbayo, apresentaram o Playground, uma intervenção em uma quadra de futebol de uma escola em Torrelodones, Madri. A obra pretende fomentar a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças enquanto elas inventam seus próprios jogos, guiados por percursos, pontos de encontro e pistas dentro do próprio campo.

Estrutura modular de madeira permite diversas configurações para o cultivo de plantas

19:00 - 6 Outubro, 2017
Estrutura modular de madeira permite diversas configurações para o cultivo de plantas, © Daniel Ruiz
© Daniel Ruiz

Como resposta à vida urbana acelerada, GrowMore é um projeto modular para jardinagem urbana com configurações diversas para atender até aos espaços mais inesperados. Projetado por Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum, o kit de construção modular oferece uma oportunidade para interação social e vegetação cultivada localmente, lembrando as pessoas a pausarem e se conectarem com a natureza.

© Daniel Ruiz © Daniel Ruiz © Daniel Ruiz © Daniel Ruiz + 13

Pop-In, Pop-Out, Pop-Up: Cinema de rua retrátil em Veneza

19:00 - 4 Outubro, 2017

Projetado para a V-A-C Foundation, o Cinema de rua ajustável do arquiteto israelense, baseado em VenezaOmri Revesz, repousa levemente ao lado de um canal em Veneza, Itália, expandindo, contraindo, abrindo e fechando conforme o programa muda.

Atuando como um ponto de encontro social durante o dia e um cinema ao ar livre à noite, a estrutura foi aberta para o 74º Festival de Cinema de Veneza como parte da Exposição de Arte de Veneza de VA-C 2017 Space Force Construction - uma reflexão sobre o centenário da Revolução Soviética.

© Nicolò Zanatta © Nicolò Zanatta © Nicolò Zanatta © Nicolò Zanatta + 22

Desenho de espaços de trabalho e sua influência na eficiência das pessoas

07:00 - 3 Outubro, 2017
Desenho de espaços de trabalho e sua influência na eficiência das pessoas, Cortesía de Contract Workplaces
Cortesía de Contract Workplaces

Durante anos se pensou que, para melhorar a eficiência e produtividade dos empregados no ambiente de trabalho, deveria projetar-se segundo a tradição taylorista: espaços abertos, despojados e anônimos que possibilitam o controle e evitam as distrações. Hoje, no entanto, já está demonstrado o contrário: um escritório enriquecido impacta na motivação, no compromisso e, consequentemente, no rendimento das pessoas.

AnZa: uma cafeteira brutalista de concreto

15:00 - 2 Outubro, 2017
AnZa: uma cafeteira brutalista de concreto, Cortesia de Montaag
Cortesia de Montaag

Arquitetura e café andam de mãos dadas. A estética da máquina de expresso tornou-se uma parte mundana do ritual da manhã. Os designers da Montaag estão mudando isso com o lançamento do AnZa - uma impressionante máquina de café expresso feita de concreto. Após quatro anos de prototipagem e teste, a máquina está próxima de ser comercializada e vem equipada com funcionalidades de alta tecnologia - como preparar seu café à distância, enquanto você ainda está na cama.

Cortesia de Montaag
Cortesia de Montaag

Cortesia de Montaag Cortesia de Montaag Cortesia de Montaag Cortesia de Montaag + 12

Qual a sua história com o ArchDaily?

10:00 - 2 Outubro, 2017
Qual a sua história com o ArchDaily?, Membros do corpo editorial do ArchDaily. Image © Daniela Galdames
Membros do corpo editorial do ArchDaily. Image © Daniela Galdames

Na entrada da sede do ArchDaily, há, emoldurada na parede, uma carta escrita à mão de uma estudante da Austrália, Alice McLeod. Algo que apreciamos enquanto empresa com uma missão muito específica. Ela escreve:

Cresci em uma cidade rural em Victoria, Austrália. Vivia a 3 horas e meia de carro de uma cidade. Minha biblioteca mais próxima tinha 5 livros na categoria "arquitetura e design". Não tive acesso ao mundo e à história da arquitetura. Seu site me abriu esse mundo. Encontrei minha paixão e educação através do ArchDaily. Em janeiro, me mudei para Melbourne para começar meu primeiro ano na faculdade de arquitetura. Nunca estive tão feliz.

