Experiência colaborativa na escala 1:1 propõe a construção de uma ponte de madeira

Cortesia de Felix Yates / Brief Simplicity

Um grupo de estudantes do projeto Dartmoor Arts -liderados pelo arquiteto Jerry Tate-, projetou e construiu uma ponte em apenas cinco dias, vivenciando a experiência prática da construção em escala real.

A estrutura de madeira de 19 metros de comprimento se localiza em Devon, Inglaterra, e é composta por uma plataforma que emerge de um lado do rio e se direciona para as árvores, fechando e abrindo os triângulos que a envolvem para controlar as perspectivas internas.

Cortesia de Felix Yates / Brief Simplicity

A primeira intenção era conectar duas áreas isoladas, criando um passeio circular para seus proprietários. A segunda intenção era criar um espaço de meditação no meio da ponte. 

Cortesia de Felix Yates / Brief Simplicity

Devido ao curto prazo, os modelos foram construídos simultaneamente à concepção do projeto, colocando imediatamente em prova os conceitos desenvolvidos.

Cortesia de Felix Yates / Brief Simplicity

Desdobrando-se até ambas as margens do rio, a ponte segue suavemente a pendente, minimizando sua inclinação. A plataforma de circulação se fecha através de uma série de triângulos que se aproximam e afastam para destacar determinadas vistas. 

Cortesia de Felix Yates / Brief Simplicity

A envoltória de madeira se abre para expor uma plataforma onde as pessoas podem se sentar e mergulhar seus pés na água do rio.

Modelo

O sistema estrutural da ponte é composto por quatro trechos que totalizam 19 metros de comprimento. Duas vigas retas se estendem sobre estacas; entre elas há duas vigas que seguem a curvatura da plataforma. O sistema é rápido de montar e permite que a plataforma seja fixada tanto no centro como nas bordas da estrutura. 

Cortesia de Felix Yates / Brief Simplicity

Mais detalhes aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "Experiência colaborativa na escala 1:1 propõe a construção de uma ponte de madeira" [Puente de madera colaborativo, experiencia a escala 1:1] 07 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756701/experiencia-colaborativa-na-escala-1-1-propoe-a-construcao-de-uma-ponte-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.