Arte e Arquitetura: La Llum de la Nativitat representando a história do Natal

Nas vésperas do Natal, a seção Arte e Arquitetura apresenta a equipe formada por Maria José Marcos (diretora do escritório de arquitetura MAGICARCH) e Javier Peña Galiano (diretor do estúdio XPIRAL), os quais venceram o concurso internacional "Altress Pessebres", para arquitetos, designers e artistas.

Com o objetivo de propor uma atualização da representação do presépio, a proposta chamada de "A Luz do Nascimento (La Llum de Nativitat)" tem o objetivo principal de ser uma linha do tempo mostrando os capítulos mais representativos da história do nascimento de Jesus, convertendo-se num dispositivo vitral envolvente.

Saiba mais sobre essa instalação interessante abaixo.

Arte e Arquitetura: La Llum de la Nativitat representando a história do Natal - Mais Imagens+ 8

PRIMEIRO LUGAR no concurso internacional 'ALTRESS PESSEBRES'

A equipe formada por Maria José Marcos (diretora do escritório de arquitetura MAGICARCH) e Javier Peña Galiano (diretor do estúdio XPIRAL), venceu o concurso internacional para arquitetos, designers e artistas "Altress Pessebres".. Este concurso teve como objetivo criar uma representação atualizada do presépio, já que ao longo da história diferentes arquitetos, escultores e artistas fizeram parte da criação e redefinição do mesmo, usando-o como um motor criativo em diferentes formatos, tais como pinturas, modelos, dioramas, cenários e inclusive mock-up de representações reais.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

Desde o arquiteto Antoni Gaudí até o escultor Francisco Salzillo, a reinterpretação do Natal tem sido abordada como uma representação cultural do momento histórico em que vivemos. É por isso que a proposta vencedora 'La Llum de la Nativitat' procura gerar uma nova forma de reprodução contemporânea do Natal através de um diorama [1] luminoso com atitude Manga [2], entendendo o Manga como a transferência do conhecimento através de grafismos informais luminosos. Esse diorama luminoso cria um dispositivo vitral [3] altamente comunicativo e cenográfico, que se converte num lugar sobre o qual geram-se novas histórias, onde a atmosfera cromática envolvente ativa-se com Arduino [4] e interage como uma interface tecnológica com os usuários.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

[1] A palavra diorama pode referir-se tanto a um dispositivo móvel do teatro do século XIX. No uso moderno, pode referir-se a um dispositivo de tamanho real em três dimensões ou inclusive num modelo em miniatura. Os dioramas são construídos em vários materiais e podem conter diferentes escalas de paisagem, arquitetura ou história.

[2] Manga:  informal (漫 man) e desenho (画 ga)

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

[3] Um vitral ou vidro policromado é uma composição feita com vidros pintados ou revestidos com esmalte, que são montados por hastes de chumbo. Usados nos templos da época romana, atingiram seu apogeu na arquitetura gótica.

[4] Arduino é uma plataforma de hardware livre, baseado numa placa com um microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento, concebido para facilitar o uso da eletrônica em projetos multidisciplinares.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

De acordo com o júri de arquitetos, designers e presepistas, a proposta apresentada pela equipe de Maria Jose Marcos e Javier Peña Galiano 'La Llum de Nativitat': "pretendeu reforçar o caráter cenográfico das cenas do Natal, assim como dotar de qualidade objeto e cenografia. Parte de uma base narrativa em relação ao presépio popular, mas dá-lhe outra cara, de uma maneira original. Também destacou a sofisticação do objeto em si, a sua capacidade de ser transportado e armazenado, assim como a magia criada por luzes e movimento, uma magia que está associada ao Natal".

O concurso foi organizado pela '3102AD' e a 'Federação Catalã de Pesepistas', em colaboração com o Colégio de Arquitetos da Catalunha, e com o apoio do Serviço Social "La Caixa", o Departamento de Cultura da Catalunha e Barcelona Cultura. Desde 17 de dezembro de 2014 está exposto, na exposição de l'Espai Picasso del COAC, em Barcelona.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

MEMORIAL COMPLETO DA PROPOSTA por MAGICARCH + XPIRAL

LÂMPADA DO NATAL

A proposta 'La llum de Nativitat' tem o objetivo principal de ser uma linha do tempo mostrando os capítulos mais representativos da história do nascimento de Jesus, convertendo-se num dispositivo vitral envolvente. Essa instalação é em si um objeto e um cenário. Quando está apagada suas gravuras mostram uma superposição da história e quando está acesa suas projeções convertem-se numa história tridimensional que entrelaça os capítulos com seu movimento no chão, nas paredes e no teto. A lâmpada contém uma iluminação programada com Arduino, que reforça a cenografia e volumetria das cenas do Natal e do presépio, tornando-se uma história altamente comunicativa, dinâmica e atraente.