B.O.B., uma habitação móvel de pequena escala

19:00 - 28 Setembro, 2017
B.O.B., uma habitação móvel de pequena escala, © Adam Shilling
© Adam Shilling

Três candidatos de mestrado na Universidade Estadual de Montana, Jonathan Chavez, Kimball Kaiser e Adam Shilling, receberam uma bolsa de pesquisa do Programa de Estudos de Graduação e utilizaram-na para financiar seu projeto de construção: B.O.B., o Backyard Office Box. Trata-se de um kit de peças que, quando montadas, criam um espaço de 13,93 metros quadrados. A equipe de projeto, também conhecida como Tr3s, queria que seu projeto fosse adaptável a uma variedade de terrenos e usuários. B.O.B. pode funcionar como um espaço adicional para projetos já existentes ou como um abrigo temporário.

© Adam Shilling © Kimball Kaiser © Kimball Kaiser © Kimball Kaiser + 19

Que edifício tem o elevador mais rápido do mundo?

16:00 - 28 Setembro, 2017
Que edifício tem o elevador mais rápido do mundo?, via Council on Tall Buildings and Urban Habitat
via Council on Tall Buildings and Urban Habitat

O tempo de espera máximo em elevadores de edifícios de escritórios é de 20 segundos - mas parecem 2 minutos quando você está com pressa. Mas com que rapidez os elevadores estão realmente se movendo?

O elevador mais rápido em funcionamento atinge velocidades de 73,8 quilômetros por hora e está instalado na Shanghai Tower. O edifício, projetado pela Gensler, não conta apenas com o elevador mais rápido, mas também com o fosso mais alto do mundo, com 578,5 metros, de acordo com um recente relatório publicado pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). Com essa velocidade, é possível chegar ao 119º andar em apenas 55 segundos.

via Council on Tall Buildings and Urban Habitat via Council on Tall Buildings and Urban Habitat via Council on Tall Buildings and Urban Habitat via Council on Tall Buildings and Urban Habitat + 6

Como construir um circo com estrutura de bambu leve e desmontável

19:00 - 26 Setembro, 2017
Como construir um circo com estrutura de bambu leve e desmontável, © Rick van der Bent
© Rick van der Bent

O projeto em bambu do Studio Akkerhuis para um teatro móvel na costa dos Países Baixos aborda as características do material na construção de estruturas leves, resistentes, acessíveis e transportáveis.

O projeto, um espaço compacto similar a um pequeno anfiteatro para apresentações, permite ser reutilizado com diferentes configurações em diversos lugares a partir de seus vínculos de cordas e parafusos.

© Studio Akkerhuis © Studio Akkerhuis © Studio Akkerhuis © Studio Akkerhuis + 25

Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais

19:00 - 21 Setembro, 2017
Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais, Cortesia de Studio Bas van der Veer
Cortesia de Studio Bas van der Veer

No início deste mês, Studio Bas van der Veer, o estúdio holandês de design de produtos, divulgou seu projeto para um reservatório de água pluvial na feira spoga + gafa 2017, em Colônia, Alemanha. Van der Veer, graduado da Academia de Design Eindhoven, desenhou inicialmente o produto - então intitulado 'A Drop of Water' - como parte de sua tese em 2009, pelo qual ele não só ganhou o prestigiado Prêmio René Smeets pelo melhor projeto na exposição de trabalhos da escola, como também foi selecionado para o Prêmio Melkweg. Ao longo dos anos, o design ganhou inúmeros elogios, incluindo o Journées des Collections Jardin - Innovation Award e o Prêmio Tuinidee.

Cortesia de Studio Bas van der Veer Cortesia de Studio Bas van der Veer Cortesia de Studio Bas van der Veer Cortesia de Studio Bas van der Veer + 12

Pavilhão de madeira emoldura vistas impressionantes da paisagem italiana

07:00 - 20 Setembro, 2017
Pavilhão de madeira emoldura vistas impressionantes da paisagem italiana, © Lorenzo Massimiano
© Lorenzo Massimiano

Contribuir com a paisagem natural é um objetivo constante no portfólio de atuação da Camposaz. Com isso em vista, eles projetaram um pavilhão de informações turísticas em Roccamonfina na Itália. O pavilhão de madeira está localizado próximo a um acesso para pedestres do parque municipal adjacente e com vistas deslumbrantes para as montanhas próximas, um fator determinando para o projeto.

Diagramas construtivos Diagramas construtivos Diagramas construtivos Diagramas construtivos + 32

Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica

19:00 - 18 Setembro, 2017
Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica, © S. Anirudh
© S. Anirudh

Esta instalação é uma tentativa feita sob medida para simplificar e reinterpretar o conceito de ar condicionado, entendendo que as soluções padronizadas podem não ser universalmente aplicáveis, dadas as restrições de custo e entorno. Usando tecnologias computacionais, a equipe do Ant Studio reinterpretou as técnicas tradicionais de refrigeração evaporativa para construir um protótipo de cones de argila cilíndrica, cada um com um design e tamanho personalizados.

© S. Anirudh © S. Anirudh © S. Anirudh © S. Anirudh + 17

Instalação suspensa de LED em uma estação de trem em Estocolmo

19:00 - 15 Setembro, 2017
Instalação suspensa de LED em uma estação de trem em Estocolmo, © David Svensson
© David Svensson

O projeto de iluminação linear de David Svensson, proposto no espaço público da Estação de Odenplan em Estocolmo, é uma obra de arte que aborda o ritmo da vida da cidade.

O projeto, uma peça de iluminação suspensa, construída por perfis metálicos e um forro onde se projeta a luz quente e branca de uma série de fitas de LED, busca representar a linguagem visual básica de uma linha.

Em foco: Tadao Ando

15:30 - 13 Setembro, 2017
Em foco: Tadao Ando, © Flickr: Buou. Used under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>Creative Commons</a>
© Flickr: Buou. Used under Creative Commons

"Quando projeto edifícios, penso tanto na composição global como nas partes de um corpo e como estas se encaixam. Além disso, penso em como as pessoas se aproximam da construção e a experiência deste espaço... Se oferecemos às pessoas o nada, elas podem refletir sobre o que pode ser feito a partir do nada."

Conheça a arquitetura contemporânea africana além dos estereótipos

14:00 - 12 Setembro, 2017

A África é um continente diverso e com diferentes contextos que vão além dos estereótipos imaginados e propagados por aqueles que não a conhecem. Estes estereótipos também abrangem o campo arquitetônico. A arquitetura africana sempre é lembrada por seus belíssimos projetos vernaculares ou pelas obras realizadas por Keré, mas outras linguagens desenvolvidas por arquitetos no continente são praticamente esquecidas. 

Por este motivo, a fim de aumentar o panorama da arquitetura contemporânea construída no continente africano, reunimos aqui uma seleção de edifícios que foram realizados em catorze países diferentes. Se inspire com os dezoito projetos selecionados, a seguir.

De Brunelleschi aos dias de hoje: documentário mostra a evolução da arquitetura da Toscana

07:00 - 12 Setembro, 2017

Todos os anos, milhares de turistas visitam a região italiana da Toscana para conhecer monumentos e edifícios célebres. Figuras arquitetônicas de renome, como Michelangelo e Brunelleschi, transformaram as cidades da Toscana em palcos do renascimento cultural entre os séculos XIV e XVII. Tempos passados, porém. Hoje, a Toscana enfrenta problemas como o declínio dos subúrbios, edifícios abandonados e especulação imobiliária. 

Poderiam os espíritos desses mestres renascentistas ser emulados na Toscana de hoje? Este é exatamente o tema que a associação cultural 120g explora em seu novo documentário Tuscanyness. O filme descreve como essa natureza do renascimento cultural está viva hoje através dos arquitetos nascidos e formados na região da Toscana. Aqui, os arquitetos emergentes têm a oportunidade única de ouvir os ensinamentos do passado para moldar a arquitetura do futuro.

Pavilhão é projetado para retornar à natureza, degradando-se após cumprir sua função

19:00 - 11 Setembro, 2017
Pavilhão é projetado para retornar à natureza, degradando-se após cumprir sua função, © Krishna & Govind Raja
© Krishna & Govind Raja

Os edifícios de concreto que construímos são um sinal de progresso arquitetônico? Os projetos de habitação em extinção, os shopping centers abandonados e os projetos urbanos pouco conhecidos são mais frequentemente condenados a uma vida de vazio após cumprir sua finalidade. O concreto permanece e se transforma em uma lembrança persistente do que antes era um símbolo da ambição moderna. Os estádios e seus legados, em particular, estão sob alto escrutínio de como suas estruturas gigantes acabaram depois do fim dos jogos, com poucos estádios olímpicos que realizam transições de sucesso na vida cotidiana. Com uma nova abordagem para a sustentabilidade, o pavilhão Shell Mycelium faz parte de um manifesto para uma tomada mais crítica sobre a construção civil. Segundo os arquitetos: "Criticamos essas escolhas políticas inconscientes, através dos edifícios vivos, que surgem da natureza e retornam à natureza, como se nunca tivessem existido".