Cenas

OS QUATRO PILARES DO NATAL

Cada uma das partes da 'lâmpada do Natal' são representadas através de suas impressões em cada um dos pilares da história da criação dos presépios. Desde os primeiros escultores até os de maior destaque são apresentados nestes quatro pilares do Natal, que conformam suas quatro partes: 1. São Francisco de Assis (1182 ~ 1226); 2. Francisco Salzillo (1707 ~ 1783); 3. Josep Esteve I Bonet (1741 ~ 1802); 4. Agapit Vallmitjana Í Barbany (1833) e Ramon Amadeu Í Grau (1745)

Cronograma

LUZ FLEXÍVEL PARA TODO O ANO

O projeto da 'lâmpada do Natal é pensado para que seja um objeto que se possa utilizar durante todo o ano, como objeto de iluminação teatral, tanto estático como dinâmico. Além de ter uma capacidade fácil de adaptação, pode servir em diferentes ambientes e contextos. Todas as partes são desmontáveis, permitem ajuste em altura, ou mesmo eliminar as partes para ser pendurada. O tamanho da peça é de 0.50X0.50X1.50 metros e permite iluminar espaços de vários tamanhos, mas foi projetada especificamente para iluminar o espaço demandado de 2x2x3 metros.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

FÁCIL DE MONTAR E DE GUARDAR EM UMA MALA

O presépio é projetado para que qualquer pessoa seja capaz de montar suas peças. O dia de Natal poderia ser o momento ideal em que toda a família se reúne para montar. Pesa apenas 2 quilos e é facilmente transportável em uma mala, já que está projetado para ser embalado em um pacote de 45x25x10 cm.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

BASES DO CONCURSO pelos ORGANIZADORES 

1. Introdução

A tradição de fazer presépios na Catalunha está profundamente arraigada na cultura e a maioria das famílias continua ano após ano no Natal. Os primeiros presépios conhecidos hoje como Presépios populares de mesa são descritos em um documento datado do século XVI como uma "criação de uma área com cortiça para representar montanhas, terra de diversas cores, pedras do rio, musgo, galhos para simular as árvores, figuras estáticas, todos sobre uma mesa ". No início do século XX, aparece uma nova forma de fazer presépios conhecidos como dioramas, geralmente definidos como a manjedoura "feita de gesso, cortiça ou papelão, que representa o nascimento ou outras cenas bíblicas típicas do Natal." O objetivo deste concurso é reinterpretar e expandir a ideia da manjedoura, imaginar e criar outros modos de representação: Visionárias, experimentais, renovadas, representações de caráter mais historicista, figurativas e realistas do presépio popular.

2. O programa 

Este concurso pretende incentivar a adentrar-se em um mundo de fantasia. O que representa o presépio? Qual a sua visão? É uma paisagem utópica? Ele é baseado em conceitos relacionados com o solstício de inverno? Representam dualidades como céu e inferno? É uma reinterpretação de uma ou várias das cenas da noite de Natal que aparecem no presépio popular? É a representação de um microcosmo local reinventado? É uma arquitetura visionária? É uma cena de interior ou exterior? Que qualidades relacionadas ao espaço, luz, materiais e texturas definem seu presépio? Que significados têm os seus elementos? O concurso é uma oportunidade, especialmente para os arquitetos, a libertar-se das restrições impostas pela própria profissão, para os regulamentos do programa, técnicos e de construção ou os requisitos do cliente, restrições que afetam a imaginação dos criadores.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

"O presépio é mostrado como uma chance de construir o nosso ideal topográfico e cultural." (Josefina Roma, Professora de Antropologia da Universidade de Barcelona)

Este concurso também quer ser uma oportunidade para promover a iniciativa de fazer presépios por parte de grupos individuais ou coletivos relacionados com disciplinas artísticas, oferecendo uma perspectiva diferente do presépio popular.

Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

Arquitetos: MAGICARCH + XPIRAL
Arquitetos responsáveis: María José Marcos e Javier Peña Galiano
Localização: Barcelona, Espanha
Data Projeto: Agosto 2014
Colaboradores: HAKYEONG JEON, YEONGHWA CHOE, KIM SE WON ROY, ORIOL CARRASCO
Concurso: Primeiro Lugar Concurso Internacional ALTRES PRESSEBRES
Fotografias: Cortesia de MAGICARCH + XPIRAL

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: La Llum de la Nativitat representando a história do Natal" [Arte y Arquitectura: La Llum de la Nativitat representando la historia de la Navidad] 24 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759393/arte-e-arquitetura-la-llum-de-la-nativitat-representando-a-historia-do-natal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.