O Shell Mycelium Pavillion é uma colaboração entre BEETLES 3.3 e Yassin Areddia Designs e oferece uma alternativa ao design consciente através de estruturas temporárias. Localizado no espaço do Projeto MAP no Armazém Holandês, o pavilhão formou parte da Bienal de Kochi Muziris 2016 na Índia. Leia mais para obter mais informações dos arquitetos:

Como construir um banco de madeira modular que cria uma extensão da calçada

19:00 - 7 Setembro, 2017
Como construir um banco de madeira modular que cria uma extensão da calçada, © Zeenah Mohammed Ali
© Zeenah Mohammed Ali

O design modular desenvolvido pelos estudantes do Departamento de Ciências da Arquitetura da Universidad Ryerson propõe um espaço público para sentar e relaxar que funciona como uma extensão da calçada, apropriando-se e outorgando um novo significado às vagas de estacionamento na ruas de Toronto.

O projeto, uma forma ondulada natural, é construído por uma série de módulos de madeira de Accoya, que permitem um fácil armazenamento, reutilização e reconfiguração.

© Zeenah Mohammed Ali © Zeenah Mohammed Ali © Zeenah Mohammed Ali © Zeenah Mohammed Ali + 35

Pavilhão é construído com 2.000 tijolos únicos impressos tridimensionalmente

19:00 - 3 Setembro, 2017
Pavilhão é construído com 2.000 tijolos únicos impressos tridimensionalmente, © Christian J. Lange
© Christian J. Lange

Desenvolvido por pesquisadores e estudantes da Faculdade de Arquitetura da HKU e apoiado por Sino Group, o "Ceramic Constellation Pavilion" é construído sobre uma estrutura de madeira que suporta uma série de "paredes" formadas por cerca de 2.000 tijolos de barro. Cada um desses componentes individuais é único e foi fabricado com tecnologia robótica e impressão em 3D, permitindo gerar diferentes tipos de transparência e opacidade em suas diferentes faces.

© Christian J. Lange © Christian J. Lange © Christian J. Lange © Christian J. Lange + 32

Cúpulas e vitrais de Buenos Aires, pelas lentes de Leandro Grovas

07:00 - 3 Setembro, 2017
Cúpulas e vitrais de Buenos Aires, pelas lentes de Leandro Grovas, Galería General Güemes - Teatro Colón. Imagem © Leandro Grovas
Galería General Güemes - Teatro Colón. Imagem © Leandro Grovas

Ao olhar para cima é possível identificar certos componentes e aspetos característicos dos interiores dos edifícios históricos de Buenos Aires. Apresentamos aqui o olhar de Leandro Grovas, que direciona suas lentes para os tetos, forros e coberturas de alguns marcos históricos da capital argentina. 

A repetição nas fotografias evidencia certas semelhanças e relações entre as diferentes cúpulas, vitrais e lustres da cidade portenha.

Veja, a seguir, a série de fotografias de Leandro Grovas.

Os melhores desenhos de 2017 enviados pelos nossos leitores

10:00 - 28 Agosto, 2017
Os melhores desenhos de 2017 enviados pelos nossos leitores, © David Florez
© David Florez

Quando se trata de formas de representação arquitetônica, não há um método mais expressivo do que o desenho. Das muitas decisões, desde os utensílios de desenho até o tipo de papel, ou mesmo do estilo de desenho a mão ou desenho digital, as escolhas do que um arquiteto inclui - ou não inclui - em seus desenhos são frequentemente a melhor maneira de revelar as verdadeiras intenções por trás do processo de um projeto.


Em anos anteriores, publicamos nossas imagens favoritas do nosso banco de dados de projetos selecionados (o que ainda faremos em 2017!), mas este ano, queríamos fazer algo um pouco diferente para envolver nossa comunidade: pedimos aos nossos leitores que enviassem seus melhores desenhos. A resposta foi incrível - recebemos mais de 1200 desenhos de nossa rede de leitores em todo o mundo, desde perspectivas até esboços interpretativos e cortes altamente técnicos.


A partir desses envios, a equipe do ArchDaily selecionou 80 dos nossos favoritos, organizados em 7 categorias: Visualizações, Axonométricas - Isométricas, Cortes, Colagens, Contexto, Croquis e Plantas.

Veja eles, abaixo.

Estrutura de grande porte construída em madeira laminada colada

19:00 - 24 Agosto, 2017
Estrutura de grande porte construída em madeira laminada colada, © Paul McCredie
© Paul McCredie

O projeto de Warren and Mahoney Architects para a ampliação do aeroporto de Wellington na Austrália é uma resposta material que destaca o potencial de usar a madeira laminada em projetos de arquitetura de grande escala.

A estrutura da fachada reconhece a grande versatilidade da madeira laminada no projeto de grandes estruturas e formas complexas, permitindo, neste caso, a proposição de uma peça reta que é curvada para fazer a junção com a peça seguinte.

© Paul McCredie © Paul McCredie © Paul McCredie © Paul McCredie + 32